this is an h1

this is an h2

Thu Dec 08 01:00:07 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Até onde vale a pena usar energia solar em casa?

Fala-se muito nas vantagens da energia solar. Saiba se você pode produzir sua energia usando a luz do sol e economizando na conta de luz.

· Atualizado em 08/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Um dia, toda casa ou edifício terá um conversor de energia solar, é o que dizem os entusiastas desse tipo de geração de energia. Fato é que, hoje, usar o sol como fonte de energia pode ser vantajoso em muitos casos. Os custos para produção caíram e já torna-se comum vermos residências equipadas com painéis solares em seus telhados. Mas afinal, compensa produzir energia solar em casa?

Ao instalar a energia solar em sua casa, você pode atender 100% das necessidades energéticas do seu imóvel, economizar até 95% na conta de luz, agregar valor ao seu imóvel e ainda reduzir as contas de energia de outros imóveis em seu nome. Mas, tudo isso exige um investimento inicial para instalação de painéis solares no telhado, que vão absorver a energia dos raios de sol e enviá-la ao inversor solar para converter a corrente elétrica de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), compatível com a corrente residencial, que passa a alimentar eletrodomésticos e qualquer outro equipamento elétrico. 

Caso a sua produção de energia seja maior do que o consumo, o excedente vai para a rede da distribuidora e gera créditos de energia na sua conta de luz, que você pode usá-los para abater em contas futuras, quando houver um consumo maior que o normal, ou reduzir a conta de outro imóvel em seu nome, que pode ser, por exemplo, da sua empresa.

Abaixo, você pode ver os aspectos que impactam o custo da instalação de painéis solares, tornando mais ou menos caro:

  • Quanto mais alta a casa, mais risco na instalação dos painéis no teto. 
  • O tipo de telhado ou cobertura da casa pode dificultar a instalação do equipamento ou exigir estruturas de fixação especiais, encarecendo o produto. 
  • Placas e inversores de melhor qualidade são mais caros.

Como tirar o melhor proveito da energia solar?

1 - Se sua conta de luz for superior a  R$ 300,00 por mês, vale a pena instalar energia solar em sua casa. A partir dessa potência utilizada, já é possível usufruir de todos os benefícios que a energia solar tem para oferecer! Isso ocorre por meio da análise de retorno de investimento, considerando o valor inicial para instalação de um sistema de energia solar, as manutenções periódicas e o valor mínimo a ser pago à distribuidora de energia elétrica.

2 - Para consumidores que gastam menos de R$ 300,00 mensais em energia, ou nos casos em que não haja espaço físico para as placas solares ou residam em edifícios, existe a opção da energia solar por assinatura, que pode ser utilizada a partir de empresas que produzem energia solar nas chamadas fazendas de energia e injetam essa produção na rede da distribuidora de energia local. Nesse caso, você paga por créditos de energia solar de acordo com o consumo da sua casa ou apartamento com economia de até 15% por mês e sem despesas com a instalação. 

Mesmo usando 100% de energia solar para abastecer o seu imóvel, a conta de luz nunca chega a zero, pois a concessionária ainda é a fornecedora da energia, e cobra a tarifa mínima de serviço, além da taxa de iluminação pública.

No site do Sebrae, você encontra informações sobre como aplicar em sua casa e empresa conceitos de sustentabilidade com o uso de energias renováveis e outros sistemas que resultam em maior eficiência, custos menores e melhor imagem perante os clientes.  

O que muda após o marco regulatório da energia solar?

A instalação de energia solar precisa ser homologada (registrada) na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Marco Regulatório de Energia Solar oferecem vantagens para quem homologar até janeiro de 2023, liberando o consumidor do pagamento das tarifas do custo de distribuição. A partir de fevereiro, assim que houver excedente de energia injetado na rede, será cobrada a infraestrutura elétrica. Aderindo à energia solar até meados de julho, será descontado 4,1% da energia injetada na rede. Se você produzir um excedente de 100 kW/h na rede, quatro deles custearão a infraestrutura. Essa cobrança cresce anualmente, à medida que mais casas aderirem à energia solar.

E como pagar?

Uma instalação de energia solar dura no mínimo 25 anos e valoriza o imóvel onde estiver instalada. É possível financiar essa melhoria em até sete anos e unir-se ao esforço mundial em dar preferência às fontes renováveis de energia. O Sebrae reuniu as informações sobre as linhas de crédito disponíveis para esta e outras necessidades, consulte as principais linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras - Sebrae.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?