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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Branding sensorial: o que é e quais são os benefícios?

Saiba mais sobre as estratégias de branding sensorial que exploram os cinco sentidos do corpo humano.

· 19/11/2022 · Atualizado em 13/02/2023
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Já vivenciou a experiência de entrar em uma loja e sentir um cheiro inebriante, agradável e característico daquele lugar (ou mesmo quando abriu a sua encomenda feita no formato on-line)? Já visualizou uma vitrine que deixou você encantado e o “convidou” para entrar na loja? Quando entrou na loja, ouviu uma música ambiente que o motivou a ficar por ali, tocando nos produtos e experimentando o que estava em exposição? Saiba que esses recursos fazem parte do que se chama branding sensorial.

O branding é uma série de ações estratégicas de marketing cujo principal objetivo é o sucesso da marca. Por sua vez, o branding sensorial procura estimular os cinco sentidos do corpo humano (olfato, paladar, visão, tato e audição) com a finalidade de conquistar a atenção e o interesse dos consumidores.

O lojista pode optar por trabalhar de forma harmônica estratégias que estimulem simultaneamente os cinco sentidos, explorá-las de forma separada ou escolher aquelas que fazem mais sentido para a marca. No mundo fashion, altamente competitivo, personalizar o atendimento, explorando os sentidos do cliente, aumenta a possibilidade de concluir a venda e gerar melhores resultados para o seu negócio.

Ao utilizar essa estratégia, a intenção é criar um ambiente ideal para as vendas, explorando a experiência do consumidor. Entre os benefícios, o branding sensorial cria conexões com o cliente, o que leva à fidelização e, consequentemente, ao aumento de receita na loja. Uma das grandes vantagens dessa estratégia é que ela constrói um ambiente que permite ao cliente explorar os artigos de forma não convencional, identificando as características, os detalhes e os diferenciais do seu produto em relação à concorrência.

Vamos conhecer dois exemplos de marcas que, mesmo tendo um bom posicionamento do mundo da moda, aderiram ao branding sensorial: a Adidas buscou inovações tecnológicas para a sua rádio personalizada e renovou a playlist que era reproduzida nas lojas, buscando um ponto de equilíbrio entre a sua forte presença no mercado esportivo, mas também com itens da moda; outra empresa que apostou em uma playlist condizente com a história e a identidade da empresa foi a Lacoste, famosa marca de roupas e acessórios. A intenção foi entregar conceitos como clássica, genuína e atual.

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