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Tue Mar 15 17:26:10 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
Aprenda a vender mais com a audiência do TikTok

Com criatividade e linguagem certa, sua empresa pode explodir em audiência no aplicativo e, claro, em vendas convertidas. Aprenda como com as dicas do Sebrae.

· Atualizado em 15/03/2022
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A propaganda é a alma do negócio, mas criar uma campanha quase sempre custa muito caro para o pequeno e microempreendedor. Seria possível, então, “vender o peixe” em um minuto, ressaltando a qualidade do seu produto ou serviço de forma barata e com a possibilidade de impactar milhares de pessoas?

A resposta é sim, ainda mais se você sair do óbvio e usar criatividade, bom humor e comunicação jovem e direta para engajar seu público. Dessa forma, a ferramenta ideal é o TikTok, rede social que não para de ganhar novos adeptos de vídeos curtos, seja para produzir, seja apenas para assistir. No TikTok, os conteúdos mais relevantes estão postados na forma de desafios, danças, conteúdo marcado com base em hashtags populares, dublagem de conversas e canções, dicas profissionais, conteúdos educacionais, experiências, comentários e opiniões.    

Em 2021, a rede social criada na China já havia ultrapassado a marca mundial de 1 bilhão de usuários ativos. Ele está entre os aplicativos mais baixados na Aple Store e no Google Play. Atualmente, o Brasil oscila com a Índia na vice-liderança de maior número de downloads e criação de perfis, com cerca de 80 milhões.

Como posso aumentar meus negócios com o TikTok?

Antes de mostrarmos como estar alinhado com essa inovação, vale lembrar que o TikTok nasceu como um espaço para os mais jovens se expressarem e soltarem sua criatividade – cerca de 40% dos usuários têm entre 18 e 24 anos. Mas, à medida que sua audiência cresce, aumenta também o número de pessoas de outras faixas etárias. Ou seja, as dicas que o Sebrae vai dar para você criar vídeos e se destacar nesse ambiente digital têm potencial para alavancar rapidamente os seus negócios!

Crie conteúdo para ficar conhecido

  • Produza seus próprios conteúdos: seja original e divertido. Não adianta dizer que você é inovador, mas copiar ideias de outros concorrentes e virar “mais do mesmo”. Seu vídeo deve dialogar com o público e mostrar quão única é a sua empresa.
  • Compare: fazer benchmarking não é o mesmo que copiar, e ajuda muito a verificar como está o engajamento de perfis e os tipos de vídeos produzidos.
  • Teste o potencial das ferramentas: o TikTok traz vários efeitos e apetrechos para edição dos vídeos. Isso ajuda a se destacar. E, quem sabe, um vídeo da sua empresa poderá viralizar como um meme divertido, e todos vão querer saber quem é – e começar a seguir seu catálogo virtual. Afinal, no TikTok, a primeira concorrência é pela audiência!
  • Compreenda o que é algoritmo: você vai ganhar evidência nessa rede social quando seu conteúdo for reconhecido como relevante para o público. Você pode, por exemplo, passar a mesma mensagem – uma promoção, por exemplo – de maneiras diferentes e ver qual deu mais certo (curtidas, perguntas, compartilhamentos etc.).
  • Tenha objetivos claros: não adianta criar um perfil e não saber aonde você quer chegar. Por isso, antes de produzir conteúdo, pergunte a si mesmo quais são os seus objetivos. Ex.: o que você quer comunicar? Qual o objetivo da sua comunicação? Quer vender o quê, em quanto tempo?
  • Divulgue sua conta de TikTok nas outras redes sociais do seu empreendimento: o Sebrae ajuda o pequeno e microempreendedor a conhecer os benefícios do marketing digital e das redes sociais.
  • Mantenha um fluxo de publicações: os posts são a base da sua audiência e dos algoritmos das redes sociais. Defina e siga um calendário de publicações, baseado em um período ideal e no objetivo de cada uma.

Quer descobrir como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio? Inscreva-se neste curso gratuito do Sebrae, com apenas duas horas de duração.

Se tiver recursos, também anuncie no TikTok!

Os anúncios pagos na internet e nas redes sociais são uma forma eficiente de publicidade e mais viáveis economicamente – se comparadas com as mídias tradicionais –, visto que, dependendo da divulgação, o alcance pode ser muito elevado, com a vantagem da segmentação do público que receberá o anúncio.

Depois de as grandes companhias aderirem ao TikTok for Business, a empresa diversificou sua parceria para os pequenos empresários, com o TikTok Ads Manager.

Assim, defina a conta da sua empresa no TikTok para comercial, em vez de pessoal (não se preocupe, a segunda opção também é grátis). Em seguida, preencha outros dados cadastrais, como área de atuação e o que você deseja promover. Depois, acesse a aba “Campaign tab” e clique na opção “Create”. Será preciso definir a meta do anúncio. As opções são: traffic, conversion ou appinstall. Por fim, finalize escolhendo a opção para segmentar o público-alvo, o formato e o orçamento que será investido. Confira algumas das opções:

  • Anúncios de pré-rolagem: vídeos exibidos quando o usuário entra no aplicativo;
  • Anúncios no feed: vídeos exibidos durante a navegação do usuário;
  • Desafios e concursos de hashtag: é um incentivo para as pessoas mandarem vídeos com a hashtag da sua marca;
  • Filtros exclusivos: filtros exclusivos para os usuários, com informações da marca.

Conheça também a Central de Recursos para PMEs do TikTok, com curadoria de histórias de sucesso, recursos para criativos, dicas de otimização e outras possibilidades.

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