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Fri Feb 03 22:13:19 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Carnaval traz oportunidades para vender mais em 2023

Com o fim das restrições impostas pela pandemia de covid-19, o Carnaval 2023 deve trazer impacto muito positivo para as vendas.

· Atualizado em 03/02/2023
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As datas comemorativas são grandes oportunidades para vender mais e, no calendário brasileiro, o Carnaval é um dos feriados mais rentáveis. Em 2020, antes do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, a data movimentou cerca de R$ 8 bilhões no setor turístico, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Com o fim das medidas restritivas impostas pela pandemia, a expectativa é de que o feriadão de Carnaval de 2023 - celebrado de 18 a 22 de fevereiro - traga impacto positivo às vendas.

O setor de turismo, certamente, lucra com o feriado, afinal, muita gente aproveita para viajar. Mas, há os foliões que preferem participar da festa na própria cidade e, muitas vezes, em casa! Por isso, se você trabalha com comércio, seja no varejo ou e-commerce, é hora de chamar atenção para os produtos do seu portfólio que podem alegrar o Carnaval de clientes de todo Brasil.

Setores aquecidos pelas vendas do Carnaval

Confira alguns setores que registram aquecimento nas vendas nesta época do ano e saiba se o seu negócio pode aproveitar o momento:

  • Itens de festa para animar a folia em qualquer ambiente, incluindo decoração e acessórios.
  • Roupas e calçados personalizados com miçangas, pedrarias e paetês fazem sucesso no Carnaval e são um bom nicho para aumentar a lucratividade de empreendedores do ramo de aviamentos e costura.
  • Pochetes para seus clientes curtirem a festa em segurança. São acessórios práticos que permitem levar alguns itens importantes como documentos, chave e celular.
  • Copos que mantêm a temperatura da bebida são ótimos para refrescar os foliões diante das altas temperaturas do verão.
  • Fantasias não podem faltar no Carnaval, por isso, vale a pena pesquisar tendências para investir em opções que estão em alta no mercado, como é o caso dos personagens de animações.
  • Maquiagens, é claro, pois no Carnaval não pode faltar glitter e cores neon nos looks dos foliões. Nesta época do ano, o mercado de maquiagens e cosméticos bate recordes, prepare-se para aproveitar a onda.

Turismo aquecido

Um setor que merece destaque é o turismo. O feriado de Carnaval acontece no verão e as temperaturas mais altas são um convite para aproveitar destinos como praias e resorts.

Mas, os locais onde a festa acontece também são muito procurados pelos viajantes.

O Rio de Janeiro, onde há concentração de foliões nos blocos e também nos desfiles de escolas de samba, recebe turistas do mundo inteiro! Em 2022, a cidade movimentou mais de R$ 4 bilhões, nos dias de folia, de acordo com o relatório Carnaval, em dados apresentado pela prefeitura do município.

Alimentos e bebidas

O setor de alimentos e bebidas é um dos mais favorecidos pelo Carnaval, seja nas festas de rua ou para aquecer as festas em locais privados. As bebidas, especialmente as alcoólicas, estão entre os itens mais consumidos. Acompanhe quais são os itens preferidos do público:

  • Cerveja, para 92% do público;
  • Destilados, para 24% do público;
  • Vinhos, para 20% do público;
  • Bebidas prontas, para 19% do público.

Já deu para entender que o Carnaval traz oportunidades de lucro para diversos setores, mas você está preparado para aproveitar? Veja algumas dicas que você pode implementar agora para vender mais no período:

  • Valorize sua marca, criando uma identidade virtual para o Carnaval com elementos visuais característicos da festa.
  • Observe a concorrência para entender como o mercado trabalha a data e quais as principais tendências.
  • Ofereça descontos e aproveite para vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de verão.
  • Invista em kits específicos para a festa, como combos de fantasias, maquiagens e até drinks. Esta é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio.
  • Diversifique canais de venda on-line e off-line para atingir mais pessoas, entre eles redes sociais, marketplaces e loja virtual.
  • Faça anúncios patrocinados.
  • Chame atenção dos consumidores com brindes temáticos.

Que tal aproveitar estas estratégias para aumentar as vendas no Carnaval? Para ter sucesso, invista em planejamento, adotando as dicas que fazem mais sentido para o seu negócio. Boas vendas!

Saiba mais

Antes de finalizar o planejamento de vendas do Carnaval, quer entender os clientes e planejar estratégias mais inteligentes? Veja as dicas neste artigo sobre comportamento dos consumidores no Portal do Sebrae.

Outra dica é o nosso artigo sobre como mapear o consumidor on-line.

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