this is an h1

this is an h2

Mon May 29 00:58:20 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Chapada das Mesas muito além de turismo de aventura

Além do turismo de aventura, o turismo rural na Chapada das Mesas pode incrementar ainda mais o desenvolvimento turístico e econômico do Maranhão.

· 15/03/2023 · Atualizado em 29/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A Chapada das Mesas, no centro-sul do estado do Maranhão, é de uma beleza espetacular. São montanhas, formações rochosas de 60 milhões de anos, cachoeiras incríveis, abundância de riachos e lagos de águas cristalinas e extremamente rico em espécies da fauna e flora pertencentes a três biomas diferentes: cerrado, caatinga e floresta amazônica. Lugar ideal para turismo de aventura, certo? Com certeza, mas para o turismo rural também!

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre a Chapada das Mesas e seu potencial turístico?

No ano de 2005, foi criado o Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma área de cerrado de proteção ambiental com mais de 160 hectares de pura beleza. Sua riqueza hídrica, de fauna e flora é imensurável. A área do parque tem 12 espécies de animais que estão na lista de animais em extinção, como a onça pintada, onça parda, tamanduá bandeira e o lobo guará, e que hoje vivem em harmonia na região do Parque Nacional, além de inúmeras espécies de animais menores, roedores, répteis, entre outros.

Dentro do parque há três quedas d'água importantes: salto de São Romão, com 50 metros de lâmina e 18 metros de altura; três saltos da cachoeira do Prata e a cachoeira do Porão, esta última ainda não aberta para os turistas. A Chapada das Mesas se estende em grande parte pelo cerrado maranhense e, em 2019, na terceira etapa do Programa Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, o polo passou a ter 12 municípios: Itinga do Maranhão, Açailândia, Imperatriz, Campestre do Maranhão, Estreito, Carolina, Riachão, Balsas, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba, Formosa da Serra Negra e Fortaleza dos Nogueiras.

O Parque Nacional agrega um valor muito grande ao turismo, principalmente para as cidades de Carolina, Riachão e Estreito que fazem parte do polígono do parque. No município de Carolina, por exemplo, há cerca de quatro mil leitos de hospedagem.

Desde a fase de consolidação do Polo Turístico Chapada das Mesas, de 2003 a 2010, o turismo vem crescendo, e a região vem recebendo cada vez mais turístas, principalmente, entre os meses de julho a outubro, e os operadores de turismo locais oferecem passeios e roteiros aos turistas que buscam conexão com a natureza e com o meio rural.

O turismo na Chapada das Mesas, contudo, vai muito além de aventuras, trilhas, cachoeiras e das visitas aos seus mais conhecidos pontos turísticos, como o Complexo de Pedra Caída, no município de Carolina, e o Complexo Poço Azul, em Riachão. O potencial dos municípios integrantes do polo é imenso e é perfeito para outros segmentos do turismo.

Experiências, gastronomia, passeios rurais e visitas às comunidades locais favorecem vivências únicas nos lugarejos ao longo do destino e possibilitam roteiros inspiradores que podem fortalecer o turismo rural e de experiência nessa região que vem crescendo muito nos últimos anos e contribuído com o empreendedorismo no estado.

Saiba mais sobre o polo turístico, sobre o Parque Nacional Chapada das Mesas e sobre como os moradores locais têm aproveitado o potencial turístico da região para incrementar sua renda com o turismo rural assistindo ao especial de três episódios do programa Tur Rural:

Especial Maranhão - Parte 1 - Tur Rural

Especial Maranhão - Parte 2 - Tur Rural

Especial Maranhão - Parte 3 - Tur Rural

Você, empreendedor, que tem um pequeno negócio ou sonha em entrar no mercado do turismo rural, aproveite as boas oportunidades e conte com o Sebrae para ajudá-lo nesta empreitada.

Não deixe de conhecer também os cursos gratuitos do Sebrae pelo WhatsApp:

Será que sou empreendedor?

Nesse curso, você irá identificar as principais características empreendedoras e refletir sobre o estágio de desenvolvimento das atitudes empreendedoras em seu dia a dia.

Como planejar e agir de forma estratégica em negócios criativos?

Nesse curso, você vai obter os conhecimentos e ferramentas necessárias para planejar e agir de forma estratégica, conquistando os resultados que você sonha para a sua empresa.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?