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Mon Jul 11 20:18:07 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Aplique a estratégia da compra por impulso para aumentar suas vendas

Descubra o que gera as compras por impulso e como você pode usar isso a favor do seu negócio.

· 22/06/2022 · Atualizado em 11/07/2022
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A compra por impulso está relacionada ao desejo que as pessoas têm de ter algum bem ou serviço. O consumidor pode comprar algum produto que já queria, mas que não tinha intenção naquele momento. Ou pode comprar algo que não estava nos seus planos. Cerca de 52% dos brasileiros, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), fazem compras por impulso. 

Alguns fatores acabam sendo gatilhos para que o consumidor efetue a compra. É o caso dos produtos que são tendências e que despertam interesse porque todos estão usando. Ou dos produtos da liquidação ou com a marcação em vermelho. 

Geralmente, os produtos que são comprados por impulso são os de menor valor, ou quando os preços estão mais baixos. Isso por conta da facilidade. Então, investir em promoções e trabalhar bem na apresentação e no merchandising são ferramentas excelentes para estimular as compras por impulso. 

Estrutura da loja 

O varejista pode planejar e organizar sua loja de acordo com essa percepção do cliente. Muitos mercados, por exemplo, colocam produtos atrativos na fila do caixa. Assim, o cliente, enquanto espera para ser atendido, vai vendo outros produtos que não estão no seu carrinho. A distribuição dos produtos na loja deve ser categorizada por setores que se complementam. 

Uma outra estratégia é fazer o mapeamento das zonas quentes e frias do seu estabelecimento. As zonas quentes são as que têm maior fluxo de clientes. Então, ali você pode colocar produtos com maior rentabilidade. As zonas frias são as que recebem menos clientes e, geralmente, é o fundo da loja. Nessa zona, você pode colocar os produtos menos rentáveis. 

Uma curadoria dos produtos mais rentáveis, dos que podem entrar em promoção ou dos que são mais comprados, pode ajudar na hora de organização da loja. Além disso, é uma excelente ferramenta para estimular a compra por impulso. Você pode trabalhar na comunicação visual, dizendo quais são os mais comprados ou quais são os que estão em promoção. Isso sem falar no seu planejamento. Mapeando essas características fica mais fácil de você pensar e planejar ações de vendas.  

A vitrine também costuma ser um atrativo, e trabalhar com ela é uma boa saída para atrair o cliente. A vitrine é o convite para entrar na loja. Por isso, selecione bem os produtos que ficarão expostos e aposte na decoração. Se a sua loja é de roupas, é interessante mudar a vitrine com frequência, adequando às estações do ano e ao calendário do varejo.

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