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Mercado e Vendas | MARKETING
As vantagens do geomarketing

Ferramenta se baseia em dados de localização para atingir o público-alvo com a mensagens certas, criando novas oportunidades de negócio.

· 18/05/2023 · Atualizado em 23/05/2023
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Alguns empreendimentos fracassam em razão da falta de informações que permitam ao empresário mapear o potencial do consumo e as particularidades dos consumidores da região onde o negócio foi instalado. 

É neste contexto que se insere o geomarketing (marketing geográfico), uma ferramenta baseada em dados de localização para atingir o público-alvo com a mensagem certa, criando novas oportunidades de negócio.  

Nascido nos anos 1950, o marketing geográfico se adaptou ao mundo digital. Afinal, hoje 2,5 bilhões de pessoas – quase um terço da população mundial – tem um smartphone com serviços de localização, o que possibilita que o marketing acompanhe a mobilidade dos consumidores. 

O geomarketing atua principalmente em estratégias de expansão de redes varejistas, mas também nas áreas de telecomunicações, financeira, imobiliária e turismo.  

Vamos conhecer as principais vantagens de usar o geomarketing: 

  • Alto poder de segmentação – possibilita determinar a localização exata e pontos de circulação e interesse dos clientes. 
  • Aumento do ROI no marketing – direcionar as estratégias, campanhas e anúncios com base na localização permitem alcançar um ROI superior. 
  • Melhora na geração de leads – Quando se direciona os conteúdos com base na localização do usuário, as chances de gerar leads aumentam consideravelmente, personalizando a comunicação. 
  • Aumento das taxas de conversão – permite atingir os consumidores na hora e lugar certos. 
  • Melhora na gestão do relacionamento com os clientes – Ao saber onde está o cliente e como ele se comporta em cada local, o empresário pode enviar e-mails e mensagens mais convenientes. 
  • Apoio à gestão comercial – a ferramenta pode ser utilizada para otimizar sua rede de distribuição, alinhar a força de vendas e ajustar o mix de produtos de cada unidade, por exemplo. 
  • Maior integração omnichannel – A estratégia converge todos os pontos de contato e distribuição, on-line e off-line, para que o cliente tenha a mesma experiência em qualquer canal. Fica muito mais fácil planejar a integração entre lojas físicas e meios digitais, levando em conta a mobilidade e hábitos do cliente. 

Vejamos agora quantas alternativas você tem para promover sua marca: 

  • Geofencing – a tecnologia utiliza coordenadas precisas para disparar notificações quando se aproxima de um local predeterminado. O geofencing deve ser utilizado com cuidado, respeitando-se a privacidade dos dados de localização do consumidor. Considere sempre estas três perguntas no seu projeto: 
  1. Como o usuário pode se informar sobre o serviço? 
  2. Como o usuário ativa o serviço? 
  3. Como o usuário desativa o serviço? 
  • Geotargeting – consiste em segmentar públicos de acordo com seus dados de localização, ajustando os esforços de marketing para atingir públicos específicos, a partir de um país, estado, cidade, bairro ou qualquer região que deseje. 
  • Check-ins – marcações de presença que os usuários publicam nas mídias sociais. É uma ferramenta de geomarketing que funciona como uma divulgação espontânea do seu estabelecimento. 
  • Site personalizado – solicita a localização do cliente para oferecer conteúdo sob medida, aprimorando a experiência do usuário. Basta incluir uma aplicação de geolocalização no sistema. 
  • Geotagging – ferramenta amplamente utilizada nas mídias sociais para marcar a localização em fotos, vídeos, feeds, QR codes e outros formatos. Os usuários costumam marcar os locais que visitam.  
  • Geofiltros – filtros geográficos personalizados criados pelo Snapchat. Ótima oportunidade de atingir usuários em uma localização específica com um formato altamente dinâmico de conteúdo, em uma rede social com presença do público jovem. 
  • SEO local – união do SEO com o geomarketing para impulsionar seu marketing de busca. Com essa ferramenta, é possível ao empreendedor otimizar conteúdos de acordo com a localização dos usuários, ganhando destaque nas buscas próximas ao negócio. 

Conclusão 

O geomarketing utiliza a inteligência geográfica para segmentar conteúdo aos usuários de acordo com sua localização. Ao entender como funciona essa técnica, as empresas conseguem compreender as características de seu público-alvo e direcionar suas campanhas de forma mais assertiva. 

Em um mundo cada vez mais digital, a tendência é que os consumidores ampliem a utilização de ferramentas de localização, inclusive na busca por produtos e serviços pela internet. 

Há várias ferramentas disponíveis que facilitam a implementação do geomarketing, e os benefícios vão desde o aumento das taxas de engajamento e conversão até a redução de custos e a fidelização de clientes. 

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