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Wed Apr 05 03:36:08 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Aprenda 3 técnicas para encantar seus clientes e vender mais

O fator emocional é um grande aliado das suas vendas, mas você sabe como despertar a emoção e encantar os seus clientes?

· Atualizado em 05/04/2023
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Para que você melhore a imagem da sua marca a ponto de encantar os clientes, nós separamos as melhores dicas da especialista Malu Picolli, do Sebrae do Paraná. 

Quando falamos sobre encantamento, não estamos nos referindo apenas ao sentimento de euforia ou alegria durante uma experiência de consumo dentro do ponto de venda, mas sim ao estado de profunda conexão entre a sua marca e o seu cliente. Nesse caso, ele deixa de ser um simples consumidor e passa a ser um embaixador da sua marca. Afinal, ele percebe a compatibilidade entre os valores pessoais com os da marca e, com isso, passa a carregar a bandeira do seu empreendimento.

Para atingir esse objetivo, o marketing é considerado uma ferramenta fundamental. Afinal, ele é capaz de moldar a imagem da marca para transformá-la, a ponto de ser admirada de forma obsessiva. Assim, ela gera confiança, comprometimento, senso de pertencimento e fidelidade. Com isso, a sua empresa deixa de ser uma opção para afetar e, assim, ocupar um espaço no coração do cliente. 

Contudo, não basta que o marketing seja afetivo, é necessário que os produtos ou serviços oferecidos sejam de qualidade. Marcas como Apple, Nike, BMW e Harley Davidson conseguiram alcançar esse patamar. Elas produzem uma expectativa que orbita entre um senso de propósito e intimidade, despertando sensações que encantam os seus clientes. 

Mas, como elas conseguiram isso? O que a sua empresa deve fazer para enfeitiçar os seus clientes? Primeiro, você precisa de muito tempo para despertar o senso de propósito nos seus clientes. Ou seja, é uma construção feita ao longo de anos de relacionamento. Contudo, só o transcurso do tempo não é suficiente para conquistar o coração da clientela. 

Outro fator determinante é investir em estratégias que despertem sensações positivas. Isso mesmo, para gerar amor e sentimento, você precisa gerar uma ótima impressão. Nesse caso, o ditado “a primeira impressão é a que fica” nunca fez tanto sentido. Portanto, invista num diferencial que insira a sua marca na mente e nos corações do público-alvo. 

Nesse caso, a Apple tem muito a nos ensinar. Afinal, ela pensa em todos os detalhes, principalmente no primeiro contato com o consumidor. Para despertar boas sensações, a arquitetura das lojas maximiza o conforto, desde a identidade visual até a qualidade da infraestrutura. As propagandas são ousadas, mas os produtos transmitem o senso de inovação, pois, cada um deles se propõe a uma experiência única. Por exemplo, ao abrir a caixa de um produto, você é afetado de forma positiva para reforçar a qualidade do produto. 

Portanto, ao gerar vínculos sensoriais a empresa consegue desenvolver e consolidar relações emocionais com seus clientes. No caso do seu negócio, é possível investir num ponto de venda que fique na memória da clientela, assim como embalagens diversificadas e propagandas que despertam os desejos do público-alvo. Lembre-se, a ideia não é fazer uma abordagem racional, mas sentimental para despertar emoções.

O próximo fator é criar intimidade com o seu cliente. Ou seja, compromisso que se conquista como em qualquer relacionamento, por meio do respeito, empatia e paixão. Essas são as bases que sustentam a relação entre o consumidor e a marca. A Harley Davidson consegue se comunicar diretamente com o seu nicho e passa a sensação de liberdade e pertencimento. Os motoqueiros com Harley Davidson se sentem um grupo guiado pela intimidade e fraternidade. Eles acreditam que vivem com os mesmos ideais, mas, na verdade, foi a marca que criou esse estilo de vida que é compartilhado por milhares de pessoas ao redor do mundo. Nesse estágio, é indispensável tratar o cliente como pessoa e não como unidade de venda. 

Por fim, o último fator trata sobre a expectativa do consumidor. Aqui, podemos fazer uma analogia com as relações amorosas: sem expectativa não há interesse, curiosidade, estímulo ou provocação. Sendo assim, a antecipação de uma novidade é fundamental para a criação do desejo e, neste quesito, as empresas citadas anteriormente são mestres no assunto. 

No entanto, elas não são as únicas no rol de empresas encantadoras. A Samsung, a Microsoft e a Tesla investem em campanhas de marketing que despertam a expectativa sobre os novos produtos, as promessas de inovação e, principalmente, a transformação que aquela mercadoria causará. Ou seja, não se trata do produto, mas sim sobre o seu poder de transformação. Além disso, é fundamental colocar o cliente no centro da história, num cenário ideal onde somente o seu produto será capaz de satisfazer aquele desejo, muitas vezes, escondido. 

Portanto, os fatores que apresentamos são fundamentais para encantar o seu cliente, para criar uma relação profunda, fazê-lo apaixonar-se pelos valores da sua marca. Assim, os clientes que amam a sua empresa vão passar a escolhê-la além de questões racionais, como o preço ou benefício, e vão decidir pelos sentimentos que elas despertam. Quando dá certo, o consumidor transforma-se num verdadeiro defensor da marca, levando a sua bandeira para onde for! 

Por fim, as empresas que são capazes de gerar os sentimentos certos estão sempre à frente das outras. Mas, não se esqueça: um relacionamento é construído diariamente, e a todo momento você precisa se renovar para manter a expectativa, a intimidade e o relacionamento com os seus clientes.

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