Guerra na Ucrânia agravou o choque de preços de commodities e energia
Iniciada há mais de dois meses, a guerra na Ucrânia provocou um aumento global nos preços de combustíveis e alimentos que pode durar pelo menos até o final de 2024, aumentando o risco de “estagflação” – estagnação econômica combinada com inflação –, segundo o Banco Mundial.
A Rússia é o maior exportador mundial de gás natural e de fertilizantes e o segundo maior exportador de petróleo. Além disso, Rússia e Ucrânia respondem juntas por quase 1/3 das exportações mundiais de trigo e por 19% das exportações de milho.
É o maior choque no preço das commodites desde anos anos 1970.
O Banco Mundial alerta que os preços da energia podem subir 50% em 2022 enquanto que os preços excluindo energia mas incluindo agricultura e metais devem avançar cerca de 20% neste ano.
Saiba mais:
Sobre o alerta do Banco Mundial clicando aqui e aqui.
Sobre estagflação clicando aqui.
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Confira algumas dicas para aproveitar a Black Friday
A Black Friday é um dos principais eventos de vendas, sendo muito aguardado por consumidores e lojistas. É uma oportunidade de o empreendedor aumentar o seu alcance e vendas. Por isso, o Sebrae-RS elaborou a pesquisa Black Friday: oportunidades identificadas nas redes sociais. Confira os principais resultados! A Black Friday começou nos Estados Unidos com o objetivo de oferecer grandes descontos e atrair os consumidores para as lojas físicas e on-line. De acordo com a Black Friday Global, o crescimento médio global de vendas no período é 663% maior que a média dos outros dias do ano. No Brasil, essa média chega a 819%, com média de gastos de R$311. As lojas físicas acabam despertando menos interesse dos consumidores durante a Black Friday. Quase metade dos consumidores dizem buscar promoções exclusivamente on-line. E, para realizar compras, os dispositivos móveis são os mais utilizados. Também é por meio dos smartphones que os usuários acessam com mais frequência as redes sociais, principal forma de divulgação de muitas lojas. Quando falamos em publicações nas redes sociais, os posts mais comuns são sobre experiências de compras nos anos anteriores. Os usuários também fazem muitos comentários sobre desejos de compra e esperança de encontrar melhores preços na próxima edição. O comentário negativo mais recorrente, de acordo com a pesquisa do Sebrae-RS, é sobre os descontos enganosos. Muitas lojas aumentam os preços na véspera da Black Friday para diminuí-lo no dia do evento. Por esse motivo, o termo “Black Fraude” se tornou comum nesse período. Dicas para o seu negócio A pesquisa trouxe alguns insights que podem fazer diferença para o seu negócio. Confira! Faça ações promocionais com apelo à espera dos clientes pela data. Essa é uma maneira de agregar valor ao produto. Muitas pessoas esperam a chegada da Black Friday para comprar produtos cujo preço acompanharam ao longo do ano. Invista na transparência dos preços praticados ao longo do ano e no dia do evento. Demonstre que você está de fato fazendo promoções significativas e que o seu cliente fará um bom negócio. Cuide da segurança do seu site. Facilite o contato dos consumidores com seu negócio e mostre que sua loja está ativa na web. Fortaleça sua presença nas redes sociais, afinal é onde a maioria dos consumidores está presente. Utilize essas informações e dicas para fazer um bom planejamento das suas campanhas de marketing digital para a Black Friday. Esse é um evento que pode alavancar suas vendas, além de aumentar o seu alcance e engajamento nas redes sociais. Não perca tempo e aproveite a oportunidade! Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-RS: Black Friday: dicas e oportunidades Para saber mais, confira os conteúdos a seguir: Aproveite a Black Friday para vender mais o ano inteiro Como evitar fraudes na sua loja durante a Black Friday?
October, 2024
Hora de preparar combos especiais para a Black Friday 2024
Fique de olho nas datas especiais que vêm por aí e prepare-se, especialmente, para um dos eventos de maior movimento do varejo: a Black Friday de 2024, que este ano acontece no dia 29 de novembro. Essa grande oportunidade anual de alavancar as vendas também é um aquecimento para as comemorações de Natal, Ano Novo e com as tradicionais confraternizações corporativas de fim de ano. Sabe o que isso significa? Hora de muitos petiscos, comes e bebes, portanto, é o momento de preparar um cardápio especial para atender à demanda dos consumidores. E uma das grandes pedidas para essa época de Black Friday é a oferta de combos práticos e criativos. Os combos são combinações de produtos cuja venda é uma boa oportunidade tanto para o cliente (menor custo) como para o estabelecimento (mais vendas e mais lucro). Entre as vantagens de oferecer combos em datas especiais, podemos destacar: o aumento do valor do ticket médio, a captação de novos clientes, maior visibilidade do seu negócio, a satisfação dos clientes, associação de produtos que têm pouca saída e a fácil montagem dos produtos. É claro que o segredo para a venda dos combos está no marketing, pois o cliente precisa “comprar” a ideia de vantagem: em vez de um produto do cardápio, o combo oferta vários produtos com um preço atrativo, então, é essencial pensar em uma campanha promocional. Sugestão de combos É importante lembrar que os combos são um diferencial que têm como objetivo trazer uma vantagem para o cliente, então, eles precisam ser realmente atrativos, criativos e especiais, e qualquer empresa do setor de alimentos e bebidas pode montar um ou mais combos para oferecer aos seus clientes. Geralmente, os combos promovem uma economia final nos custos para o consumidor entre 7% e 15%. Veja a seguir algumas ideias para montar um combo no seu negócio. Clássico: lanche + bebida + acompanhamento (ex. batata frita/sobremesa); Comida + bebida + sobremesa; Combos de datas comemorativas (Black Friday); Combos temáticos criativos; Combos com edição limitada; Combos para a família (para atender a partir de três pessoas); Combos com combinações exclusivas do seu cardápio (que dependem do produto com o qual você trabalha); Combo da semana; Combo pague 1 leve 2. E muitos outros que a sua imaginação inventar… não há limite para a criatividade na hora de pensar o seu cardápio. Aproveite a Black Friday, começando com um esquenta, e crie combos para lucrar durante todo o mês de novembro. Aproveite para fazer pesquisas sobre os combos com os seus clientes, fique atento aos feedbacks e colha sugestões para criar outros ao gosto do seu público. Alguns cuidados Siga algumas dicas que preparamos para você arrasar nos pedidos e lucrar com os combos. Avalie os hábitos dos seus clientes; Pense em combos promocionais com produtos que não estejam em alta no mercado; Faça a ficha técnica para uma boa precificação; Combine produtos que têm boa procura com os que têm menos aceitação; Faça boas fotos dos combos para a divulgação; Crie um cardápio exclusivo; Prepare seu delivery; Mensure os mais pedidos para aproveitar na divulgação; Pense em algum brinde (já incluso no preço de venda) ou sorteio; Que tal pensar em um cardápio digital? Inovação é com o Sebrae. Solicite um agente local de inovação na sua empresa e fique por dentro das últimas novidades. Nosso número é o 0800 570 0800.
October, 2024
Como vender mais na Black Friday: estratégias para o sucesso
A Black Friday é um evento anual aguardado com ansiedade por consumidores e lojistas. É a maior temporada de vendas do ano. A data vai se aproximando e a expectativa de promoções imperdíveis aumenta, uma oportunidade de ouro para você, empreendedor e empreendedora, aumentar as suas vendas. Se você deseja aproveitar ao máximo essa data e descobrir como vender mais na Black Friday em 2024, leia esse artigo até o final e aprenda estratégias poderosas que irão ajudá-lo a se destacar e aumentar suas vendas.
October, 2024
Baixe planilha gratuita de precificação para vender nos marketplaces
Quem decidiu expandir seus negócios para plataformas do tipo marketplace deve se ligar na precificação, ou seja, na definição do valor cobrado pelos produtos e serviços oferecidos. Cada um dos gigantes brasileiros do setor possui suas próprias regras, o que influencia a margem de lucro do empreendedor que busca a parceria. Saber qual preço cobrar é sinônimo de vender bem. Por isso, o Sebrae criou uma planilha pra ajudar o empreendedor a chegar no valor ideal para se manter na vitrine de uma grande loja virtual. A Calculadora de Marketplace ajuda a definir montantes justos, mantendo o equilíbrio para se negociar on-line com rapidez, visibilidade e, claro, mais retorno para o negócio. Quais são os custos para entrar (e ficar) no marketplace? O marketplace representa uma forma viável de alavancar seus negócios utilizando o serviço de grandes marcas com custos reduzidos. Mas eles existem, não é mesmo? Os principais são: Taxas sobre as vendas: é um percentual ou comissão sobre o faturamento com a venda de cada produto, que vai de 5,99% a 30%, dependendo do marketplace. Frete: quando o envio é feito pela operação do próprio marketplace, é cobrado um fixo que varia de acordo com a categoria e as características do produto, bem como com o relacionamento do vendedor com a plataforma. Além disso, é preciso estar em dia com a documentação que costuma ser exigida, principalmente pelas grandes redes de varejo, antes da autorização para vender no espaço virtual. Ex.: Inscrição na Receita Federal como pessoa jurídica (CNPJ); Certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários; Contrato social atualizado; Aquisição de sistema para emissão de nota fiscal; Contrato assinado com a empresa de marketplace. É possível calcular os números ideais para operar em marketplace? A resposta é “sim”! E, para facilitar a sua vida, você pode baixar a planilha de precificação para marketplaces, que também pode ser chamada de calculadora de marketplace. Desenvolvida pelo Sebrae, ela é uma ferramenta de apoio na construção da estratégia de preços para a venda on-line de seus produtos/serviços. Quais são os requisitos para usar a calculadora de marketplace? Ao usar a calculadora de marketplace, é importante verificar: Os produtos que irá comercializar; A taxa da categoria dos produtos; Quanto pagará de frete; Qual a margem de contribuição desejada; Caso já venda em marketplaces, a quantidade de produtos vendidos para analisar e construir a melhor estratégica de margem x giro; Os preços praticados pelos concorrentes. Ah, vale lembrar que, com a Calculadora de Marketplace, você também poderá estimar o impacto dos descontos praticados. A planilha está em formato xlsx (planilha editável), bem simples de usar. E então, que tal descobrir agora mesmo se você está cobrando preços adequados pelos seus produtos? Onde eu encontro a calculadora de marketplace? Você está a um clique de ter a sua! Baixe AQUI a calculadora de marketplace do Sebrae e seja um craque na precificação! Quer mais informações sobre marketing em seu empreendimento? Participe do nosso grupo do Telegram. Telegram Sebrae Marketing Digital Conteúdos exclusivos sobre o mercado digital. Conecte-se com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.
October, 2024
10 estratégias de vendas online: como turbinar seu negócio na internet
Você deseja impulsionar as vendas do seu negócio online? No mercado atual, as estratégias de vendas online são essenciais para alcançar o sucesso. As oportunidades digitais são vastas e podem trazer resultados expressivos para microempreendedores e pequenos empresários. Neste artigo, exploraremos as principais estratégias de vendas online, fornecendo dicas práticas para turbinar seu negócio na internet. Porque vender online? O comércio eletrônico tornou-se um dos canais de vendas mais lucrativos nos dias de hoje. Com o avanço da tecnologia e o aumento do acesso à internet, vender online oferece inúmeras vantagens para o seu negócio, como: 1. Alcance global: A possibilidade de ampliar a sua base de clientes no mundo inteiro e a inserção do seu produto em novos mercados. 2. Baixos custos operacionais: Menos gastos com aluguel de espaço físico e funcionários. 3. Facilidade de gerenciamento: Ferramentas online e aplicativos simplificam o controle do estoque e das vendas. 4. Maior personalização e relacionamento: A capacidade de personalizar a experiência do cliente e aumentar a satisfação pós compra, através de um atendimento rápido e eficiente. Aproveite o potencial do mercado digital e comece a turbinar suas vendas online agora.
August, 2024
Mapeamento de Marketplaces para Pequenos Negócios venderem online
A Importância dos Marketplaces para Pequenos Negócios Os marketplaces são plataformas que reúnem diversos vendedores em um único ambiente virtual, permitindo que os consumidores encontrem uma variedade de produtos e serviços em um só lugar. Essas plataformas oferecem várias vantagens, como maior visibilidade, acesso a um público amplo, e facilidades logísticas e de pagamento. Por Que Vender em Marketplaces? Otimização dos Recursos: Montar um e-commerce próprio demanda tempo e investimento. Integrar-se a um marketplace permite que você aproveite uma plataforma já estabelecida, economizando em desenvolvimento e marketing. Alcance de Clientes: Os marketplaces investem continuamente em marketing e atraem uma grande audiência, o que aumenta a visibilidade dos seus produtos e a probabilidade de vendas. Meios de Pagamento Seguros: Essas plataformas oferecem meios de pagamento confiáveis e opções antifraude, garantindo a segurança das transações. Dados para Gestão: Relatórios detalhados sobre vendas e desempenho ajudam a planejar estratégias e promoções de forma mais eficaz. Interface com Ferramentas de Gestão: A integração com ferramentas de gestão facilita a administração do negócio e a análise de dados. Conheça o Mapeamento de Marketplaces do Sebrae O Sebrae preparou um material abrangente, composto por um mapa que permite visualizar os 157 marketplaces de maior relevância, separados por área e foco de atuação. Este mapeamento inclui links, informações sobre os ramos de atuação, público-alvo, regras para participação e descrições detalhadas de cada marketplace. Segmentos de Mercado O mapeamento está dividido em diversos segmentos, incluindo: Varejo Alimentos e Bebidas Beleza Educação Bem-estar Turismo Negócios Pet Moda Comunicação Mercado Digital Economia Criativa Reparação Veicular e Automotores Casa e Construção Serviços Profissionais Logística e Transporte Agronegócio Exemplos de Marketplaces Mapeados Varejo: Amazon, Mercado Livre, Americanas.com Alimentos e Bebidas: iFood, Rappi, Zé Delivery Moda: Dafiti, Renner, Netshoes Casa e Construção: Leroy Merlin, Madeira Madeira, Mobly Como Utilizar o Mapeamento O mapeamento oferece uma ficha detalhada para cada marketplace, com informações sobre custos, formas de cobrança, pré-requisitos, critérios de avaliação e o processo para se tornar um vendedor. Isso permite que você escolha a plataforma que melhor se alinha ao perfil do seu negócio. Acesse o Mapeamento Completo Para ter acesso ao mapeamento completo dos marketplaces e aproveitar todas as oportunidades que essas plataformas oferecem, baixe os guias elaborados pelo Sebrae: Mapa Sebrae de Marketplaces Infográfico: Como Vender em Marketplaces Estar presente nos marketplaces certos pode transformar o futuro do seu negócio, aumentando sua visibilidade e suas vendas. Não perca essa oportunidade de crescer no mercado digital com o apoio do Sebrae.
July, 2024
Participar de licitações ficou ainda mais fácil
Você sabia que vender ou prestar serviço para o governo é uma ótima alternativa para expandir os seus negócios? E engana-se quem pensa que só as grandes empresas estão aptas a concorrer nos processos de contratações públicas. Por isso, você, que é empresário de pequeno negócio, microempreendedor ou agricultor familiar, que tal, hoje mesmo, começar a diversificar sua carteira de clientes e se tornar ainda mais conhecido? Tudo isso pode estar na palma da sua mão com o aplicativo Compras.gov.br, disponível para celular ou tablet. E tem mais, você sabia que muitas empresas crescem e superam suas metas vendendo produtos e serviços para o governo? Você só precisa de um celular e acesso à internet para participar desse mercado. Então, capacite-se no SEBRAE e comece a fornecer para o governo. O Compras.gov.br foi desenvolvido pelo governo federal, em parceria com o SEBRAE, para ampliar a competitividade e a transparência nas compras públicas. Para o SEBRAE, o aplicativo assume uma relevância ainda maior, porque ele será a porta de entrada para as micro e pequenas empresas do país que ainda desconhecem o mercado das compras públicas. A iniciativa também representa um importante passo para modernizar a lógica de licitações no Brasil. Para você, empresário que já conhece ou fornece produtos e serviços para a administração pública, o aplicativo facilitará a pesquisa de oportunidades de fornecimento que se encontram em aberto com apenas um clique na palma da sua mão. Para você que ainda não é fornecedor do governo, é possível realizar seu credenciamento direto no aplicativo, e, assim, participar dos processos de contratação governamentais. É muito fácil. Você poderá instalar o aplicativo por meio das lojas Google Play e Apple Store, pesquisando por Compras.gov.br. Fique de olho na segurança! Não aceite instalar o Compras.gov.br de fontes desconhecidas. Depois de instalar, selecione a opção “credenciar minha empresa”, usando seu CPF ou CNPJ. Com o aplicativo, é possível credenciar pessoa física ou jurídica no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). Lembre-se de que o cadastro no Sicaf é o primeiro passo para que fornecedores (empresas ou pessoas físicas) comecem a vender para os órgãos do governo. Após acessar o aplicativo, por meio do site Gov.br, e se cadastrar no Compras.gov.br, você deve selecionar as linhas de fornecimento relacionadas com os produtos e os serviços que você vende. Ao selecionar as linhas de fornecimento de seu interesse, o aplicativo irá filtrar e mostrar apenas as oportunidades relacionadas relevantes para você. O app também permite a leitura e o download dos editais oferecidos. Quer ficar sabendo de alguma oportunidade assim que ela acontecer? Ative as notificações e escolha quais tipos de mensagens deseja receber. Em breve, o aplicativo permitirá o envio de propostas e lances. Confira algumas das funcionalidades já disponíveis do compras.gov.br: Central de mensagens: acesso a informações sobre o aplicativo (como atualizações, compras, novidades, avisos de manutenções programadas, lançamentos e orientações); Filtros: configuração de filtros de acordo com a linha de fornecimento da empresa para o recebimento de avisos de licitações publicadas; Licitações: visualização de detalhes das licitações, como objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, itens licitados etc.; Download do edital: disponibilização da versão completa do documento; Compartilhar licitações: envio das informações da licitação, com link para visualizar os itens e realizar o download do edital, por e-mail e redes sociais. Ficou em dúvida? Não se preocupe. Preparamos tutoriais completos, com orientações e dicas para você extrair o máximo possível dos recursos disponíveis no aplicativo, como as funcionalidades para micro e pequenas empresas (MPEs), fluxo rápido, acesso ao sistema, credenciamento de CNPJ e CPF no Sicaf, cadastro no Compras.gov.br, linhas de fornecimento, funcionalidades disponíveis, política de privacidade, termo de uso, ajudas e até mesmo a recuperação de contas no Gov.br. Veja agora mesmo! Cadastro no Compras.gov.br Credenciamento de CNPJ no Sicaf Credenciamento de CPF no Sicaf Funcionalidades para MPE / Fluxo rápido / Acesso ao sistema Funcionalidades disponíveis Política de Privacidade / Termos de Uso / Sobre o aplicativo / Ajuda Recuperação de conta do gov.br Linhas de fornecimento Em caso de dúvidas ou sugestões sobre o aplicativo procure a Central de atendimento por meio dos seguintes canais: Atendimento via portal (preferencial) Atendimento telefônico: 0800 978 9001 Perguntas Frequentes
July, 2024
Veja como aplicar suas estratégias de marketing digital no Tik Tok
O TikTok tem um bilhão de usuários em todo o mundo e faz muito sucesso com vídeos divertidos e curtos. O empreendedor não pode deixar de lado essa oportunidade de negócios, com tantas pessoas conectadas. A pergunta não é mais se você deve estar nesse canal, mas de que forma você vai participar do TikTok? Se você quer estar com o seu cliente, então, entre na plataforma, veja, conheça e comece a publicar. O Tik Tok é uma plataforma de entretenimento colaborativa, ou seja, o seu conteúdo é feito pelos participantes da rede. E os usuários são de todas as idades, dos mais jovens aos idosos. Uma característica essencial da plataforma é a autenticidade. Por isso, procure fazer vídeos próprios, da vida real do seu negócio, sem copiar formatos. Por exemplo, se você tem uma oficina mecânica, pode mostrar formas de prevenção e manutenção de algum automóvel, gravando dentro do seu estabelecimento. É um conteúdo educativo e relevante. De maneira simples, você pode mostrar os bastidores da sua empresa ou como o seu produto vai embalado para o cliente. Se você trabalha com doces, pode mostrar a preparação e a cozinha. Tudo isso mostra que são vídeos reais, feitos por pessoas. Isso aproxima as marcas e empresas dos clientes. Hoje, um consumidor não compra um produto, ele se relaciona com uma marca ou empresa. O relacionamento com o cliente é fundamental e, prioridade em uma plataforma como o Tik Tok. A pequena empresa já possui esse diferencial de estar bem próxima ao seu cliente. Utilizar o TikTok pode potencializar essa aproximação e a fidelização do consumidor. Comunidades relevantes para o seu negócio Entender qual é o seu público também é fundamental. E, no TikTok, você precisa entender quais são as comunidades relevantes para o seu negócio. Se você tem um restaurante, procure saber quem tem interesse pela culinária e gastronomia. Se for um restaurante italiano, você pode trazer um prato típico da Itália, mas que no Brasil é servido diferente. Pode trazer curiosidades sobre a cultura e culinária dos dois países, entre outros temas. Você não precisa, necessariamente, produzir conteúdo sobre o seu segmento em específico. A importância de conhecer a comunidade é você descobrir outros interesses e também fazer conteúdo a partir deles. É possível descobrir e ampliar suas audiências com essa estratégia. Além disso, você pode fazer testes. Se você publicou um conteúdo que gerou engajamento, mas depois teve outro que não foi tão bom, você já tem um termômetro do que vai funcionar com o seu público. A observação da concorrência também pode ajudar. Você pode ficar de olho no que outras pessoas estão publicando e dando certo. Anúncios No TikTok também é possível criar e publicar anúncios. O TikTok Ads permite que você determine a meta da sua campanha de anúncios, que pode ser obter mais alcance, reconhecimento ou tráfego. Também é possível segmentar seu público e indicar o valor diário ou vitalício que deseja investir na campanha. Assim, como outras plataformas, é possível mensurar sua ação por meio de ferramentas Analytics. Um diferencial é que não importa o número de seguidores para a entrega dos anúncios ou conteúdo. O algoritmo leva em consideração os interesses do usuário. Assim, os vídeos chegam para os usuários que demonstraram interesse pela temática, mesmo eles não sendo seguidores do perfil. A capacidade de entrega passa a ser maior, logo o alcance, também. Aproveite mais esse canal de relacionamento e comunicação com o seu cliente. Faça tutoriais, mostre os bastidores, dê dicas, utilize todos os recursos que a plataforma oferece para aumentar o seu alcance e conquistar mais clientes. Texto feito a partir do vídeo do Sebrae SP: Seu cliente está no TikTok, e você? Para saber mais, leia os textos a seguir: Aprenda a vender mais com a audiência do TikTok Pequenos negócios podem explorar recursos do Tiktok para se aproximar de clientes
July, 2024
A gestão das redes de franquias
Análise de viabilidade O crescimento por meio do franchising tem se mostrado uma estratégia viável para um grande número de empresas. Mas, os casos de sucesso relatam um trabalho minucioso de planejamento e de avaliação do próprio negócio e do modelo que se pretende franquear antes da implementação de qualquer plano de expansão. É fundamental que a empresa conheça o mercado onde já atua e que identifique aqueles onde pretende atuar, considerando suas vantagens competitivas, suas chances de crescimento e os riscos a serem minimizados - o que deve ser feito antes de escolher qual será o melhor canal de distribuição para seus produtos e serviços. Após a análise e o estabelecimento de estratégias para o próprio negócio, a empresa precisará estudar a viabilidade do modelo de negócio que pretende franquear. Por essa razão, toda formatação de franquia inicia-se com a análise de franqueabilidade do negócio, seguida da elaboração de um plano de negócios para a unidade franqueada, verificando, assim, se o modelo se sustenta. Antes de negociar o direito de uso de marca com terceiros, o empreendedor deve ter certeza de que o negócio é replicável, ou seja, franqueável. A análise de franqueabilidade avalia se a empresa dispõe das condições necessárias para ser formatada em unidades de franquia. Definir e compartilhar a missão, a visão e os valores da empresa também é fundamental para a compreensão e a manutenção do seu modelo. O sistema de franchising requer uma visão de longo prazo, com monitoramento e inovação constantes para adequação da sua estratégia aos desafios do mercado. Plano de marketing O primeiro cliente a ser conquistado por uma franquia é o seu franqueado. Será ele que, uma vez convencido do valor da marca, irá primeiramente divulgá-la nos mercados onde for atuar. O plano de marketing elaborado pela franquia contará, e muito, com o engajamento do franqueado para que as ações planejadas alcancem o resultado esperado. Muitos são os relatos de franqueadores que desenvolveram campanhas inteiras, acreditando estar fazendo o melhor pela rede, mas que não conseguiram motivar seus franqueados a colocá-las em prática porque faltou comunicar a eles os objetivos a que o plano se propunha. Os melhores planos são aqueles que unem a visão do franqueador à experiência exercida pelo franqueado. De fato, agradar a todos é uma tarefa praticamente impossível, mas uma vez que os planos de marketing utilizarão os recursos provenientes do fundo de propaganda, para o qual todo franqueado contribui com parte do seu faturamento, é razoável compreender que ele queira participar com opiniões sobre as ações que serão propostas. Nesse sentido, para tornar a gestão de marketing mais efetiva, a rede deve contar com a motivação de seus franqueados. E, para ampliar o alcance das ações de marketing da franquia, a solução que se apresenta é a criação de um conselho onde haja a participação de representantes dos franqueados, mesmo que ele seja consultivo e não deliberativo. O sistema operacional da rede O sistema operacional da franquia envolve a definição de todos os processos de compra e venda de insumos, produtos, serviços e equipamentos. E, de acordo com cada modelo de negócio, também estão no sistema as relações entre franqueadores, franqueados, fornecedores e clientes da rede. Um sistema operacional sólido é aquele que permite a satisfação do cliente e a rentabilização para franqueadores e franqueados, por isso é importante definir como ocorreram essas relações e quais serviços serão oferecidos. Será fundamental, por exemplo, que o franqueador decida se será fornecedor dos produtos ou se haverá uma central de compras ou fornecedores homologados que serão contatados diretamente pelo franqueado. Além disso, é essencial que o franqueado saiba onde, como e quanto comprar e de que forma esses produtos serão distribuídos e entregues aos clientes. Ter um sistema operacional bem definido ajuda tanto o franqueador quanto o franqueado na gestão dos negócios. Por essa razão, os franqueadores incluem diversos serviços em seus sistemas, como análise e escolha do ponto, abertura da empresa, treinamento pré-operacional, assistência para a inauguração da unidade, suporte em gestão e todo o apoio necessário durante a vigência do contrato. Quanto mais experiência adquirir, mais o franqueador aprimora seu sistema operacional, incluindo novos serviços e treinamentos que auxiliarão na gestão das franquias e, ao mesmo tempo, na supervisão para a manutenção dos padrões por ele definidos. Unidades próprias e unidades franqueadas A existência de unidades próprias de uma franquia justifica-se para que, por meio delas, o franqueador tenha condições de avaliar a operação e os resultados que podem ser obtidos com o modelo e para que possa utilizá-las como teste para as inovações que serão posteriormente disponibilizadas para todos os franqueados. Mantendo uma operação própria, o franqueador saberá avaliar como o mercado reage às estratégias estabelecidas pela franquia, conhecerá a demanda por seus