this is an h1

this is an h2

Sat Feb 18 01:49:05 BRT 2023
Mercado e Vendas | PRODUTO
‘Beleza limpa’ já é realidade nas maquiagens e skincare sustentáveis

Conceito de beleza limpa ou clean beauty refere-se a produtos “verdes” e livres de toxinas, que são produzidos com mais cuidado e consciência pela indústria.

· Atualizado em 18/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você conhece o termo “beleza limpa”? Ele é usado para descrever produtos de beleza “verdes” e livres de toxinas, que não precisam ser, necessariamente, orgânicos e naturais. A alta demanda por produtos de beleza produzidos com mais cuidado e consciência pela indústria, bem como o aumento do número de lançamentos de cosméticos mais sofisticados e limpos, para melhor cuidar da pele, são fatores que têm impulsionado o crescimento deste mercado no mundo.

Um estudo de 2021, da Toluna, empresa de estudos com consumidores, apontou que a sustentabilidade influencia em alguma escala a decisão de compra para 92% dos consumidores brasileiros. Segundo dados da Brand Essence Research, o mercado mundial de beleza limpa foi avaliado em US$ 6,46 bilhões em 2021 e deverá chegar a US$ 15,29 bilhões em 2028, crescendo em média 13,1% de 2022 a 2028.

Já a NPD Group, empresa americana de pesquisa de mercado, apontou que, aproximadamente, 68% dos consumidores alegaram estar procurando marcas de cuidados com a pele que destacam ingredientes limpos. Esta busca dá cada vez mais força ao movimento clean beauty, um comportamento global em ascensão.

Produtos feitos a partir do conceito de beleza limpa, normalmente, não contêm ingredientes nocivos e podem ser derivados de plantas e livres de crueldade animal, além de ecológicos e de origem sustentável. Têm rotulagem transparente de ingredientes e são seguros para aplicar no rosto, eliminando os danos à pele causados pelo uso de produtos químicos.

Esses cosméticos oferecem muitos benefícios, entre eles, influenciam no aumento do colágeno, na diminuição de manchas escuras e no aparecimento de rugas e podem ser usados como hidratantes. Além disso, ajudam a diminuir os poros e a controlar a acne, iluminando e tonificando a pele.

Diminuir a pegada de carbono

O que consumidores mundo afora estão fazendo atualmente, no universo da estética e higiene pessoal, é priorizar a beleza limpa, na tentativa individual de diminuir a pegada de carbono nociva que imprimimos no planeta.

Além da questão ambiental, diversos artigos científicos apontam que certos ativos presentes em produtos de beleza convencionais não são os melhores para a saúde, como ftalatos, silicones e parabenos.

Composta por itens de skincare e make sustentáveis e 100% livres de toxinas e associada a uma série de bandeiras que vêm sendo levantadas pelas novas gerações de mulheres, a tendência da “beleza limpa” defende a beleza natural, o consumo consciente e o respeito à natureza, da produção até o descarte.

É um reflexo de uma conscientização maior quanto aos produtos usados e a importância de formulações limpas que promovem mais saúde e bem-estar aos consumidores em longo prazo.

Dermatologistas atualizados estão buscando atender uma demanda crescente de pacientes conscientes em relação ao meio ambiente e ao autocuidado, porém, com a exigência de se trabalhar com ciência, pois as pessoas querem viver melhor, em um planeta melhor.

Os produtos totalmente livres de toxinas conquistaram rapidamente quem buscava por saúde e alta performance para o skincare. Se antes a beleza limpa tinha uma conotação de produto artesanal, a evolução deste setor mostrou como ele pode ser altamente tecnológico e entregar performance. A pele absorve melhor e com mais prazer o que ela reconhece como natural, dizem os usuários.

Outro conceito associado à beleza limpa é o skincare colorido: o avanço de não ter que escolher entre skincare e maquiagem, já que o produto une os benefícios de ambos, tornando-se multiuso.

Os desafios que o planeta enfrenta são inéditos, e é essencial acelerarmos esforços para preservar a terra e garantir a sobrevivência da humanidade. A partir da pressão do consumidor e de iniciativas públicas e privadas, é possível fazer da beleza limpa exemplo de um caminho mais equilibrado em termos climáticos e sociais. Que tal começarmos já?

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?