this is an h1

this is an h2

Tue Oct 25 21:09:01 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Amazonas vive expansão de ações e oportunidades no turismo

Conheça atrações do Amazonas que encantam os viajantes, e propostas para facilitar a regularização de novos projetos em 27 cidades.

· 03/08/2022 · Atualizado em 25/10/2022
Imagem de destaque do artigo

Escolher quais belezas conhecer em uma visita ao Amazonas é tarefa árdua pela quantidade de pontos turísticos dos mais variados tipos. Da mesma forma, o estado mais lembrado como local da maior floresta tropical do mundo e um tesouro de biodiversidade apresenta inúmeras oportunidades para trabalhadores do setor de turismo, gastronomia, hospedagem e transporte.

A fauna e flora são riquíssimas, com 20% de todas as espécies vegetais conhecidas no mundo e uma variedade de belos animais. As opções de visitação, porém, vão muito além. Cachoeiras, esportes radicais, folclore, museus, construções arquitetônicas históricas e, até mesmo, praias são algumas das possibilidades. 

Muita água

O encontro dos rios Negro e Solimões, na região da capital amazonense, é um dos fenômenos naturais dos mais interessantes. A junção das águas escuras de um com as barrentas do outro, correndo lado a lado pelo rio Amazonas por quilômetros sem que se misturem. Boa parte dos meios de subsistência de comunidades ribeirinhas vem da grande procura de turistas pelo local. 

Há várias opções de praias de rios no Amazonas, como as da Ponte Negra e da Lua, em Manaus ou a do Açutuba, na cidade de Iranduba. Ainda, o Arquipélago de Anavilhanas, com cerca de 400 ilhas que cobrem 2,3 milhões de hectares, que é o maior conjunto do tipo no mundo e apresenta uma imensidão de florestas virgens, a aproximadamente 100 km de Manaus.

Já a cidade de Presidente Figueiredo, ao lado de Manaus, conta com 159 cachoeiras, sete corredeiras e nove cavernas ou grutas. É um destino que permite a prática de esportes radicais, como rapel, rafting, boia-cross, caiaque e arvorismo, entre outros.

Além de conhecer comunidades ribeirinhas, também é possível conhecer populações indígenas. A tribo Dessana é acessível e próxima a Manaus.

Cultura

Em junho, ocorre o tradicional Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e maior evento do tipo no mundo. Nessa época, a população da cidade de pouco mais de 100 mil habitantes chega a dobrar com a disputa entre os grupos de boi-bumbá Caprichoso e Garantido, o que mostra a importância para o setor de turismo.

Para quem desenvolve pesquisas ou gosta de conhecer a história local, uma opção é o Museu do Seringal, que conta o ciclo da borracha. O único acesso ao local é de barco.

Na capital

O Teatro Amazonas, ou Teatro Municipal, é outro símbolo da época áurea do ciclo da borracha. Construído entre 1882 e 1896, o prédio segue o estilo arquitetônico do Renascimento, ou Neorrenascença. Paredes, pinturas no teto e toda a decoração são rebuscados, entalhes, dourados e majestosos. É um dos cartões postais do estado.

As frutas da região Norte do Brasil são uma atração à parte, pela variedade e pelos sabores que não são encontrados em outros locais. Assim, muitos empreendedores aproveitam para oferecer quitutes como o pão de tucumã, sorvete de graviola, chocolate de cupuaçu, vinho de açaí, doce de araçá-boi e licores de camu-camu. Isso sem falar em pratos com peixes e as próprias frutas que atraem os mais curiosos, como o guaraná e a fruta do conde. 

Ações e Promoções

São nove estados que fazem parte da Amazônia Legal, o que inclui Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão. Entretanto, o principal ponto de destino turístico na Amazônia é Manaus, no Amazonas, pela melhor infraestrutura de aeroporto e hospedagens. 

A capital foi inserida em março de 2022 no novo Mapa do Turismo Brasileiro pelo Ministério do Turismo, com mais 26 municípios do estado. Trata-se de uma iniciativa que cataloga, identifica necessidades e oferece recursos a cidades que adotam o setor de turismo como estratégia de desenvolvimento. 

Entre os novos projetos previstos estão o Memorial Encontro das Águas no Parque Rosa Almeida, o Mirante da Ilha, Catamarã Turístico, além de propostas para turismo religioso, esportivo, de natureza, de base comunitária e outros. Para os empreendedores, a Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas) promove o evento “Turismo em Movimento”, para integrar poder público e empresários do setor de turismo e facilitar atendimentos relacionados à regularização e a licenciamentos.

Para empreendedores de regiões mais afastadas do Amazonas, uma boa notícia é que o bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, pretende instalar as operações da Starlink no Amazonas. Utilizando sistemas de satélites de baixa órbita. A operação poderá oferecer internet rápida e de alta potência às regiões remotas, permitindo melhorar a conectividade, a interatividade e os serviços de turismo.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora