this is an h1

this is an h2

Tue Apr 18 19:46:21 BRT 2023
Inovação | APRESENTAÇÃO DE PRODUTO
Certificação é cada vez mais importante para produtos naturais

Produtos naturais certificados são garantia de qualidade e segurança para consumidores e valorizam os itens.

· Atualizado em 18/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Antes de serem vendidos no Brasil e no mundo, produtos naturais devem atender a uma série de requerimentos em relação à sua segurança e desempenho. Por isso, há uma série de padrões de controle de qualidade, nacionais e internacionais.

Os produtos que cumprem os requisitos desses padrões ganham direito a certificações que comprovam sua qualidade. 

A certificação de produtos é uma forma de garantir que os itens passaram por todas as etapas dos processos requeridos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, o órgão responsável por fiscalizar se os produtos encontrados no mercado brasileiro estão de acordo com normas técnicas) e organismos reguladores internacionais.

Os selos, ou certificados, também servem como uma porta para acessar o mercado brasileiro ou, no caso de certificações internacionais, para exportar os produtos para praticamente todos os mercados do globo uma vez que esses padrões internacionais são adotados pela maioria dos países. 

Aliás, para muitos produtos, a certificação é obrigatória. Um exemplo é um brinquedo voltado a crianças menores de 5 anos. Nessa idade, as crianças têm uma tendência a colocar coisas na boca.

Imagine se ela tem um brinquedo que foi pintado com uma tinta tóxica ou com partes pequenas que podem se soltar. O que pode acontecer se a criança engolir a peça? Por isso, o quesito segurança é fundamental. 

Em termos de qualidade, é fundamental que os itens sejam resistentes para cumprir sua função. Por isso, peças automotivas devem ser feitas de modo a não se quebrarem facilmente com o atrito provocado pelo movimento do carro e motores precisam cumprir requisitos mínimos de desempenho.

No caso de cosméticos, a certificação também é importante como forma de garantir que eles não contêm ingredientes nocivos e que seu processo de fabricação teve o cuidado de impedir contaminações, como fungos, em sua formulação. 

Além das certificações obrigatórias, muitas empresas estão buscando certificações voluntárias de olho em determinados públicos. Pessoas com preocupações sociais vão preferir um produto com o selo de fair trade (comércio justo), que comprova que a empresa produtora não utilizatrabalho escravo ou infantil, entre outras condições.

Um selo cruelty free (livre de crueldade) significa que a empresa não faz testes em animais e é valorizado por um público cada vez maior. O mesmo acontece com a certificação que qualifica um produto como vegano, sem ingredientes de origem animal.  

Com consumidores cada vez mais exigentes, novas certificações passam a ser cada vez mais valorizadas. Um selo que ganha a preferência crescente de consumidores de cosméticos é a cosmetic bio, que indica que os produtos contêm no mínimo 95% de ingredientes de origem natural, não possuem petroquímicos, organismos geneticamente modificados corantes, perfumes sintéticos, conservantes sintéticos como parabenos e o fenoxietanol. 

Para obter um certificado, a empresa deve procurar um organismo certificador de produto (OCP) credenciado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), que é o órgão responsável por fiscalizar os produtos disponíveis no mercado brasileiro de acordo com as normas técnicas.

Para certificações internacionais, é preciso procurar serviços especializados.  

Para indústrias de base tecnológica, a importância de buscar certificação para seus produtos é ainda maior visto que muitos deles são inovadores e ainda desconhecidos pelo seu público. A certificação ajuda a criar confiança no produto por parte dos consumidores.  

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponível para ajudar empreendedores que certificar seus produtos e oferece ainda um curso sobre certificação de produtos orgânicos

Veja também: Mudança organizacional nas IBTs

Procure a unidade de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 570 0800. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?