this is an h1

this is an h2

Tue Feb 21 19:25:21 BRT 2023
Inovação | DESIGN
Brasília, a cidade que faz jus ao DNA criativo com chancela da Unesco

Reconhecida como uma das cidades criativas da Unesco, Brasília nasceu do traço e talento dos mestres da arquitetura e do urbanismo Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

· 09/02/2023 · Atualizado em 21/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Com 12 municípios integrando à Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil também emplacou a capital Brasília. Criada em 2004, essa rede reúne cidades que atuam em cooperação para aprimorar as estratégias de desenvolvimento por meio de sete pilares da indústria criativa e cultural: design e artesanato, artes folclóricas, gastronomia, cinema, literatura, artes midiáticas e música. E como não poderia deixar de ser, Brasília foi reconhecida em 2017 como Cidade Criativa do Design.  

Para a capital do Brasil, a importância do selo Cidade Criativa concedido pela Unesco impacta no aumento de oportunidades aos empreendedores criativos. Um guia produzido em parceria entre a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer e o Sebrae-DF conecta o estilo de vida brasiliense aos lugares onde o design se destaca na cidade, como cafés, galerias, lojas, restôs, bares e cervejarias. De Norte a Sul, passando pelo icônico centro da capital, 58 lugares de design em Brasília foram selecionados. 

O traço e o talento de Niemeyer e Lúcio Costa no DNA criativo de Brasília 

O DNA criativo de Brasília tem origem na dupla de mestres da arquitetura Oscar Niemeyer e do urbanismo Lúcio Costa. Os dois idealizaram e deram forma a Brasília há pouco mais de 60 anos. No mesmo ano em que foi reconhecida como Cidade Criativa, a capital também celebrava os 30 anos do título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Foi a primeira cidade moderna do mundo a receber a honraria da Unesco. 

Design é uma palavra em inglês que significa projetar, planejar, desenhar. E a história da fundação de Brasília – que buscava um símbolo de modernidade para a capital do país – segue influenciando a produção criativa da cidade. As referências de Niemeyer e Lúcio Costa inspiram e estimulam criadores e empreendedores. Os setores criativos de Brasília correspondem a quase 4% do PIB da cidade (números pré-pandemia). 

Calendário do design brasiliense 

A capital abriga dezenas de laboratórios e incubadoras de startups ativos com o objetivo de desenvolver a economia criativa nas áreas de design, moda, artesanato e grafite. No calendário,  há eventos como o Salão Brasil Criativo – Design & Negócios, o Capital Fashion Week e o Festival Senai Brasil, que capacita jovens profissionais com renomados criadores. Há ainda a Bienal Brasileira de Design Gráfico e o JAM Nerd Festival, ambos têm como foco o design para artes eletrônicas e midiáticas, além de promoverem novas tecnologias.  

Para manter o desenvolvimento sustentável e integrado, o setor público faz investimentos visando a fortalecer as vocações locais e promover a economia criativa, descentralizada e diversificada. Saiba mais sobre como empreender na economia criativa no guia produzido pelo Sebrae. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?