this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 03:40:05 BRT 2023
Mercado e Vendas | CONSUMO
As atrações do “mercadão” de São Paulo

Com uma vasta gama de restaurantes, o “mercadão” de São Paulo virou “point” turístico da capital paulista e um dos destaques do turismo gastronômico.

· 02/03/2023 · Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Nos últimos anos, o Brasil vem desenvolvendo uma modalidade de turismo bastante promissora, o turismo gastronômico. A exploração dos prazeres da mesa passou a ser um dos ingredientes mais importantes em viagens turísticas. O conceito de turismo gastronômico vai bem além da culinária: abrange atividades turísticas e de entretenimento que posicionam a gastronomia como um pilar da identidade regional e patrimônio cultural, valorizando a relação entre a comida e sociedade. 

O turismo gastronômico é composto de atividades que proporcionam experiências de consumo e apreciação de comidas e bebidas, que são apresentadas de tal maneira que valorizam a história, a cultura e o meio ambiente de determinada região. 

Algumas atividades do turismo gastronômico: 

  • Fazer tour para experimentar comidas de rua; 
  • Degustar pratos e bebidas locais; 
  • Ir a rotas de produtos regionais (ex: rota do vinho ou do café); 
  • Frequentar restaurantes tradicionais; 
  • Compartilhar refeições com pessoas locais; 
  • Participar de eventos e festivais gastronômicos; 
  • Aprender sobre a produção de um alimento, visitar fazendas e produtores artesanais; 
  • Participar de aulas de culinária; 
  • Visitar exposições que explicam a história da culinária local; 
  • Fazer expedições gastronômicas com chefs e especialistas; 
  • Visitar feiras e mercados. 

O turismo gastronômico engloba diferentes representantes da indústria alimentícia, de bebida e de hospitalidade, como restaurantes, fazendas, mercados, produtores artesanais, hotéis e pousadas, vendedores de comida de rua, chefs, galerias e tudo o que está relacionado.  

Mas, vamos agora destacar os mercados locais. Um dos mais famosos é o Mercado Municipal de São Paulo, popularmente conhecido como “Mercadão”, que está localizado no centro da capital paulista e é um dos principais centros de compras de frutas e de alimentos exóticos do país. 

Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, o “Mercadão” destaca-se, antes de mais nada, pela beleza arquitetônica de seu prédio, projetado por Francisco Ramos de Azevedo em 1926. A execução dos vitrais foi obra do artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, o “Mercadão” tem são 32 painéis, subdivididos em 72 lindos vitrais. 

O modelo do “Mercadão” é inspirado no do Mercado Central de Berlim – um prédio coberto e dotado de torreões laterais, e a planta modulada do edifício, que foi executada na Alemanha. O edifício do Mercado Municipal é uma construção de estrutura de concreto e alvenaria de tijolos, ocupando um espaço de 12.600 m² de área construída. O Mercadão tem mais de 1.500 funcionários, que movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. 

No “Mercadão” de São Paulo, é possível encontrar de tudo, de verduras, legumes e frutas frescas a carnes, aves, peixes e frutos do mar, além de massas, doces, especiarias e produtos importados de primeira linha. 

Além disso, a variedade de restaurantes do Mercado Municipal atrai milhares de pessoas diariamente ao local, podendo-se, inclusive, degustar saborosos pratos que vão dos mais simples a receitas gourmet.  

Algumas das atrações mais conhecidas do “Mercadão” são o gigantesco sanduíche de mortadela, o delicioso bolinho de bacalhau e o pastel de bacalhau.  

A seguir, uma lista dos principais restaurantes do “Mercadão”: 

  • Hocca Bar – o mais famoso, está sempre cheio de clientes em busca do famoso sanduíche de mortadela, além do bolinho e pastel de bacalhau. Se for na hora do almoço, provavelmente, pegará uma fila de espera. Fica no Mezanino, box 5; 
  • Elidio Bar – uma choperia da Mooca que abriu uma filial no “Mercadão”. Tem ótimas opções para petiscar ou mesmo fazer refeições regadas por um chope gelado. Mezanino, box 7; 
  • Mortadela Brasil – o astro aqui também é a mortadela, disponível em 23 diferentes tipos de sanduiches. Também há outras opções de lanches (pernil, lombo, carne-seca). Mezanino, box 4; 
  • Terra Mar Restaurante – é opção para se provar um bacalhau ou frutos do mar. Mezanino, box 2; 
  • O Brasileirinho – boa opção para provar uma comida regional, em especial o seu famoso baião de dois. Mezanino, box 6; 
  • Cervejaria Santa Therezinha – Para os fãs de cervejas artesanais. O local tem inúmeros rótulos de cervejas nacionais como: Alpha Ryeno, Éden, Equinox Lover, Sourmind e Rizoma, entre outras. 

O Mercado Municipal não pode faltar no seu roteiro de viagem à cidade de São Paulo. Como o ponto turístico fica perto de outras importantes atrações da cidade, você pode incluir mais opções de passeios nos arredores.  

Saiba mais acessando os cursos do Sebrae Como devo agir para liderar e promover a criatividade e a inovação? e Conhecendo e valorizando o seu cliente. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?