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Tue Aug 02 18:55:19 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Abuse da criatividade e organize um shooting day de moda

É importante planejar cuidadosamente as imagens que serão utilizadas na comunicação visual para o posicionamento da sua marca de moda no mercado.

· Atualizado em 02/08/2022
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Quem é do segmento de moda, com certeza, já se deparou com editoriais maravilhosos e fotos super produzidas em jornais, revistas, blogs e sites. Mas você já parou para pensar em quantas pessoas estão envolvidas nesse processo até chegar ao resultado final? Modelos, fotógrafos, influenciadores, diretores de marketing e profissionais de criação, produção e seleção das peças participam do chamado shooting de moda, ou seja, um dia dedicado a fotografar ou filmar o que deve chegar até o público-alvo. Porém, para comunicar visualmente o que a marca pretende, não basta qualquer fotografia, não é mesmo?

Uma imagem poderosa nas redes sociais, com capacidade de ajudar a construir a percepção de valor da sua marca, precisa ser criativa, além de mostrar a peça de roupa da maneira mais clara possível. É evidente que grandes marcas conseguem organizar um shooting day com excelência, pois dispõem de profissionais específicos para isso. Mas e o pequeno empreendedor? Como ele pode organizar um shooting com imagens de qualidade?

Uma das primeiras ações é organizar um moodboard, ferramenta muito útil na criação de coleções ou mesmo na construção da marca: também conhecido como painel semântico ou de inspirações, ele reúne várias referências visuais, como imagens, textos e amostras de objetos, com o objetivo de criar ou representar um conceito. No moodboard, as referências podem vir de cores, fotografias, colagens, palavras, tecidos e estampas. Especificamente para um shooting, as referências no moodboard podem ser também inspirações de cabelo, maquiagem e poses para os modelos, além de imagens ou esboços de todas as peças da coleção e fotografias de editoriais de referência. E esse painel não precisa ser apenas físico: alguns aplicativos, como Canva, GoMoodboard e Pinterest, permitem que sejam feitos moodboards on-line.

Além disso, é preciso pensar cuidadosamente na curadoria, ou seja, na escolha das peças, e nos modelos que vão usá-las, já que eles devem representar os valores que a marca quer transmitir. As peças precisam traduzir “a cara” da marca e o lifestyle que pretende ser representado. Também é importante planejar em quais mídias o material irá circular: fotos para e-commerce têm objetivos diferentes daquelas que serão usadas em feeds de mídias sociais. Caso haja interesse em utilizar o material como banner do site ou como destaque para campanhas específicas, é necessário pensar em fotos que atendam esses objetivos. 

Chegado o momento de fotografar, é fundamental planejar os melhores horários para isso, bem como os contrastes de cores (paleta de cores), o cenário (externo ou interno) e a escolha da câmera (principalmente para quem pensa em fotografar com o celular). Para editar as fotos, existem alguns aplicativos disponíveis, como o Photoshop, Lightroom, Snapseed, VSCO, entre outros, com versões gratuitas e compatíveis para Android e iOS.

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