produtos e serviços e poderá verificar a rentabilidade alcançada. Essas unidades podem ser abertas para desenvolver novos mercados sem que o franqueador recorra a franqueados para isso. Essa tem sido uma estratégia adotada por várias franquias ao iniciar seu processo de internacionalização. Muito diferente desse posicionamento é aquele em que unidades próprias concorrem diretamente com unidades franqueadas, disputando o mesmo mercado ou oferecendo produtos e serviços que os franqueados são impossibilitados de disponibilizar. Nesse sentido, é válido ressaltar que unidades próprias não devem existir para canibalizar o sistema. Para que a coexistência de unidades próprias e franqueadas não se caracterize como uma concorrência desleal, é imperioso manter a mesma política de preços, de promoções e de marketing para toda a rede. O conflito no relacionamento entre franqueadores e franqueados tem sido avaliado como o principal problema para a gestão de franquias. Mesmo que não possam ser todos eliminados, esse, ao menos, pode ser evitado. Logística de distribuição A logística de distribuição é um dos fatores críticos de sucesso de uma franquia por impactar o preço final dos produtos e a confiabilidade quanto ao suprimento dos estoques das unidades franqueadas. Um grande desafio para o franqueador é estabelecer um sistema de logística de distribuição de produtos para a rede que tenha um nível ótimo de eficiência e eficácia, uma vez que os custos logísticos podem tanto estimular quanto inviabilizar a operação da franquia. Na prática, o nível de serviço logístico varia de uma franquia para outra, mas o principal objetivo sempre será a satisfação do cliente. Para algumas, o diferencial estará no prazo de entrega; para outras, na disponibilidade de estoque. Em ambos os casos, o nível será medido da recepção do pedido até a entrega do produto ao cliente, não esquecendo que exigências legais ou necessidade de atendimento ao cliente podem exigir um serviço de apoio posterior à venda ou de logística reversa. Muitas vezes, a opção pela distribuição dos produtos deve-se à manutenção do segredo do negócio ou do padrão de qualidade exigido na elaboração dos produtos, mas as condições estabelecidas pela franquia para a distribuição precisarão levar em conta a viabilidade do negócio para o franqueado. Posicionamento da marca No sistema de franquias, uma empresa terá o direito de utilizar a marca de outra e de comercializar seus produtos e serviços, gerando no consumidor a expectativa de ver o mesmo modelo de negócio nos diversos locais onde ele se deparar com aquela marca. Mas, quando pensamos nas redes de franquias espalhadas por todo o território nacional, e até mesmo no exterior, logo percebemos que a manutenção do posicionamento da marca não é tarefa fácil. Mesmo que pensemos numa expansão para apenas alguns estados, as diferenças socioculturais e de mercado exigirão um grande esforço do franqueador para que a identidade da marca não se perca. Na gestão da rede, deve-se avaliar até que ponto poderão ser feitas adequações ao modelo sem que ele se descaracterize. Também é presico estabelecer como será feito o controle sobre o uso da marca para que ela continue sendo percebida como única, independentemente do local onde suas unidades estejam instaladas e de ações pontuais de marketing criadas para atender a necessidades específicas de alguns mercados. Torna-se fundamental, portanto, o planejamento estratégico de marketing e de comunicação integrada em toda a rede para que a marca não sofra agressões a ponto de prejudicar sua imagem. Isso não implica desconsiderar as observações feitas pelos franqueados nem ignorar as diferenças dos mercados locais, mas exige o estabelecimento de uma comunicação padronizada para a rede, com valores, missão e visão comuns a todos. Estrutura interna para gestão da rede Inicialmente, enquanto houver um número reduzido de franqueados, a estrutura interna da franqueadora preparada para atender à rede será pequena, bastando ser composta por profissionais com perfil multidisciplinar, que conheçam a operação e que sejam capacitados para atuar dentro do sistema de franchising. Mas, desde o primeiro momento, a gestão de uma rede de franquias tem necessidades distintas da operação própria do franqueador, de modo que sua estrutura interna precise ter algumas áreas fundamentais para atendimento aos franqueados, como: operações, marketing e vendas, administração e setor financeiro. Mesmo havendo a contratação de consultoria especializada para a formatação da franquia, caberá ao franqueador e à sua equipe todo o trabalho de gestão da rede, incluindo a captação e a seleção de franqueados. O sistema de franquias envolve a oferta, ao franqueado, de um grande número de serviços presenciais ou a distância. Não basta conhecer a operação do negócio. O suporte à rede inclui atividades que a operação própria não exige, como os que envolvem o treinamento do franqueado e sua equipe, a implantação, o monitoramento e o suporte à unidade franqueada. Algumas dessas funções poderão ser realizadas pelo franqueador e por funcionários que atuem na unidade própria da franquia, mas a estrutura interna deverá aumentar de acordo com o crescimento da rede e a necessidade de manutenção da qualidade no atendimento aos franqueados e clientes. Gestão de pessoas Onde há pessoas existe a chance de conflitos. Essa parece uma frase simplesmente pessimista, mas seu objetivo é ressaltar a importância que deve ser dada à gestão de pessoas nas redes de franquias. Os conflitos podem até ser encarados como fatores que estimulam as mudanças, mas devem ser administrados para que a crítica não se torne um empecilho à gestão e à motivação dos franqueados. Desse modo, parte-se do princípio de que todo problema requer uma solução. O franqueador precisará exercer sua liderança e envolver-se diretamente no relacionamento com seus franqueados, já que ele é o modelo de sucesso no qual os franqueados desejam espelhar-se. Com o crescimento no número de unidades, sua presença será mais pontual e haverá a participação mais intensa dos consultores de campo. Ainda assim, suas diretrizes precisarão continuar a ser sentidas pelos integrantes do canal. Se, inicialmente, pertencer a uma rede é um fator determinante para a compra da franquia, com o passar do tempo, seguir os padrões e as determinações da franquia pode ser motivo de insatisfação do franqueado por ele considerar-se apto a resolver sozinho todas as questões, mas ser impedido de promover as mudanças que deseja. Cabe ao franqueador, então, saber ouvir e manter uma boa comunicação com todos os franqueados, sendo proativo e se antecipando para solucionar os problemas apontados pelos consultores de campo e pelos próprios franqueados. Saiba mais Clique aqui para aprender como treinamentos são essenciais para qualidade da franquia!
June, 2024
Jornada MEI: Copywriting e Neuromarketing: técnicas para vender mais
No mundo dos negócios, vender é mais do que um simples processo de transação. É uma habilidade fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, especialmente para os micro e pequenos empresários. Dominar as técnicas de vendas não apenas impulsiona as vendas imediatas, mas também desempenha um papel crucial no fortalecimento da marca e no crescimento contínuo dos negócios. Imagine isso como a peça-chave que destrava portas e conecta os clientes ao coração do seu negócio. É o entendimento profundo das estratégias persuasivas, como o neuromarketing e o copywriting, que capacita um empreendedor a fechar vendas de maneira mais eficaz, transformando simples interessados em compradores entusiasmados. Além disso, o domínio dessas técnicas vai além do ato de vender. Elas são a força motriz que constrói a percepção e a confiança em torno da marca, tornando-a memorável e desejável. Ao empregar essas habilidades, os empresários não apenas garantem o sucesso das vendas, mas também estabelecem uma base sólida para o crescimento sustentável, alavancando os negócios para um patamar mais alto no mercado competitivo. É esse conjunto de técnicas e estratégias que faz com que os empreendedores se destaquem, influenciando a jornada do cliente, gerando relacionamentos duradouros e estabelecendo uma presença forte e impactante no cenário empresarial. Vender é um desafio, principalmente para pequenos negócios. Conheça agora técnicas poderosas, como o neuromarketing e o copywriting, que ajudam a conquistar clientes e aumentar as vendas, mesmo com recursos limitados.
June, 2024
Aproveite as férias de inverno para aumentar suas vendas
Todo mês de julho é marcado pelas férias escolares e pelas temperaturas mais baixas do inverno. Os comerciantes podem aproveitar esses dois fatores para aumentar suas vendas e faturar mais nesse período. Setores como varejo de moda, gastronomia, turismo e prestação de serviços de reparação e manutenção de veículos, por exemplo, podem explorar o momento e investir em criatividade, inovação e qualidade. Essas características são fundamentais em qualquer época do ano, mas, em períodos sazonais, elas devem ser bem aproveitadas para atrair um público diferenciado. Planejamento Embora seja um período curto, se bem planejado, ele pode gerar lucros e atrair novos clientes para conhecer os produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa. Para garantir o sucesso das ações adotadas, fazer um levantamento do estoque, estabelecer metas e prazos e avaliar a necessidade de contratação de mais funcionários para o período é fundamental. O planejamento deve levar em conta o público-alvo e as metas a serem alcançadas durante o mês de férias. Ao final, deve-se fazer uma avaliação dos resultados para analisar pontos positivos e negativos. Essa ação é imprescindível, já que vai orientar planejamentos futuros. Clique aqui e compreenda as técnicas para aumentar e melhorar suas vendas Oportunidades A temporada de férias de inverno representa uma ótima oportunidade para alguns segmentos. Para o mercado da moda, por exemplo, é o período para queimar o estoque de peças de frio e se preparar para apresentar as novas coleções. Varejo de moda Os lojistas do varejo de moda devem atentar para a vitrine, organizando, de forma criativa e chamativa, as peças de destaque e as tendências da temporada. Eles também devem ficar de olho na próxima temporada de outono/inverno, para planejar melhor as ações de vendas do ano seguinte. Gastronomia Os setores ligados à gastronomia também devem investir em atrativos, como um cardápio especial, com caldos e sopas, além de carnes e sobremesas quentes. Organizar uma noite de queijos e vinhos pode ser atrativo para restaurantes que oferecem esse tipo de serviço. Até mesmo as sorveterias podem fazer adaptações no cardápio para não perder a clientela, disponibilizando caldas ou chocolates quentes. Elas também podem apresentar novidades, como fondues de sorvetes ou panquecas quentes com sorvete. Turismo O turismo é outro setor favorecido nessa época. Oferecer roteiros para quem gosta de frio, como para as regiões serranas de Minas Gerais ou do Rio de Janeiro, além de pacotes para a região Sul, como Gramado e Canela, tem bastante aceitação. Outra ideia é promover pacotes de férias para quem deseja fugir do frio, com opções para visitar as praias do Nordeste ou se aventurar no ecoturismo na região da Amazônia. Pacotes internacionais com preços acessíveis também têm procura garantida. Reparação de veículos O período ainda favorece o segmento de prestação de serviços de reparação e manutenção de veículos automotores, principalmente porque muitas famílias aproveitam as férias para viajar. É importante que o empresário do setor preste atenção na qualidade dos serviços, investindo na qualificação da mão de obra e na agilidade da execução dos reparos e ajustes, já que esses fatores são essenciais para