this is an h1

this is an h2

Fri Nov 11 17:46:44 BRT 2022
Mercado e Vendas | COMUNICAÇÃO
Como tirar fotos de produtos para vender mais na internet

Tirar fotos de produtos com boa iluminação e cenários chamativos podem fazer seu negócio vender mais na internet. E-book orienta o uso do próprio celular.

· Atualizado em 11/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

 

A fotografia pode tornar o seu produto mais atrativo para o público. Seja qual for o seu ramo de atuação, tirar fotos de produtos com boa iluminação e bom cenário  ajuda a despertar o interesse do público-alvo e alavancar as vendas.

Há um e-book do Sebrae que ensina como fotografar melhor. Uma das ideias apresentadas no material, e que achamos importante destacar também neste artigo, é que a primeira decisão importante consiste em escolher qual produto será colocado em destaque. 

Há casos em que você pode fotografar algo que estará em promoção (por exemplo: bolo caseiro de chocolate será vendido com 30% de desconto; então, você fotografa especificamente esses bolos) e casos em que se pode fotografar um “produto-isca”, ou seja: algo que dê uma boa ideia do que você é capaz de entregar para o seu cliente. Exemplo: você tem uma loja de bolsas e fotografa uma delas em uso, ou escolhe duas ou três que servirão de “vitrine” para dezenas de outras que estarão à disposição do público.

Escolhidos os itens que serão fotografados, chega a etapa da produção. Se você quiser fotografar com luz natural, prefira sempre as primeiras horas do dia ou o cair da tarde. Nesses momentos, a luz fica mais horizontalizada (e não vertical, como ocorre ao meio-dia, por exemplo), o que ajuda a valorizar cores e paisagens.

Diferentes tipos de luz produzem efeitos diferenciados. A luz dura, obtida quando a fonte de luz é menor do que o objeto fotografado, é ideal para mostrar o contraste entre o claro e escuro; a luz suave (obtida quando a fonte de luz é maior do que o objeto fotografado) passa a impressão de delicadeza.

FAVORITAR
Botão favoritar
Veja o e-book

Como obter esses efeitos e outros tipos de luz são descritos em detalhes no e-book do Sebrae:

Clicou, vendeu! Como fazer fotos sedutoras para seus produtos. 

 

FAVORITAR
Botão favoritar
Fundos e cenários

Escolher o melhor fundo e cenário para cada objeto é parte importante dessa estratégica. Se você quiser que o objeto fique sozinho na foto, sem nada que distraia a atenção, opte por um fundo infinito. Para fazê-lo, basta usar TNT, cartolina, plástico ou um lençol de algodão.

As cores mais usadas para fundo infinito são o branco e o verde. 

Se, no entanto, você quiser fotografar produtos sobre um fundo estampado ou texturizado, existem inúmeras possibilidades: pelúcia, madeira, juta, tecidos diversos...

            Outra dica interessante é fotografar o produto com sugestão de uso. Isso é muito usado em propagandas de bebidas, em que um drinque pronto é colocado ao lado da garrafa com o rótulo bem visível; também é interessante para quem comercializa produtos de beleza: o esmalte ao lado da mão com unhas perfeitamente pintadas tem um efeito mais interessante do que se a embalagem do produto fosse fotografada sozinha.

            Fazer o fundo desfocado é outra opção interessante para dar destaque ao produto. O segredo reside na profundidade de campo, que você pode configurar com a câmera no modo manual, com a abertura do diafragma da lente. 

Quanto maior a abertura, mais o fundo ficará desfocado. Ou seja, aumente a abertura da objetiva e foque apenas no produto. 

O efeito fica bem interessante.

Confira ainda abaixo as dicas da Fotógrafa Magali Moraes:

 

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

Quer acompanhar dicas e novidades sobre transformação digital?
Participe das Comunidades Sebrae, no Telegram.

Acesse e conheça todas as comunidades,
uma delas fala sobre o seu negócio!



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?