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Mon Aug 08 01:05:08 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Benchmarking: aprenda com os acertos (e erros) da concorrência

O processo de benchmarking permite que você avalie onde está seu negócio em relação aos concorrentes. E corrija eventuais problemas.

· Atualizado em 08/08/2022
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O termo benchmarking, em inglês, deriva de benchmark, referência. Em bom português, trata-se de entender o que (e como) os concorrentes andam fazendo, comparar com o comportamento de sua empresa e tomar as medidas necessárias para não ficar um passo atrás. Sempre com foco nos resultados do negócio.

Benchmarking no varejo

Para quem atua no varejo, o benchmarking é fundamental na hora de concluir se a empresa tem ou não competitividade; o que está fazendo de certo e de errado.

O primeiro passo é escolher quem serão os concorrentes que você irá analisar. Aí, existem várias opções: você pode estudar negócios próximos do seu ou não. E do mesmo tamanho ou maiores, aqueles que já chegaram ao ponto que você quer alcançar. O ideal é fazer um mix entre essas categorias.

O que avaliar?

Alguns pontos que não podem faltar no seu benchmarking são: 

1) Os produtos e serviços oferecidos pela concorrência; 

2) A disposição dos produtos e a organização no Ponto de Venda (PDV); 

3) O atendimento ao cliente, incluindo o pós-venda e a resposta a reclamações; 

4) Os preços oferecidos e os meios de pagamento aceitos (cartões de débito e crédito, boleto, pix etc.);

5) Condições de pagamento, incluindo descontos e promoções; 

6) Iniciativas de marketing e comunicação (ações em redes sociais, layout do PDV, distribuição de brindes, assessoria de imprensa etc.) e

7) Outras iniciativas inovadoras.

Como avaliar?

Vamos combinar que há poucas chances de a concorrência dar a você de mão beijada essas informações, que serão fundamentais para a próxima rodada de decisões sobre seu negócio. Então, você tem algumas alternativas para consegui-las. A primeira é uma pesquisa na web, no site e nas redes sociais da concorrência. E, também, nos sites que recebem reclamações de clientes.

Uma segunda opção é o cliente-fantasma. Mandar alguém – ou você mesmo dar um pulo até os concorrentes – e conferir o que acontece por lá. Isso vale também para o comércio eletrônico.

O próximo passo é fazer uma planilha comparando cada item pesquisado junto a seus concorrentes, com os dados de sua empresa.

Feito o benchmarking, você obteve informações preciosas sobre a posição exata de seu negócio no mercado. Agora é aprender com os concorrentes, corrigir as falhas e, claro, insistir no que está dando certo. 

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