this is an h1

this is an h2

Mon Apr 24 14:40:29 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
A transformação digital é uma realidade e está a seu alcance

A inovação e a transformação digital avançaram muito com a pandemia do coronavírus. Você pode e deve fazer parte desse mundo.

· 30/06/2022 · Atualizado em 24/04/2023
Imagem de destaque do artigo

Você é daqueles (ou daquelas) empreendedores (as) que ainda acham que o mundo digital é um bicho de sete cabeças e que a transformação digital é coisa cara, complicada e, portanto, restrita a grandes corporações?

Se você não estiver nesse time de céticos digitais, ótimo. Mas se estiver, olhe ao redor e confirme que você já embarcou na revolução digital, mesmo que não perceba, principalmente após o início da pandemia do covid-19.

Quer ver? Responda: você passou a utilizar mais os aplicativos de transporte de refeições? E as salas virtuais? Conseguiu trabalhar de casa durante o período de isolamento? Sua resposta certamente foi “sim” para as três questões. Isto é, você já está no meio da transformação digital. Agora é incorporá-la ao dia a dia de seu negócio.

Virar a chave

O primeiro passo – e que provavelmente vai garantir o sucesso da jornada – é você se permitir pensar em inovação e transformação digital. Significa olhar para dentro de seu negócio, avaliar o que funciona bem e o que não funciona e pesquisar o que pode ser melhorado. Estudar o que os concorrentes e o mercado em geral fazem pode ser um ótimo atalho. 

Você pode estar pensando: “ah, mas eu não sei nada sobre transformação digital, minha empresa é conservadora...”. Sem problema. Vem, então, o segundo passo da trajetória: permitir que outras pessoas dentro do negócio opinem sobre o tema. Pode estar certo de que vão surgir ótimas ideias. Com isso, você estará criando um ambiente adequado à inovação e à transformação o digital.

Esses dois passos representam uma grande mudança cultural em seu negócio, sem a qual nada acontece.

Sua majestade, o cliente

Um terceiro passo é estudar em detalhe seu cliente, o que ele faz, o que pensa, o que valoriza, como se comunica. Não é uma tarefa difícil: você pode utilizar sua experiência e a experiência de seus colaboradores para reunir essas informações, ou, então, os diversos softwares à disposição no mercado para o contato com o cliente.

O estudo permitirá que você compreenda melhor como pode estar mais próximo do cliente, o que pode lhe oferecer, que vantagens ele valoriza. E com essas informações, você poderá optar, por exemplo, por desenvolver um site de comércio eletrônico, investir nas suas redes sociais, criar visitas virtuais a seus produtos.

Você não está sozinho nessa jornada. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2021 revelou que 72% dos pequenos negócios brasileiros já utilizavam o WhatsApp no dia a dia, e 40% tinham seu perfil no Facebook. Em Santa Catarina, por exemplo, 81% dos empresários usavam redes sociais e aplicativos em seus negócios, de acordo com a pesquisa.

Como você pode ver, o micro e o pequeno empresários já embarcaram na transformação digital. Se você não fizer o mesmo, há grandes chances de ficar isolado no mercado, seja qual for seu ramo de atuação.

Caminho da transformação

Com a mente aberta, a inclusão de outras opiniões sobre o futuro de sua empresa e um perfil traçado de seu cliente, tudo fica mais fácil. A partir dessa análise, você pode traçar um roteiro que o levará a encontrar as melhores situações. Confira os passos seguintes:

  • Defina quais são as inovações necessárias – em tecnologia, marketing etc.

  • Escolha as melhores ferramentas a serem utilizadas.

  • Organize um cronograma de implantação, adequado a seu fluxo de caixa.

  • Avalie os resultados das modificações implementadas.

  • Corrija os erros e comece todo o processo outra vez.

Bora lá? A inovação e a transformação digital estão à sua espera! 

Infográfico

O roteiro da transformação digital

 

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora