this is an h1

this is an h2

Thu Mar 02 02:43:59 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO
Automação residencial: o que é e como investir em casas inteligentes?

Proliferação do conceito de “smart home”, ou casa inteligente, é oportunidade para empresas que atuam com automação residencial.

· Atualizado em 02/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Assistentes virtuais e eletrodomésticos conectados à internet.

A casa inteligente, que pode ser controlada pelo celular ou por comandos de voz, já é coisa do presente com o avanço da tecnologia nos últimos anos. A automação residencial facilita a rotina das pessoas, gera o interesse do público e fomenta um rico mercado para os empreendedores. 

Enquanto as maiores empresas do mundo, como Amazon e Google, fazem altos investimentos no setor de automação residencial, os pequenos e médios empresários também podem ingressar neste segmento para fornecer os produtos e serviços necessários ao funcionamento de uma casa inteligente, também conhecida como “smart home”. 

Entenda neste artigo do Sebrae o que é a automação residencial, os tipos de automação possíveis, como essa tecnologia facilita a vida das pessoas e como abrir um negócio neste segmento.

O que é automação residencial? 

Automação Residencial é o conjunto de dispositivos eletrônicos e programas (softwares) que permite controlar diversas funções de uma casa, desde a iluminação (incluindo lâmpadas e abertura de cortinas e persianas), temperatura, eletrodomésticos, como geladeira e televisão, até a segurança, integrando sistemas de câmeras e controles de acesso nas fechaduras. 

A automação de todas essas funções de uma casa depende da conexão com a internet, de eletrodomésticos e eletroeletrônicos compatíveis com a internet das coisas (“IoT - Internet of Things”, em inglês) e de um sistema que permita a integração de todos os comandos em um único painel de controle. 

As empresas de automação também são importantes para a ampliação desse mercado.

Elas fornecem e instalam os dispositivos e sensores necessários, garantem a integração de todos os itens ao sistema de automação e ainda auxiliam os consumidores a entender como operar as funções da casa e o correto funcionamento de uma casa inteligente.  

O objetivo da automação é facilitar a rotina doméstica, possibilitar o controle e o monitoramento da casa à distância e também a automatização de alguns processos cotidianos, como acendimento automático de luzes, acionamento programado de dispositivos como cafeteira, aparelho de som, etc. 

Tipos de automação das casas inteligentes

 Confira abaixo alguns exemplos de soluções em automação residencial:

  • Controle de acesso: com fechaduras eletrônicas, é possível gerenciar a entrada de pessoas na residência por meio de biometria (impressão digital ou reconhecimento facial). 
  • Segurança: os sistemas de alarme controlados à distância podem impedir a ação de invasores, possibilitando avisos de aberturas de portas e janelas sem autorização e também a integração com ligação para a polícia em caso de emergências. 
  • Automatização de iluminação: com sensores de presença e lâmpadas inteligentes, é possível programar horários para acionamento e desligamento automático das luzes, evitando o desperdício de energia e promovendo a sustentabilidade.
  • Janela inteligente: equipada com sensores que medem a umidade e a oxigenação do ambiente, otimizando automaticamente a circulação de ar no cômodo. 
  • Sombreamento: com persianas automatizadas, é possível controlar a iluminação natural para economizar energia. A gestão da entrada de luz solar também contribui para o controle de temperatura, e pode ainda ser usada em funções do dia a dia, como programando as persianas para se abrirem junto com o despertador pela manhã. 
  • Controles integrados: a automação possibilita a integração dos diversos sistemas citados acima, facilitando o gerenciamento das funcionalidades pelos moradores, seja no sofá de casa ou fora da residência.

Saiba outros exemplos de automação residencial neste link.

Benefícios da automação residencial

A automação residencial gera várias vantagens para o consumidor final, como as facilidades no controle das funcionalidades das casas por meio de uma única interface, a possibilidade de gerar economia de energia com a automatização da iluminação e do controle de temperatura, além de outros aparelhos eletrônicos que podem ser desligados remotamente. 

O que é preciso para abrir um negócio em automação residencial? 

Com a expansão do acesso à internet e a popularização das tecnologias digitais, cada vez mais as pessoas desejam uma casa inteligente, que possa ser controlada por um único dispositivo e à distância, abrindo um amplo mercado de atuação para os pequenos e médios empresários. 

Para entrar nesse segmento, é preciso abrir uma empresa, com endereço e documentação regular. Depois, é necessário definir que serviços e equipamentos você vai oferecer ao público, o que depende da contratação de funcionários qualificados e também da certificação dos dispositivos. 

Os dispositivos de comunicação utilizados na automação residencial são regulamentados pela Anatel, e todos os equipamentos usados devem atender aos padrões de qualidade definidos por essa agência reguladora

Franquias: uma alternativa para o mercado de casas inteligentes

Uma alternativa interessante para entrar no mercado da automação residencial é abrir um negócio franqueado. Dessa forma, você já começa atuando junto a uma marca consolidada, que tenha um planejamento estratégico para conquistar clientes. 

A falta de experiência não é um impedimento neste tipo de empresa, mas é preciso investir capital, que será convertido em diversas ações do franqueador em benefício dos franqueados. 

Quem pode trabalhar com automação residencial? 

O trabalho em automação residencial envolve diversos profissionais, desde eletricistas, técnicos em telecomunicações, até engenheiros, preferencialmente os especializados em Engenharia de Controle e Automação. 

Esses engenheiros são treinados para projetar máquinas e sistemas de automação complexos, normalmente aplicados à indústria, mas que são a base do funcionamento de uma casa inteligente. 

Os técnicos são os responsáveis por implementar o projeto desenvolvido pelo engenheiro, instalando os equipamentos necessários para automatizar os diversos processos solicitados pelo morador.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?