Conheça ações para conquistar a sua clientela, os instrumentos de ação do marketing e, claro, saiba quais são as regras a seguir nesse jogo.

Segundo Kotler “Sem cliente não existe negócio“ e isso parece bastante aceitável. O objetivo primordial de uma empresa deve ser a atração e manutenção de clientes satisfeitos, que possam pagar pelos produtos adquiridos e continuem comprando.
Toda empresa sonha com a fidelização de clientes, que além de comprar ainda divulguem a empresa, indicando para pessoas amigas e da família. Porém, isso não acontece por acaso, é necessário conhecer expectativas, desejos e necessidades dos consumidores do mercado onde a empresa atua.
De maneira geral, é necessário conhecer o potencial do mercado, entender o comportamento dos consumidores, produzir e ofertar soluções para as reais dores do público-alvo, com preços justos, oferecendo serviços de atendimento e vendas de qualidade e sempre procurando superar as condições gerais dos concorrentes.
Marketing como área agregadora
O marketing faz parte de todo um sistema empresarial, não é um setor isolado. Por isso, sua integração com todas as outras áreas acelera o processo de entendimento do que será entregue ao cliente final, cuidando desde a qualidade da produção até a entrega e medindo os níveis de satisfação.
Por ser uma força impulsionadora dos resultados das empresas, é importante observar regras de ouro para que o plano de marketing seja efetivo e eficaz.
Tenha interação com seus clientes
O novo cliente não é apenas um consumidor de informações e produtos; ele interage com outros consumidores compartilhando suas experiências e frustrações, colocando na berlinda o nome das marcas e expondo competências e incapacidades dos seus fornecedores.
Neste momento, o marketing é estratégico, e ter um bom posicionamento nos mecanismos de buscas e uma plataforma de interação (redes sociais e site) é diferencial para relacionamento com o público-alvo.
Não se mensura o que não é registrado
Em tempos de Big Data, as informações estão disponíveis de maneira farta para pesquisas, todavia, os registros de como o seu público está interagindo com sua marca e produtos, assim como as opiniões dele, é algo precioso para ações específicas de busca de novos clientes, manutenção e fidelização, bem como, a mensuração de resultados.
Observe os seus concorrentes e tire vantagem
Seus concorrentes não são apenas adversários diretos nessa arena de negócios, eles podem ser fonte de informações de erros e acertos dentro do mercado. Em marketing, as ações são constantes e disruptivas, ou seja, nada é eterno e muda de acordo com o comportamento do consumidor. Esteja sempre pronto para mudar, inovar, criar e seguir as tendências do ambiente.
Seja ousado, porém, com planejamento
Com tanta concorrência, ser ousado gera impacto tanto no mercado quanto nas impressões com o cliente. Planeje ações e após executá-las observe os resultados, promova ajustes, seja ágil e ganhe vantagem perante a concorrência.
Quem não planeja e não mede o desempenho não gerencia. E a formula para a morte prematura dos pequenos negócios é a ausência de gerenciamento. Mude essa realidade e fuja das estatísticas negativas. O sucesso te espera!
O Sebrae dispõe de uma infinidade de cursos para ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Acesse o portal do Sebrae.
Foi um prazer te ajudar :)