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Mercado e Vendas | DEMANDA DE CONSUMO
Cabelo black power: resistência revisitada e inspiração para negócios

Símbolo de identidade e resistência, o cabelo black power traz no volume e no formato a história do movimento negro. E carrega inspiração para salões de beleza.

· 17/01/2023 · Atualizado em 04/02/2023
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O cabelo black power, com seus fios volumosos e formato arredondado, ficou em evidência a partir dos anos 1960 com o surgimento dos movimentos negros nos Estados Unidos. Com a valorização da beleza negra, o black power (em tradução livre poder preto) – lema do grupo Panteras Negras – deu nome ao estilo de penteado, que atravessou fronteiras pelo mundo afora. No Brasil, o movimento black power chegou mesmo na década de 1970 junto aos hits da soul music e do funk e todos os seus figurinos e penteados. 

Nos últimos anos, o mundo tem visto a volta do cabelo black power, principalmente por conta da chamada transição capilar, em um novo momento de luta e empoderamento. Mais do que deixar os cabelos sem produtos alisadores, a transição capilar é o orgulho do próprio cabelo para homens e mulheres e seus fios crespos e cacheados. E na busca por novos cortes e penteados, o black power foi revisitado com cuidados específicos e salões especializados.

Com 54% da população formada por negros, o Brasil ainda tem um nicho muito grande a ser explorado pelos salões de beleza, esmalterias e outros estabelecimentos de beleza. Outro número que pode influenciar o empreendedor na decisão de abrir um salão de beleza voltado para penteados afro: mulheres negras movimentaram, em 2019, cerca de R$ 704 bilhões.

Black is beautiful

Para o público-alvo, os serviços a serem oferecidos vão desde cronograma capilar a técnicas de corte específicas como o big chop. Claro que não podem faltar as tranças, como a nagô e a twist. A seguir algumas explicações de cada sugestão (a lista completa está nesse texto sobre o investimento na beleza da mulher negra):

Cronograma capilar: rotina de tratamento para nutrir e hidratar os fios, fazendo com que fiquem saudáveis e fortes, especialmente na fase de transição capilar, quando a cliente decide abandonar o visual alisado e adotar a beleza natural;

Amaciar sim, alisar não: reduzir o volume dos cachos em 50% é melhor e mais natural do que tentar esticá-los. A onda é ter ondas, cachinhos, fios soltos e maleáveis;

Big chop: cortar apenas as pontas dos fios, para eliminar os danos causados por produtos químicos;

Nagô: iniciam na raiz dos cabelos, no topo ou lateral da cabeça, e vão em direção à nuca, podendo ou não ser trançadas ao longo de todo o comprimento dos fios;

Twist: utiliza duas mechas de cabelo em vez de três, promovendo maior opção de escolha na espessura da trança. Também podem ser usados fios sintéticos ou lã para aumentar o comprimento.

Sucesso de quem já faz

Exemplo de negócio de sucesso e referência quando o assunto é cabelo crespo, o cabeleireiro e empreendedor Juninho Loes abriu seu salão há pouco mais de cinco anos. O espaço é exclusivamente para cuidados com o cabelo crespo (sem serviços de manicure e maquiagem) e serve de inspiração para outros profissionais e empreendedores. Para você que está pensando em empreender na beleza, aqui ele conta em vídeo para o Sebrae os segredos e as dicas para sucesso.

Quer saber mais sobre as tranças e suas opções de negócios? Leia aqui sobre o sucesso das tranças nagô e a oportunidade para empreendedores.

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