satisfazer o cliente. Promoções Em relação a empreendimentos do comércio varejista, organizar liquidações e realizar queima de estoque também são boas opções para as férias de inverno. Como essa já é uma ação comum no período, o comerciante deve planejar meios para atrair a clientela. Aproveitar a facilidade de divulgação nas redes sociais é uma iniciativa barata e, se bem executada, pode trazer resultados rápidos para a empresa. Inclusive, é possível realizar uma promoção de inverno voltada especificamente para os internautas, com sorteio de brindes ou cupons de desconto. Outra sugestão para fidelizar o cliente é organizar uma lista com os contatos dos compradores mais assíduos e avisá-los das ofertas promocionais com antecedência. Ideia de negócio Quem deseja investir em um negócio temporário tem a opção de organizar uma colônia de férias, que pode ser voltada para os mais diversos públicos e faixas etárias: bebês, crianças, adolescentes ou idosos. A vantagem desse tipo de empreendimento é que ele pode ser de pequeno, médio ou grande porte, organizado em área urbana ou rural, e pode agregar lucros com a venda de lanches e brindes. Clique aqui e conheça as Ideias de Negócio do Sebrae
June, 2024
Prepare seu negócio para a temporada de festas juninas!
Tradição no calendário cultural brasileiro, as festas juninas se consolidaram como uma das datas mais importantes para o comércio, especialmente para os pequenos negócios A temporada representa uma ocasião incrível para atrair a atenção dos consumidores e aumentar suas vendas, em diversos segmentos. Em alguns lugares do Brasil, os festejos estendem-se até julho, o que gera ainda mais oportunidades de negócio para a sua empresa. Nesse sentido, para ajudar você a aproveitar ao máximo o potencial da festa junina no seu negócio, o Sebrae preparou este conteúdo. Acompanhe nossas dicas e inspire-se para aumentar suas vendas nos meses de junho e julho! Planeje-se para vender mais Além de fortalecer o relacionamento com os clientes antigos, as festas juninas também são uma ótima oportunidade para atrair novos consumidores. Por isso, é importante fazer um planejamento de ações e estratégias que irão ajudá-lo a vender mais. A recomendação é conhecer muito bem o que você vende e ter claro qual é o seu público. São muito bem-vindas parcerias com produtores ou fornecedores locais que façam produtos relacionados com festa junina. Reveja seu portfólio de produtos e serviços com o olhar mais voltado para o tema. Observe tudo aquilo que pode ser aproveitado nesta época, acrescentando itens novos ou modificando a forma de apresentação. Outro ponto fundamental é conhecer a sua capacidade de produção e de atendimento para não ter problemas. Defina sua expectativa de vendas e programe-se para a compra de matéria-prima, de itens para revenda, ou para a contratação de estrutura para os eventos. Veja a seguir o guia que preparamos para o seu negócio bombar nesta temporada: Crie decoração temática A festa junina é um momento de muita alegria e descontração, sem falar nas músicas típicas e comidinhas deliciosas. Para manter o alto astral, não economize na decoração. Para isso, utilize bandeirinhas, chapéu de palha, músicas típicas, fogueiras e balões que fazem parte das tradições juninas. Que tal, também, fazer uma ação com seus colaboradores para que eles usem adereços e maquiagens típicas? Esta é uma oportunidade de eles se divertirem no trabalho e, ao mesmo tempo, mostrarem aos clientes que o negócio já está no clima de festa! Utilize as redes sociais sem medo A festa junina é um prato cheio para aumentar suas vendas pelas redes sociais. Você pode mudar o seu avatar e/ou a capa das redes sociais para um tema junino e fazer diversas postagens sobre o assunto. Algumas sugestões de temas: A origem da festa junina; Receitas de comidas típicas ou, ainda, novas versões dos pratos mais tradicionais; Um tutorial DIY (faça você mesmo) que ensine a fazer decoração junina em casa; Enquetes e brincadeiras para estimular a interação com os seguidores. Quem não se lembra de uma festa junina inesquecível? Clique aqui e aprenda como vender mais com as redes sociais Explore o tema de forma criativa Independentemente do seu segmento, você pode explorar os festejos juninos de forma inovadora e criativa. Já pensou em montar cestas e kits juninos para entrega por delivery? Você pode incluir desde itens de decoração, como bandeirolas e brinquedos, até produtos prontos, como paçoca e doces de amendoim. Isso agrega valor e possibilita o aumento de seu ticket médio de compra. Com a volta dos eventos presenciais, é possível, ainda, fazer degustação de comidas e bebidas. Nesse sentido, por exemplo, sirva itens juninos preparados na hora. Para quem trabalha com moda e vestuário, que tal montar looks especiais para seus clientes? Além disso, é claro, não se esqueça: divulgue tudo isso nas suas redes sociais! E aí, está preparado para aumentar suas vendas durante as festas juninas? Conte com o Sebrae!