this is an h1

this is an h2

Fri Apr 14 01:38:16 BRT 2023
Mercado e Vendas | PRODUTO
Caju: Como melhorar as áreas de plantio e ampliar a competitividade

Conheça o projeto desenvolvido pelo Sebrae que fortalece a cultura do caju no Rio Grande do Norte e amplia a produtividade dos empreendedores no estado.

· Atualizado em 14/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O Rio Grande do Norte (RN) é uma das regiões do Nordeste que mais produz Caju. A prova disso é a cidade potiguar de Pirangi no Norte, onde está localizado o maior cajueiro do mundo, atrativo turístico e econômico local.  

Para fortalecer a cajucultura no estado, o Sebrae desenvolve o projeto Fruticultura Potiguar. O objetivo é promover aos pequenos produtores capacitação, consultorias de gestão e tecnológicas, missões técnicas e ações de mercado para se inserirem na cadeia produtiva e aproveitarem as oportunidades de negócios.  

Alzenir Freire de Lima, produtora de caju em Serra do Mel, município do RN, vem sentindo as melhorias na produção após fazer parte do projeto. “Os consultores aconselharam a gente  a como aumentar o tamanho e a qualidade dos cajus e aumentar a produtividade, e isso tem agregado valor ao nosso negócio.”, comemora. 

O caju é uma fruta que tem 100% de aproveitamento. Dele, são originados outros subprodutos como castanha, doces, polpa, cajuína, pastel, pão, biscoitinho, hambúrguer, licor, dentre outros. Conhecendo o potencial de sua diversificação, os produtores podem acessar vários outros mercados, além do que o caju in natura oferece. 

A expertise técnica dos consultores ajudou Antônio Saraiva de Moura na enxertia da plantação. “Comecei do zero, destoquei o mato, plantei o cajueiro aí com a ajuda do Sebrae, fizemos o enxerto”, disse.  

Nos últimos cinco anos, o Fruticultura Potiguar tem gerado bons frutos, com mais de dois mil hectares de terras recuperados na cidade e mais de 500 produtores assistidos. 

“Nós orientamos os produtores a fazerem a correção do solo, adubação foliar, tudo no momento certo. Com isso, otimizamos o tempo dos produtores, oferecemos qualidade para as plantações e vemos eles desenvolverem seus negócios de maneira rentável e promoverem um maior desenvolvimento econômico na região”, celebra Braz Lino de Oliveira, consultor do Sebrae-RN

Se você, pequeno produtor, tem interesse em melhorar o seu plantio ou até mesmo introduzir a fruticultura na sua propriedade, procure uma agência do Sebrae mais próxima da sua região. Lá, você encontra consultores capacitados para atender e melhorar o desenvolvimento local do estado a partir da sua propriedade. Saiba mais acessando o portal ou entre em contato por meio da Central de Relacionamento 0800 570 0800. 

Saiba mais

Fabricação de vinho de caju

Produtores da região do Mato Grande serão capacitados para melhorar produção de caju

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?