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Mercado e Vendas | FEIRAS
Beauty Fair 2022: tendência de alta dos cosméticos naturais e veganos

A maior feira de beleza das Américas reuniu 500 expositores com mais de 2 mil marcas e deu destaque aos cosméticos naturais e veganos.

· 03/11/2022 · Atualizado em 16/11/2022
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Quem atua no ramo de beleza sabe: para ficar por dentro das tendências do setor, é indispensável acompanhar as novidades da Beauty Fair, a maior feira de beleza profissional das Américas. Neste ano, o destaque foi para os cosméticos naturais e veganos.

Os números superlativos do evento dão uma boa ideia da sua importância: em sua 17ª edição, a feira reuniu 200 mil visitantes, 500 expositores e mais de 2 mil marcas, gerando um volume de negócios estimado em R$ 800 milhões, segundo os próprios organizadores.

Além dos negócios, o evento também valorizou o aperfeiçoamento das atividades, com workshops que anteciparam e ensinaram técnicas que estão em alta no segmento. Houve ainda uma centena de iniciativas voltadas para a educação dos profissionais, que puderam obter certificados.

O grande destaque da Beauty Fair 2022 foi a diversidade de produtos naturais, ou seja, aqueles que, em vez de ativos sintéticos, como sulfatos, parabenos e óleos minerais, optam por ingredientes naturais, extraídos de plantas (inclusive fungos e algas), minerais e micro-organismos.

Eventualmente, um produto natural pode conter ingredientes de origem animal. Mas é aí que se destaca outra novidade importante da Beauty Fair: quase todas as marcas presentes no evento alegavam ser veganas e cruelty-free, o que significa que, além de não testarem em animais, tampouco adicionam ingredientes de origem animal, tais como lanolina, leite e mel, em seus produtos.

Naturais e certificados

É importante salientar que nem todo produto vegano é natural, assim como nem todo produto natural é certificado. Por isso, a Beauty Fair apresentou um espaço dedicado aos expositores que tinham produtos naturais certificados, melhorando bastante a experiência do público ao transitar pela feira e conhecer as novidades.

Seis marcas com certificação Ecocert ou IBD tiveram a oportunidade de expor nesse espaço exclusivo. Tais certificações são concedidas quando 95% das matérias-primas usadas nos produtos são de origem natural e os 5% restantes não contêm ingredientes considerados proibidos. Nos estandes, os visitantes puderam conhecer mais sobre a performance dos produtos e fazer negócios.

Mercado em expansão

A estratégia adotada pelos organizadores faz jus a uma tendência do mercado que vem crescendo exponencialmente: de acordo com um relatório do British Beauty Council, o mercado global de beleza natural deve atingir R$ 127 bilhões em 2024. Já a consultoria Nielsen estima que, em 2021, os produtos “limpos” movimentaram US$ 406 milhões nos Estados Unidos, o que representa um crescimento de 8,1% em relação ao ano anterior. O setor de beleza como um todo, por sua vez, cresceu apenas 2% no mercado americano no mesmo período.

Trata-se, portanto, de uma tendência sem volta. A categoria de cosméticos naturais avança à medida que o consumidor se torna mais consciente em relação aos impactos que seus hábitos de consumo causam ao planeta. Para as marcas brasileiras, trata-se de uma excelente oportunidade, inclusive para uma maior inserção no mercado global.

No que se refere ao mercado interno, o setor pode trabalhar tranquilo, já que os consumidores brasileiros gostam da ideia de experimentar novidades. Uma pesquisa de mercado realizada pela Beauty Fair 2022 apontou que o canal de perfumaria é o favorito do público. Ela ainda revelou que 90% das consumidoras vão às perfumarias para conhecer lançamentos e experimentar fragrâncias, e que 79% delas se dispõem a adquirir e usar produtos novos. 

No mundo dos negócios, uma sigla de três letras vem ganhando importância nos últimos anos: trata-se da ESG, que se refere a environment (meio ambiente), social (social) e governance (governança). Percebe-se, então, que aspectos ambientais, sociais e de governança são cada vez mais importantes para as empresas e para o público em geral.

Seja qual for o ramo ou o porte dos negócios, uma coisa é certa: quem souber se adequar a essa sociedade formada por consumidores mais conscientes e exigentes e se dispuser a inovar ganhará competitividade, atrairá mais investimentos e terá muito mais chance de crescer. 

Além disso, pequenos negócios podem e devem abraçar os pilares ESG para colher resultados positivos concretos, seja por meio da conquista de novos clientes, seja pelo acesso facilitado ao crédito e à realização de novos negócios.  

Para mais orientaçãos, acesse estes documentos, disponibilizados pelo Sebrae.

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