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Mon Dec 12 23:52:09 BRT 2022
Inovação | DIFERENCIAL
Cidades inteligentes ajudam os negócios

A tecnologia aplicada nas atividades da gestão municipal está presente nas cidades inteligentes e pode inspirar empresas a adotar uma cultura de inovação.

· Atualizado em 12/12/2022
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O conceito de cidade inteligente (smart cities) nasceu nos anos 1990 e designa locais em que serviços públicos e privados são mais eficientes em razão do uso criativo da tecnologia da informação (TI), característica que se traduz em benefícios para seus habitantes, empresas e meio ambiente. 

Atualmente, existem mais de 170 cidades inteligentes no mundo, com destaque para Tóquio, Nova York, Paris, Londres, Zurique, Osaka, Seul e Oslo. No Brasil, são cerca de 30 smart cities, destacando-se São Paulo, Florianópolis e Curitiba, de acordo com dados da Connected Smart Cities e Brazillab de 2021.

Além do desenvolvimento tecnológico, na definição de cidades inteligentes, são levados em conta indicadores de acordo com cada eixo de inovação: economia, empreendedorismo, governança, educação, saúde, meio ambiente, mobilidade, tecnologia e inovação e urbanismo. Dentre os aspectos observados nessa definição, incluem-se o acesso aos serviços públicos, planos de descontaminação e gestão de recursos naturais, métodos de participação dos cidadãos, entre outros que, em conjunto, determinam o grau de inteligência de uma cidade.  

Cidades inteligentes em geral utilizam Wi-Fi públicos de alta velocidade que interligam diversos serviços públicos, como o transporte coletivo, os sistemas de iluminação e de tráfego, entre outros. Dessa forma, os habitantes de uma smart city contam com serviços ágeis, práticos, eficientes e sustentáveis do ponto de vista econômico.

Em outra frente, a internet das coisas (IoT) permite a instalação de sensores que fornecem dados de todos os tipos, possibilitando que os gestores públicos baseiem suas ações no que os números mostram.

Com isso, as cidades inteligentes podem fomentar um desenvolvimento econômico equilibrado, gerando grandes oportunidades de negócios.

Cidades inteligentes ajudam nos negócios

Quando uma cidade torna-se uma smart city, há evidentemente um impacto direto na gestão pública, mas também ocorrem reflexos importantes nas empresas e dentro delas, tornando os negócios mais eficientes e produtivos.

A seguir, listamos alguns benefícios que uma smart city traz aos negócios: 

  1. Segurança 

Estando em uma smart city, as empresas podem adotar o sistema de monitoramento por câmera e reconhecimento facial para administrar a movimentação de seus colaboradores, identificando rapidamente as pessoas que não estão autorizadas a entrar na empresa.

Com isso, também é possível agilizar a verificação de credenciais, o que torna mais confiáveis os acessos de usuários a dados relevantes da empresa, tornando as operações internas mais protegidas. 

  1. Gestão inteligente de recursos

Hoje em dia, uma empresa precisa ser sustentável para manter-se no mercado. Assim como na gestão pública, a automação da gestão de sistemas possibilita uma economia de recursos significativa no setor privado. Dessa forma, as empresas podem controlar recursos como luz, água, material de escritório, equipamentos etc., além de elaborar planos para economizar e repor material, evitando seu desperdício. 

  1. Integração de processos e sistemas

A integração de serviços é uma das grandes vantagens de uma cidade inteligente do ponto de vista do bem-estar de seus cidadãos. Para as empresas, essa integração também é vantajosa, podendo ser feita entre os diversos sistemas e processos realizados por todos os departamentos. Com isso, evita-se a formação de gargalos produtivos causados quando cada setor realiza suas tarefas isoladamente, o que torna o trabalho improdutivo. A integração permite um trabalho colaborativo e mais eficiente.

  1. Economia inteligente

Coletar informações de usuários já se tornou uma prática comum de grandes redes sociais. Cidades inteligentes também adotam esse expediente como forma de otimizar os serviços para os seus habitantes.  

Esses dados também podem ajudar a impulsionar a economia e as oportunidades de negócios na cidade. Dessa forma, utilizando esse procedimento, as empresas podem melhorar sua atuação dando ênfase à experiência de seus colaboradores e de seus clientes. 

Como vimos, o conceito de smart cities possibilita a transformação do ambiente interno de uma empresa em um local plenamente digital, integrado e autônomo, no qual empresários e gestores adquirem grande conhecimento dos usuários. 

É dessa forma que as smart cities inspiram as empresas a adotar uma cultura de constante inovação tecnológica. Por isso, o conceito de smart cities pode ser a solução para muitos problemas contemporâneos.

Para você se aprofundar mais no tema, o Sebrae disponibiliza o texto Era digital exige investimento na experiência do usuário


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