Tirar fotos de produtos com boa iluminação e cenários chamativos podem fazer seu negócio vender mais na internet. E-book orienta o uso do próprio celular.

A fotografia pode tornar o seu produto mais atrativo para o público. Seja qual for o seu ramo de atuação, tirar fotos de produtos com boa iluminação e bom cenário ajuda a despertar o interesse do público-alvo e alavancar as vendas.
Há um e-book do Sebrae que ensina como fotografar melhor. Uma das ideias apresentadas no material, e que achamos importante destacar também neste artigo, é que a primeira decisão importante consiste em escolher qual produto será colocado em destaque.
Há casos em que você pode fotografar algo que estará em promoção (por exemplo: bolo caseiro de chocolate será vendido com 30% de desconto; então, você fotografa especificamente esses bolos) e casos em que se pode fotografar um “produto-isca”, ou seja: algo que dê uma boa ideia do que você é capaz de entregar para o seu cliente. Exemplo: você tem uma loja de bolsas e fotografa uma delas em uso, ou escolhe duas ou três que servirão de “vitrine” para dezenas de outras que estarão à disposição do público.
Escolhidos os itens que serão fotografados, chega a etapa da produção. Se você quiser fotografar com luz natural, prefira sempre as primeiras horas do dia ou o cair da tarde. Nesses momentos, a luz fica mais horizontalizada (e não vertical, como ocorre ao meio-dia, por exemplo), o que ajuda a valorizar cores e paisagens.
Diferentes tipos de luz produzem efeitos diferenciados. A luz dura, obtida quando a fonte de luz é menor do que o objeto fotografado, é ideal para mostrar o contraste entre o claro e escuro; a luz suave (obtida quando a fonte de luz é maior do que o objeto fotografado) passa a impressão de delicadeza.
Como obter esses efeitos e outros tipos de luz são descritos em detalhes no e-book do Sebrae:
Clicou, vendeu! Como fazer fotos sedutoras para seus produtos.
Escolher o melhor fundo e cenário para cada objeto é parte importante dessa estratégica. Se você quiser que o objeto fique sozinho na foto, sem nada que distraia a atenção, opte por um fundo infinito. Para fazê-lo, basta usar TNT, cartolina, plástico ou um lençol de algodão.
As cores mais usadas para fundo infinito são o branco e o verde.
Se, no entanto, você quiser fotografar produtos sobre um fundo estampado ou texturizado, existem inúmeras possibilidades: pelúcia, madeira, juta, tecidos diversos...
Outra dica interessante é fotografar o produto com sugestão de uso. Isso é muito usado em propagandas de bebidas, em que um drinque pronto é colocado ao lado da garrafa com o rótulo bem visível; também é interessante para quem comercializa produtos de beleza: o esmalte ao lado da mão com unhas perfeitamente pintadas tem um efeito mais interessante do que se a embalagem do produto fosse fotografada sozinha.
Fazer o fundo desfocado é outra opção interessante para dar destaque ao produto. O segredo reside na profundidade de campo, que você pode configurar com a câmera no modo manual, com a abertura do diafragma da lente.
Quanto maior a abertura, mais o fundo ficará desfocado. Ou seja, aumente a abertura da objetiva e foque apenas no produto.
O efeito fica bem interessante.
Confira ainda abaixo as dicas da Fotógrafa Magali Moraes:
Quer acompanhar dicas e novidades sobre transformação digital?
Participe das Comunidades Sebrae, no Telegram.
Acesse e conheça todas as comunidades,
uma delas fala sobre o seu negócio!
Foi um prazer te ajudar :)