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Mercado e Vendas | VENDA
Agentes de Mercado

Sebrae amplia em 2025 o programa MOVE+, através dos Agentes de Mercado, capacitando consultores e fortalecendo o acesso das MPEs a novos mercados.

· Atualizado em 08/09/2025
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Expansão Move+ Sebrae

Em 2025, o Sebrae Nacional amplia a solução Agentes de Mercado, dentro do programa Move+, com foco em capacitação de consultores e fortalecimento do acesso das micro e pequenas empresas (MPEs) a novos mercados. A metodologia, atualizada em 2024 pelo Instituto Europeu de Design, já mostrou resultados expressivos: mais de 2,8 mil clientes atendidos no último ciclo, com aumento médio de 26% no faturamento, especialmente nos setores de alimentos e bebidas, moda e metal/mecânica. Além da expansão para 21 estados, a iniciativa ganhou um sistema nacional de registro e monitoramento, garantindo padronização e inteligência de dados. Casos como a Fungueria (MS) e a Kombucha Doutor K (RS) exemplificam o impacto da estratégia, que conecta empresas ao mercado B2B, impulsiona vendas e fortalece o ecossistema empreendedor.

Os Agentes de Mercado

Os Agentes de Mercado são consultores que aplicam uma metodologia estruturada em uma trilha/solução de mercado, subsidiada pelo Sebrae, que ajuda o empreendedor a entender melhor seu mercado, seus clientes, a ampliar sua visão empreendedora, se organizar comercialmente para acelerar suas vendas. Em outras palavras, é uma ferramenta que conecta e prepara o empreendedor a ultrapassar as barreiras impostas pelo mercado.

O que faz o consultor Agente de Mercado?

Qualificam comercialmente os empresários (produtos e/ou serviços), conectam à empresas e atores do mercado, expandem a competitividade empresarial e promovem a aceleração do seu processo de vendas, através da aproximação das MPEs de potenciais compradores, gerando oportunidades reais de negócios.

Qual a jornada da solução Agente de Mercado?

São 34 ações, 15 ferramentas, 04 etapas, em uma duração média de 06 a 08 meses de acompanhamento do consultor/agente. Um pilar de atuação consultiva e um pilar de geração de negócios, com um legado de conhecimento técnico fundamental para o empreendedor seguir um crescimento comercial sustentável e constante.

Os Estados que possuem previstas ações de mercado através dos Agentes de Mercado em 2025 até o momento são: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernamburo, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe, chegando a 21 Estados envolvidos em fases diferentes de implementação em 2025.

Segundo o coordenador nacional Ludovico Da Riva, a expectativa é ter o Agente de Mercado em todo o Brasil em breve (2027), diante da sinalização positiva de pelo menos mais 03 Estados para o Planejamento de PA26: SP, RJ, GO (chegando a pelo menos 24 Estados em 2026) para compor a rede dos Agentes; ampliando a rede e solidificando a ferramenta nacional como uma ótima opção de atendimento do Sebrae aos empresários que demandam novos mercados e ampliação de vendas.
Outra ação relevante será o 1º Encontro Nacional dos Agentes de Mercado, que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro de 2025, em Florianópolis/Santa Catarina, com mais de 100 agentes inscritos, visando debater a metodologia, novas trilhas de atendimento para públicos específicos (gov. e coop.), como melhorar os resultados em vendas, e muitas palestras técnicas sobre vendas e mercado, integrando os agentes aos gestores estaduais do tema mercado, através do Programa Nacional Move+.
“O tema Mercado está em destaque no Sistema Sebrae, e o Agente de Mercado consolida-se como uma ótima ferramenta/metodologia para atingir os objetivos estratégicos do sistema Sebrae no apoio às MPEs que demandam a ampliação de suas vendas. Queremos evoluir sempre; tanto no método diante das boas práticas, quanto nas ferramentas de apoio a operação, e esta construção conjunta e constante com os atores envolvidos e principalmente dos gestores estaduais da rede Sebrae, faz toda a diferença! Nosso papel é organizar as demandas e atuar de forma objetiva para avançarmos nos resultados das MPEs”, conclui Ludovico Da Riva – UAM/Na.


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