Quer vender para o governo? Aprenda o que você deve fazer, quais as modalidades mais adequadas ao seu negócio e aumente as vendas e o resultado da sua empresa.
As compras governamentais dependem de licitação, que é o procedimento definido para analisar e escolher as melhores propostas no que se refere à aquisição de serviços e produtos.
As empresas que pretendem participar dessa modalidade de negócio devem estar com todas as documentações em dia e atender os requisitos definidos nos editais.
Preste atenção aos conteúdos e informações disponibilizados a seguir e amplie suas condições de atuar nesse segmento de negócios.
Segundo o Decreto 8.538/2015, de 6 de outubro de 2015:
Art. 1º Nas contratações públicas de bens, serviços e obras, deverá ser concedido tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte, agricultor familiar, produtor rural pessoa física, microempreendedor individual - MEI e sociedades cooperativas de consumo, nos termos deste Decreto, com o objetivo de:
I - Promover o desenvolvimento econômico e social no âmbito local e regional;
II - Ampliar a eficiência das políticas públicas; e
III - Incentivar a inovação tecnológica.
Ainda temos como vantagem competitiva para os pequenos negócios:
Art. 6º - Os órgãos e as entidades contratantes deverão realizar processo licitatório destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nos itens ou lotes de licitação cujo valor seja de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).
Leia aqui o Decreto 8.538/2015 na íntegra.
Compras públicas municipais
Apesar da aplicação do decreto estar restrita à administração pública federal, ele poderá servir como base para o desenvolvimento de parâmetros para as legislações dos municípios quando não existir definição local sobre o tema.
Segundo o decreto, poderá ser concedida, justificadamente, prioridade de contratação de microempresas e empresas de pequeno porte sediadas local ou regionalmente, até o limite de dez por cento do melhor preço válido.
Fomenta
O Fomenta – Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais coloca você frente a frente com os compradores governamentais, com os grandes compradores da administração pública direta e indireta e com empresas estatais. Além disso, capacita os empresários que passam pelo evento.
A iniciativa é fruto de parceria entre o Sebrae Nacional, órgãos federais de apoio ao empreendedorismo, as unidades do Sebrae nos estados e órgãos do governo local, nos âmbitos estadual e municipal.
Acesse para saber como participar do programa
Cartilha do Fornecedor
Com foco em aumentar a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, desenvolvemos um passo a passo ilustrado com as principais informações e orientações para participar de licitações.
Acesse aqui a cartilha (em PDF)
Curso para compras governamentais
O curso, que é on-line e gratuito, orienta sobre como vender para a administração pública. Tem como foco empreendedores (as), empresários (as) de micro e pequenos negócios, representantes comerciais, contadores (as), dirigentes de entidades de classe, gestores (as) de cooperativas e seus (suas) associados (as) e profissionais interessados em fornecer produtos e serviços para a administração pública nos níveis federal, estadual, distrital ou municipal.
Foi um prazer te ajudar :)