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Mon Feb 13 10:53:17 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Airbnb, saiba como funciona, como anunciar, como se cadastrar

A plataforma de locação de imóveis surgiu em 2007, nos Estados Unidos, e faz sucesso no mundo todo.

· Atualizado em 12/02/2023
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O ano é 2007. Em São Francisco, Estados Unidos, dois designers que tinham espaço sobrando em casa, Brian e Joe, receberam três viajantes, que procuravam um lugar para ficar. Nasceu aí o Airbnb, uma plataforma e um aplicativo on-line de locação de imóveis, apartamentos e casas mobiliadas. Em 2021, mais de um bilhão de pessoas se hospedaram na casa de quatro milhões de pessoas, em 220 países espalhados pelo mundo todo. Um bilhão de hóspedes e quatro milhões de anfitriões. Parece que a ideia de Brain e Joe funcionou…

E qual foi, afinal, a ideia? Juntar a oferta de espaço com a busca de um lugar para hospedar-se, utilizando uma ferramenta on-line simples e acessível, e muito popular. Mais do que isso: aproximar os turistas à cultura de cada lugar. Aproximação é a palavra-chave. Aproximar experiências de vida, experiências que sejam sentidas como uma forma de trazer os viajantes para uma outra realidade, uma outra vivência. 

Entre todas as (boas) características do serviço, há uma que se destaca: a facilidade de cadastro para anfitriões e hóspedes. O cadastro não muda, e qualquer pessoa que esteja registrada na plataforma pode anunciar imóveis e também reservar outras acomodações. Sem custo na hora de acessar; taxas só são pagas no momento da reserva.

O processo todo é simples. Começa… pelo começo

O primeiro passo: criar uma conta como anfitrião, acessando o site do Airbnb e clicando em “cadastrar-se” ou “seja um anfitrião” (aliás, esse processo tanto pode ser feito pelo site, quanto pelo aplicativo). Para isso, dá pra usar a conta de e-mail do Google, da Apple, a conta do Facebook ou um número de telefone. Para cadastrar-se, o anfitrião precisa contar um pouco sobre si mesmo, em um texto com no mínimo 50 palavras. Importante: falar de sua personalidade, seus gostos, seu estilo de vida. Ah! O cadastro pede também que o anfitrião publique uma imagem sua.

Depois disso, é preciso cadastrar um imóvel; quando for criar a conta de anfitrião, acesse seu perfil e clique em “criar um novo anúncio”, com os seguintes dados:

- O título do anúncio: tem que ser atraente, vendedor. É por meio do anúncio que o possível hóspede conhecerá seu imóvel. O título precisa chamar a atenção para aquilo que seu imóvel tem de mais interessante, mais atraente para quem está procurando um lugar para hospedar-se. Uma boa ideia: deixe o título para o fim, quando você já estiver com a descrição do imóvel preenchida. Vai ficar mais fácil selecionar os principais argumentos a favor.

- Uma descrição do imóvel: É onde o anfitrião descreve as acomodações, com destaque naquilo que tem mais chance de despertar interesse nos futuros hóspedes, deixando claro tudo aquilo que faz diferença nele. Você vai contar uma história breve, uma história autêntica, destacando as informações mais relevantes do ponto de vista de quem está procurando um imóvel para passar uma temporada na sua região. Seja claro e seja breve. 

- Imagens do imóvel: As fotos são a cara do anúncio - elas são capazes de influenciar, e muito, a decisão de alugar ou não. Por isso, é claro, elas precisam ter variedade e qualidade. É importante que cada cômodo tenha, na média, três imagens no anúncio; inclua também áreas externas e não se esqueça de mostrar diferentes ângulos e detalhes. Na hora de escolher as fotos, pegue aquelas que mais valorizam o imóvel para aparecer junto ao título. Coloque boas descrições da qualidade dos ambientes nas legendas, e utilize recursos de acessibilidade para garantir que todos os hóspedes possam acessar as informações. Ah! Existem empresas e fotógrafos especializados em fotos de imóveis que podem ajudar nessa parte. 

- Cuidado com o calendário: Definir o calendário de uso do imóvel é essencial. Estabeleça o número mínimo e máximo de noites que os hóspedes podem reservar e bloqueie datas em que o imóvel não estará disponível para estadias.

- Sobre os pedidos de reservas:  Defina se você aceitará reservas instantaneamente ou se analisará os pedidos e responderá aos hóspedes dentro de 24 horas. 

- Comodidades adicionais: os hóspedes valorizam muito quando os imóveis oferecem Wi-Fi, self check-in, espaço para trabalho com notebook, estacionamento gratuito e permissão para levar pets.

- As regras da casa: Esse é, sem dúvida, um ponto muito importante. Defina quais são as regras que os hóspedes precisam seguir durante as estadias. Inclua tanto as normas que valem para a sua propriedade e também aquelas voltadas às áreas comuns, como condomínios. Seja flexível na medida do possível, pois o excesso de rigidez pode se tornar uma barreira para novas reservas, mas não deixe de comunicar as regras com clareza para que os hóspedes saibam qual é o estilo de hospedagem que você preza. 

- Definir o preço (precificar): O preço da diária deve ser estabelecido com base em alguns fatores, como o valor médio cobrado na região, a estrutura do imóvel, datas comemorativas e eventuais taxas adicionais. Sempre faça uma avaliação detalhada de preços antes de cadastrar o seu imóvel no Airbnb.

Lembre-se: depois de publicado, pode levar até 72 para o seu imóvel aparecer nos resultados de busca.

O Airbnb tem feito algumas atualizações como oferecer medidores de velocidade de wi-fi no próprio site e vender gift cards para presentear alguém. Uma das novidades mais interessantes foi o lançamento de uma espécie de seguro grátis com o nome de AirCover; percebeu-se que muitos hóspedes acabavam optando por ficar em hotéis ou pousadas pela garantia dos serviços (por exemplo, um chuveiro que queimou), ou a garantia de poder cancelar com uma certa antecedência e conseguir algum outro imóvel parecido (ou até melhor). Com esse novo item inserido na plataforma, o hóspede tem uma segurança maior e também poderá ser beneficiado pelo sistema. 

Enfim, o Airbnb tem se consolidado como mais uma opção de oferta de meios de hospedagem, o que tem ajudado os destinos turísticos a conquistarem uma variedade maior de turistas. E isso acaba movimentando todo o trade turístico, a exemplo de guias de turismo, alimentação fora do lar, transportes, atrativos, eventos, manifestações culturais e artísticas, entre outros segmentos. Mais gente, mais movimento, mais oportunidade (e mais formas de usar a crise para reinventar-se, não é?) 

A tecnologia está presente cada vez mais em nossas vidas e em nossa economia, em nossos negócios, nas oportunidades de gerar riqueza. Com o Airbnb, ela se coloca a serviço do turismo. Se você se inspirou com essa história e teve uma boa ideia para implementar, aproveite o curso on-line Iniciando um pequeno grande negócio e conheça princípios, fundamentos e práticas de empreendedorismo que auxiliam na preparação para a abertura de negócios. E não se esqueça que divulgar é alma do negócio, aprenda a fazer marketing digital: planejar para vender pela internet, com o Sebrae.

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