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Sat May 20 13:32:18 BRT 2023
Inovação | STARTUP
Aprenda a elaborar modelo de negócio avançado para sua startup

Ferramentas como Value Proposition e Problem-Solution Fit ajudam a refinar seu modelo de negócios.

· 05/11/2015 · Atualizado em 20/05/2023
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Com o mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, é necessário que as empresas mantenham planejamento que dê conta desse cenário. Esses fatores são, ainda, mais incisivos quando se tratam de propostas arriscadas e inovadoras, como as encabeçadas pelas startups.

Por isso, compreender as demandas dos clientes e implementar formas mais ágeis de gestão são fundamentais para o sucesso dos negócios na situação atual.

Confira, a seguir, algumas propostas para aperfeiçoar o modelo de negócios de sua startup.

Value Proposition

Quem está familiarizado com as rotinas de uma startup, já conhece o Business Model Canvas, o quadro de modelo de negócios no qual é possível visualizar as diversas ações a serem desenvolvidas nos processos de implementação e manutenção da empresa.

De forma simplificada, o Canvas é um mapa estrutural, uma versão esquematizada do plano de negócios, que tem a vantagem de ser mais direto e flexível, uma vez que é possível acrescentar novos lembretes ou ideias sem ser necessário reformular toda a estrutura.

Uma ferramenta que tem ganhado destaque na estrutura do Canvas é o Value Proposition, que consiste na delimitação prévia do valor da empresa, definindo a razão pela qual os clientes devem escolher pelo produto ou serviço oferecido em relação ao restante do mercado.

Definir o Value Proposition tornou-se crucial para os novos negócios, principalmente das startups, que já chegam ao mercado assumindo riscos e oferecendo soluções inovadoras e competitivas.

O esquema leva em conta as necessidades dos clientes, as alegrias e insatisfações e como a empresa vai atender a essas demandas a partir do produto ou serviço que oferece.

Problem-Solution Fit

Outro componente da organização do Canvas é o Problem-Solution Fit. De modo simples, ele consiste em encontrar soluções para os eventuais problemas que apareçam a partir da fase de contato com os clientes.

Estar atento à resolução dos problemas é imprescindível para o andamento dos negócios. Por isso, solucioná-los de maneira ágil e eficiente pode transformar um aspecto inicialmente negativo em um agregador de valor para a imagem da empresa.

Agregar o Problem-Solution Fit ao Canvas é fundamental, também, para ter um panorama mais realístico dos pontos fracos. Ao colocá-los no conjunto das necessidades da empresa, é possível encontrar soluções e evitar problemas similares ou recorrentes, fortalecendo as ações que são desenvolvidas.

Revisão de conceitos

Outra ação que deve fazer parte das rotinas que envolvem o Canvas é a atualização. Uma vez que a empresa vai crescendo, o modelo de negócios fica mais complexo, o que exige a revisão dos conceitos empregados no quadro.

Essa revisão pode consistir na atualização de determinado setor do Canvas, com melhor definição ou expansão do conceito, ou até mesmo com a inserção de novas áreas, a exemplo do Value Proposition e do Problem-Solution Fit.

A revisão dos conceitos é necessária para respeitar a dinâmica da empresa, que funciona como um organismo que cresce e passa a ter novas necessidades. Por isso, é preciso compreender que o modelo de negócios deve ser atualizado à medida que novas demandas surgem.

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