this is an h1

this is an h2

Mon Jan 30 22:40:16 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Alimentação e bem-estar: a hora e a vez do mood food

Os efeitos do ritmo agitado da vida moderna ampliam as oportunidades de inovação na área de alimentação. Conheça o mood food.

· 30/01/2023 · Atualizado em 30/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Há quem diga - e não poucas as pessoas que afirmam isso! - que um dos melhores prazeres da vida é comer. Segundo essas pessoas, alimentar-se melhora o humor e promove o bem-estar, tanto que existe hoje uma crescente busca dos consumidores por melhores sensações ao se alimentarem, o que tem ampliado as oportunidades do setor de alimentos e bebidas, com produtos voltados à indulgência funcional e bem-estar.

Por isso, precisamos falar sobre o movimento mood food, que teve início no Japão e se espalhou pelo mundo. O movimento consiste em priorizar a ingestão de alimentos nutritivos que estimulam a redução do estresse. Na verdade, o conceito de mood food está associado à ideia de “alimentos para o humor”, pois contempla a necessidade dos consumidores de gerenciar seu bem-estar emocional.

É exatamente aí que as indústrias de alimentos e bebidas estão investindo, ao oferecer soluções que atendam ao apelo do público - que busca conforto e redução do estresse -, utilizando ingredientes com propriedades capazes de promover a sensação de bem-estar e bom humor, ou seja, alimentos que estimulam a produção de neurotransmissores como a adrenalina, serotonina e dopamina.

Assim, para pertencer ao movimento mood food, o alimento precisa ser saudável e nutritivo, conter vitaminas e sais minerais que estimulam os neurotransmissores citados, entre eles: folhas verde-escuras, peixes, alimentos fermentados, ovos, carne, leite, queijos, feijão, grãos, castanhas, oleaginosas, frutas cítricas, frutas vermelhas, abacate, água de coco, pimenta vermelha, café, chá-mate, chá verde, cacau e banana, além das fibras, que atuam na microbiota intestinal, a qual é responsável por cerca de 90% da serotonina circulante no corpo.

Os neurotransmissores são elaborados, principalmente, a partir dos seguintes nutrientes: magnésio, vitamina C, vitaminas do Complexo B, como tiamina, niacina, vitamina B6, biotina, folato, vitamina B12, aminoácidos como triptofano, fitoquímicos antioxidantes.

Nossas escolhas alimentares podem refletir-se, portanto, na nossa saúde emocional. E é nisso que o movimento mood food aposta. Então, está aí um interessante modelo de negócios para quem deseja empreender no segmento de alimentação, com produtos voltados à indulgência funcional e bem-estar.

Se você quer começar nesse ramo, procure o Sebrae e faça seu plano de negócios. Invista nessa ideia e use a sua imaginação e criatividade na hora de criar seu cardápio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?