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Mercado e Vendas | CLIENTE
Beleza, bem-estar, autocuidado: conheça o movimento wellness beauty

Saiba o que é a tendência wellness beauty e fique atento às mudanças no mercado da beleza para crescer, atrair e fidelizar sua clientela.

· 31/10/2022 · Atualizado em 17/11/2022
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O distanciamento social, imposto pela pandemia da Covid-19, provocou mudanças no olhar diante da vida. A importância dada ao bem-estar passou a prevalecer no campo do trabalho, no jeito de viver e até no modo como a questão da beleza começou a ser vista. Um dos reflexos dessas mudanças é o que se denomina wellness beauty, uma tendência de cuidado e beleza que evoluiu para uma abordagem holística da saúde, abrangendo o bem-estar físico, mental e espiritual.

O relatório “Tendências globais do consumidor em bem-estar”, da Euromonitor International, reforça esse movimento. Segundo o estudo, em dez anos, houve uma evolução de foco no conceito de beleza: de dieta e exercícios para uma abordagem integral da saúde.

As pessoas - principalmente os jovens da geração Z e os millennials -, vêm buscando aquilo que faz bem de verdade, indo muito além da mera questão estética, e começaram a priorizar a adoção de hábitos saudáveis que promovem conforto e satisfação. Dessa forma, as preocupações estéticas passam a ter um caráter mais profundo: o cuidado preventivo na busca do equilíbrio entre mente e corpo.

Um estudo da Beautystreams (consultoria global de tendências para a indústria da beleza) sobre dermocosméticos revelou que a saúde da pele está intrinsecamente ligada ao bem-estar emocional, fazendo emergir um novo nicho: a psicodermatologia, uma combinação de psiquiatria e dermatologia, que reconhece como o estado psicológico afeta diretamente a pele. Essa tendência, que o relatório chama de mindfulness rituals, promove rituais de beleza que demonstram o desejo de nutrir a mente e o corpo, especialmente em momentos de estresse.

Você, que é empreendedor ou quer empreender na área da beleza, precisa estar antenado com a megatendência de bem-estar. Como agregar e valorizar o conceito wellness no seu negócio?

Seja em um salão de beleza, em uma clínica de estética ou mesmo na fabricação de itens artesanais voltados à saúde e beleza, cada vez mais é preciso proporcionar aos clientes experiências e saberes que resultem em produtos e serviços diferenciados. Muito mais do que ações mirabolantes e onerosas, são priorizadas as que têm essa preocupação com o bem-estar. Aqui vão algumas sugestões para você pôr em prática:

1. Atendimento personalizado

Reserve um tempo maior de atendimento para dar mais atenção à cliente. Converse com ela para conhecer os seus gostos e desejos. Ela vai se sentir importante e valorizada, e você poderá até descobrir peculiaridades que possibilitem oferecer outros serviços ou produtos.

2. Dicas e mentoria 

Se for profissional ou dono de clínica ou salão, crie uma lista de recomendações, com indicações de produtos e dicas de autocuidado para sua cliente aperfeiçoar seu ritual de beleza e bem-estar em casa. Ela vai amar!

3. Ambiente confortável e aconchegante

Não há dúvidas de que oferecer um atendimento de qualidade é fundamental, mas também é preciso envolver a clientela em uma experiência sensorial completa. Crie no salão ou clínica um ambiente perfumado, com música relaxante e iluminação especial, e ofereça alguns ‘mimos’, como balas, bombons, biscoitinhos, café, chá, sucos naturais e até espumante - por que não? 

Tenha em mente que o principal é proporcionar uma atmosfera tranquila, prazerosa e confortável. E que tal dar uma sessão de massagem relaxante de brinde ou inseri-la em algum pacote promocional?

Cada vez mais, os consumidores estão entendendo que a beleza vem de dentro para fora e, neste contexto, os dermocosméticos aparecem com tudo. As rotinas de skincare e autocuidado, que proporcionam momentos de relaxamento e maior conexão entre corpo e mente, têm se intensificado entre os consumidores.

E os números comprovam: o mercado do bem-estar movimenta um volume notável de negócios. A McKinsey (empresa de consultoria empresarial americana) estima o mercado global de bem-estar em mais de US$ 1,5 trilhão, com crescimento anual de 5% a 10%, resultante do aumento do interesse e do poder de compra do consumidor. Este abre enormes oportunidades para a prestação de serviços de beleza e para a venda de dermocosméticos e produtos naturais, como sabonetes artesanais, por exemplo.

O mundo sai da pandemia com mais consciência sobre saúde preventiva e bem-estar físico e mental. No Brasil, várias iniciativas mostram que o bem-estar do consumidor está se tornando o foco da indústria da beleza, alavancando o mercado de personal care. O Grupo Boticário, a Clariant e a Natura são exemplos de marcas que investem cada vez mais em produtos que agradam consumidores ávidos por cosméticos com performance superior e benefícios sensoriais.

Deu para perceber que a megatendência de bem-estar abre grandes oportunidades de diversificação de negócios, não é mesmo? Mas ela também cria a necessidade de adequar produtos e serviços a essa nova consciência holística da beleza. Você, que é do ramo, está preparado? Então, invista nas mudanças necessárias para valorizar seu negócio, atrair e fidelizar clientes. 

Conte com a ajuda do Sebrae nesta caminhada: acesse o artigo 5 dicas para o sucesso de empresas de beleza e bem-estar e inspire-se!

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