this is an h1

this is an h2

Mon Jul 11 21:36:11 BRT 2022
Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Aprendizados do turismo com a Covid-19: propostas para ajudar o setor

Estudo preparado pela FGV Projetos traz informações sobre os impactos econômicos do coronavírus e propostas para o turismo brasileiro.

· Atualizado em 11/07/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com a pandemia causada pelo coronavírus, o setor de turismo foi um dos mais impactados, tendo sua atividade praticamente paralisada e com previsão de retomada gradual.  

Para empreendedores atentos, mesmo em um período de crise tão impactante, sempre existirá oportunidades de negócios, porém, é preciso colocar em prática algumas lições aprendidas durante as restrições.

Antes de explorarmos os aprendizados associados ao cenário gerado pela pandemia, é importante entendermos que a situação trouxe grandes mudanças na vida das empresas.

  • Mudanças no dia a dia: na quarentena, o jeito de interagir mudou e o contato pela internet se tornou o padrão tanto para as pessoas quanto para as empresas.
  • Alterações na forma de trabalhar: o chamado home office tornou-se a solução para várias empresas permanecerem ativas durante o período de restrições. 
  • Impactos na economia: a pandemia ocasionou o fechamento de várias empresas e reduziu o Produto Interno Bruto (PIB) em países de todo o mundo. Porém, a expectativa é que a recuperação aconteça no decorrer dos próximos meses e anos.
FAVORITAR
Botão favoritar

Quais aprendizados podemos tirar com a pandemia?

O período de isolamento na quarentena não foi fácil, no entanto, esse momento contribuiu para aprendermos algumas lições como:

  • Estar preparado para as mudanças: o mundo sempre passou e passará por mudanças e, quem consegue se adaptar e estiver disposto a mudar seus negócios, com certeza, terá mais chances de sucesso. 
  • Trabalho em equipe: o trabalho em equipe e a coletividade permanecem importantes. É preciso estar pronto para se relacionar com as pessoas e empresas do setor, ajudá-las e ser ajudado. Ter uma boa rede de contatos abre oportunidades e permite aproveitar ao máximo o potencial da empresa. 
  • A qualificação é essencial para se diferenciar: caprichar na qualificação é importante para ser uma empresa diferenciada no mercado. Tanto o conhecimento técnico como o empírico fazem a diferença para se tornar um bom profissional e transmitir segurança aos turistas. 
  • Independência e autonomia: durante o período da pandemia, as empresas precisaram se adaptar à flexibilidade de horários e do próprio ambiente de trabalho. Para alcançar os resultados, foi necessária mais motivação, responsabilidade e um bom autogerenciamento por parte de todos os envolvidos para poder continuar seguindo em frente.

Compreender a situação passada e atual é muito importante para se projetar as possibilidades futuras do turismo. Dada a importância do segmento, a FGV Projetos analisou o atual cenário por meio do estudo “Impactos Econômicos do covid-19 – Propostas Para o Turismo Brasileiro”, sob a coordenação do Ph.D Luiz Gustavo M Barbosa. 

FAVORITAR
Botão favoritar

O estudo traz temas divididos em 2 partes: 

1) Impactos econômicos nas atividades características do turismo. 

2) Proposta de auxílio à recuperação econômica, abordando: 

  • Recuperação do mercado aéreo;  

  • Reequilíbrio de contratos de concessão; 

  • Micro e pequenas empresas;  

  • Promoção turística doméstica; 

  • Crédito para empresas e consumidores de turismo;  

  • Preparação para a nova realidade. 

FAVORITAR
Botão favoritar
FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 Participe você também, acompanhe as notícias
e dicas para sua área de atuação.

Confira abaixo os canais já existentes no Telegram: 


 Sebrae Turismo

https://t.me/sebraeturismo


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?