this is an h1

this is an h2

Fri Apr 21 11:14:36 BRT 2023
Mercado e Vendas | CLIENTE
Atendimento: invista nos colaboradores para ter sucesso nas vendas

Para que seu time atenda bem seus clientes e venda de verdade, é preciso, primeiro, garantir que eles também sejam bem tratados.

· Atualizado em 21/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Os pequenos negócios são responsáveis por 99% de todos os negócios de todo o Brasil. Entre eles, a maioria é ou foi uma empresa familiar. Se a sua empresa está nessa situação, chegou a hora de questionar: os donos da empresa e seus colaboradores estão preparados para oferecer o melhor atendimento aos clientes? Avalie se não é hora de investir em seus colaboradores para obter melhor resultado nas vendas. 

Essa preocupação é crucial. Afinal, como já disse Mahatma Gandhi, “um cliente é o visitante mais importante em nossas instalações. Ele não depende de nós. Nós dependemos dele. Ele não é uma interrupção em nosso trabalho. É nosso objetivo. Não é um estranho no nosso negócio. É parte dele. Não lhe fazemos um favor ao servi-lo. Ele nos faz um favor ao nos dar uma oportunidade de servi-lo.” 

E, na mesma linha, o professor, autor e consultor de negócios, Tom Peters diz: 

 “Custa cinco vezes mais caro conseguir um novo cliente do que manter um que já se tem.” 

Tal raciocínio é confirmado por ninguém menos que Steve Jobs, o fundador da Apple:  

“Se você faz bons produtos, torne-os ainda melhores. Se faz um bom atendimento e entrega serviços de qualidade, então este é o seu negócio.” 

Estratégias para qualificar os colaboradores do atendimento 

Agora que você já entendeu que o bom atendimento “é rei” dentro de uma empresa, é hora de pensar em estratégias para qualificar seu time de atendimento, formado principalmente por vendedores, mas também por todo mundo que entra em contato com o cliente.  

É importante que as pessoas sejam envolvidas de forma muito ativa e responsável na criação de estratégias de atendimento, campanhas e melhores práticas, buscando seu feedback e expertise na evolução dos canais e técnicas para lidar com seu cliente. 

Funcionários alinhados com o propósito da empresa e orientados a realizar um trabalho com propósito têm melhores sentimentos sobre a organização e índices de desempenho igualmente superiores. De acordo com o Relatório Global de Propósitos no Trabalho do Linked, 73% dos profissionais que se identificam como tendo um propósito estão satisfeitos com seus empregos.  

Por isso, invista na divulgação dos seus propósitos e valores para conseguir o comprometimento do time com as estratégias que vão garantir a satisfação dos clientes.  

Outro ponto fundamental: a equipe de atendimento precisa ser muito cordial com os clientes e é óbvio que eles vão se comportar desta forma se a empresa os tratar da mesma maneira.  

A lógica é simples: os funcionários não serão capazes ou não terão qualquer motivação para prover seu cliente com uma experiência positiva, caso não sejam bem cuidados no sentido organizacional. Tal lógica está, inclusive, comprovada pela sabedoria popular. Afinal, “as palavras motivam, mas o exemplo arrasta”. 

Para ajudar a criar um bom clima organizacional na sua empresa, preparamos algumas dicas:  

  • Crie rotinas de reuniões e feedback; 
  • Garanta condições de trabalho adequadas para tornar o seu time mais entusiasmado com as suas funções; 
  • Disponibilize protocolos, processos padronizados e manuais em um local de fácil acesso;  
  • Promova treinamentos e capacitações para desenvolver soft skills e hard skills relacionadas à força de vendas; 
  • Crie programas de incentivo, como prêmios por alcançar metas diferenciadas, benefício para o funcionário do mês, pagamento da universidade ou sorteio de viagens, entre outros exemplos; 
  • Crie dinâmicas internas de incentivo às boas práticas e à criação coletiva; 
  • Ofereça ferramentas de colaboração interna que permitam a integração entre os setores e os dados dos clientes;  
  • Exercite a liderança democrática para dar autonomia aos times e estimular o desenvolvimento de soluções criativas.  

Por fim, lembre-se de praticar comunicação empática com seus públicos interno e externo. Comunicar com clareza, respeitar limites, praticar a escuta ativa, superar padrões em nome da resolução de um problema e usar argumentos sólidos e verdadeiros são algumas das orientações para orientar relações dentro e fora da empresa.  

Manter seus funcionários motivados é fundamental para o crescimento pessoal de cada um, mas é também uma ação indispensável para o crescimento e solidez de uma empresa. Lembre-se que o sucesso do seu negócio depende do seu time. Invista nas pessoas e colha bons resultados!

Saiba mais:

Guia completo sobre qualificação de atendimento  

Cuidar de quem cuida do seu negócio: você 

 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?