this is an h1

this is an h2

Thu Dec 08 11:53:53 BRT 2022
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Atraia mais clientes usando design no varejo de moda

Para se destacar nos negócios, confira dicas essenciais para o cliente se sentir bem com os seus produtos e com o seu atendimento.

· Atualizado em 08/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O design pode ajudar tanto a conhecer os consumidores quanto a organizar a operação da loja de forma criativa e produtiva. Ele ainda pode ser responsável por soluções que muitas vezes otimizam a comercialização não só de uma peça específica, mas também de novos produtos.

Colocando em prática o design no varejo de moda

Os negócios de moda precisam ser muito bem planejados na perspectiva do consumidor para que você o atraia e venda mais - e o design pode ser um diferencial nesse segmento. Com as dicas elencadas a seguir, veja como isso é possível.

1. Entenda o cliente

Identificar vontades, necessidades e desejos dos clientes são alguns pontos de partida, e você pode utilizar a internet e as redes sociais para entender as preferências dessas pessoas. Como cada público tem uma maneira de interação diferente, é muito importante que você compreenda o cliente para ter bons resultados no seu negócio. Quanto maior for o conhecimento sobre ele, maior será a possibilidade de inovar e aumentar a competitividade em relação aos concorrentes.

Entendendo essa linha de raciocínio, pode-se compreender também o perfil dos consumidores para sensibilizá-los com eficiência e atraí-los para sua loja.

Características dos consumidores de moda

O consumidor de moda tem características específicas. Estas são potencializadas pelas épocas ou fases comportamentais e costumam estar atreladas às tendências predominantes que direcionam o consumo.

2. Faça a identidade visual da sua marca

A marca é composta por um nome, por um símbolo ou pela combinação desses elementos, que são destinados a identificar um negócio, seus produtos e serviços. Esse conjunto tem como objetivo diferenciar uma empresa das outras do mesmo segmento, criando, assim, uma relação única e exclusiva com seu consumidor.

A identidade visual, incluindo a marca, está presente tanto em negócios com espaços físicos como no ambiente on-line, desde o seu cartão de visita até o perfil da empresa nas redes sociais. Por isso, ela precisa ser compreensível, ligada aos produtos comercializados e, principalmente, conectada com seu cliente.

A primeira etapa consiste em criar um logotipo que passe informações visuais diretas e claras. Cada detalhe de seu desenho, incluindo as cores, o tamanho e o tipo ou forma das letras, faz com que ele seja mais ou menos lembrado.

Com a logomarca feita, crie etiquetas próprias, dando uma identidade visual ao seu produto. Gráficas rápidas confeccionam desde etiquetas de preço a etiquetas técnicas e promocionais. Uma outra ideia é a etiqueta de marca, produzida em metal ou bordado, que pode ser colocada nas roupas. Cartões de visita também são uma ótima opção para divulgação, pois podem ter informações como telefone, endereço e redes sociais para contato.

3. Valorize o produto

Um produto divulgado facilita a compra e a venda, e você pode utilizar as redes sociais e a loja on-line para isso. A criação de perfis comerciais no Instagram ou no Facebook está cada vez maior e segue a mesma linha de ação da loja on-line, ou seja, quanto mais fotos e informações sobre o produto, maior a chance de o consumidor se interessar e comprar.   

Como essas ferramentas atuam como uma “vitrine”, elas devem estar bem estruturadas para vender eficientemente os produtos do site. Aliás, com o aumento crescente das lojas on-line, torna-se necessária a valorização do produto no e-commerce, e não somente na loja física. Isso inclui: 

  • Publicação de fotos de boa qualidade, que mostrem o produto em todos os ângulos.
  • Descrição clara e objetiva das características do produto.
  • Oferta de cores e tamanhos.
  • Uso de recursos, como música e vídeos.
  • Promoções para atrair e fidelizar o usuário, transformando-o em cliente.

4. Foque a experiência de compra

O consumidor atual, independentemente do estilo, está mais exigente e busca novos atrativos na hora da compra. Entendê-lo é ter em mente que o consumo está ligado à experiência que ele terá. Assim, os vendedores devem conquistar a confiança de todos e tratá-los com igual cortesia. Mesmo no fechamento do negócio, é primordial que o cliente se sinta confortável e satisfeito.

Uma experiência de compra agradável, desde o contato com o vendedor até a hora do  pagamento, proporciona ao cliente uma sensação de conforto e acolhimento. Cliente bem tratado e feliz com a experiência de compra significa um cliente satisfeito, que, além de voltar a consumir seus produtos, vai divulgar a marca para sua rede de relacionamentos.

Saiba mais  

  • Entenda aqui como construir e consolidar a sua marca é uma ação indispensável para garantir o sucesso do seu negócio. 
  • Veja aqui como fachada, vitrine, iluminação e mobiliário são fundamentais para o seu espaço de venda e para você se diferenciar da concorrência. 
  • Confira aqui nossas dicas para atrair mais clientes e se relacionar bem com eles em qualquer ambiente, real ou virtual. 

Siga nossos canais no Telegram para ficar bem informado! São 12 opções para você escolher!


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?