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Fri May 19 12:57:18 BRT 2023
Inovação | STARTUP
As quatro startups mais inovadoras em 2022

Conheça as startups que se destacaram em quatro categorias diferentes: Smart Cities, Metaverso, Sustentabilidade e Health Techs.

· 05/04/2023 · Atualizado em 19/05/2023
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O conceito de startup refere-se a uma empresa nova com um modelo de negócios escalável, repetível e uma ideia inovadora que provoca impacto na sociedade, seja com um produto seja com um serviço que resolve um problema.

O termo startup surgiu no famoso Vale do Silício, uma região da Califórnia especializada em alta tecnologia e inovação. 

Uma startup é caracterizada pela rápida evolução e crescimento elevado numa fase inicial do negócio. Para iniciar uma startup, é necessário um bom planejamento, pois são empresas que precisam de capital de forma bruta e que normalmente passam por várias rodadas de investimento.Ilustração de conceito de vida de inicialização

Conheça agora quatro startups que se destacaram em diferentes categorias em 2022:

Icon: vencedora na categoria Smart Cities, a startup Icon, de Austin, no Texas (EUA), é voltada ao mercado de construção imobiliária. Sabe o que essa empresa faz? Ela simplesmente imprime casas com uma enorme impressora 3D. Por isso, foi reconhecida como uma das mais inovadoras do mundo, graças à proposta de agilizar o processo de construção civil.

PerfectCorp: a empresa de Taiwan foi a vencedora na categoria Metaverso. ela desenvolve NFT's (propriedades digitais rastreáveis) para a indústria de beleza e moda, possibilitando ao setor comercializar seus produtos no Metaverso. Qual foi a solução criada pela a Perfect Corp? Provadores virtuais para maquiagens e acessórios.

NotPla: a empresa de Estocolmo, na Suécia, foi a vencedora na categoria sustentabilidade. Qual é a inovação? Ela desenvolveu um substituto ao plástico à base de algas marinhas, com foco na indústria de bebidas. O material é comestível e biodegradável e em apenas seis semanas, a embalagem se decompõe. Assim, o foco é o descarte, reciclagem de lixo, novas fontes de energia e inovação.

Ara: imagine como um cego deve se sentir inseguro ao não poder ver o caminho por onde está andando e assim acabar se machucando, ou até mesmo vindo a óbito… Essa cena, tão comum nas cidades, pode ser superada com a tecnologia desenvolvida pela Ara, vencedora na classificação Health Techs. A empresa, oriunda de São Francisco, nos Estados Unidos, criou um dispositivo vestível para auxiliar deficientes visuais nas grandes cidades. A tecnologia serve para guiar pessoas com deficiência visual nas ruas, ajudando-as a desviar de obstáculos e emitindo alertas de segurança. A startup foi considerada a mais inovadora na categoria.

A trajetória de uma startup

1) Ideação (pré-seed): nessa primeira etapa, o empreendedor precisa definir:

  • As dores que pretende sanar; 
  • As necessidades e os desejos dos clientes; 
  • As hipóteses sobre produtos e serviços que podem ser oferecidos.

É preciso que essas propostas realmente gerem valor para o público-alvo e principalmente que tenham potencial para se transformar em um negócio sustentável.

2) Validação (seed): fase em que o produto ou serviço da startup é validado no mercado. Normalmente, usa-se o MVP (Minimum Viable Product, ou Produto Mínimo Viável), que é uma versão da solução com as funcionalidades básicas. Também pode ser testado junto a um público seleto, que fará uma avaliação sobre o produto a partir de um teste. O público pré-selecionado fornece feedbacks sobre o produto ou MVP, para que ele seja ajustado.

3) Operação (early stage): nesse estágio, a startup já conseguiu validar seu MVP e chegar à versão oficial do produto ou serviço. Inicia, então, a comercialização, praticando suas estratégias de marketing e vendas. É fundamental ter atenção à gestão financeira, pois a tendência é queimar caixa muito rapidamente e pode levar um bom tempo até a geração de lucro. Nessa fase, é comum muitas startups receberem aportes de investidores anjos.

4) Tração (growth stage): essa é a fase em que a empresa valida definitivamente seu modelo de negócio, conquista uma base de clientes sólida e atrai rodadas de investimentos significativas. O próximo passo é alcançar a sonhada escalabilidade, mas, para isso, é necessário estar com os processos estabelecidos e padronizados.

5) Scale-up (expansion stage): por fim, é chegado o momento de escalar a startup e se tornar uma scale-up na fase de expansão (expansion stage). É nessa fase que a empresa dá início ao crescimento exponencial, o que significa aumentar a receita e a base de clientes, mantendo uma estrutura administrativa e de custos enxuta, sempre com o apoio da tecnologia.

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