this is an h1

this is an h2

Thu Mar 23 05:37:51 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Cinco tecnologias que melhoram a experiência de compra no varejo

CRM, suporte ao atendimento, chatbots, AI e avaliação pós-venda são ferramentas ao alcance do varejista para melhorar a experiência de compra dos clientes.

· Atualizado em 23/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A experiência de compra é o conjunto da percepção do consumidor ao interagir com uma loja durante toda sua jornada de compra.

É o que o seu cliente sente desde que começou a pesquisar pelo produto, até a hora em que conferiu os seus benefícios, comparou preços e comprou. E segue até o pós-venda.

Todas essas percepções somadas compõem a imagem que o cliente tem da loja e determina futuras decisões – se ele vai gastar mais com outros produtos, se pretende comprar novamente e se vai recomendar a loja aos amigos. Ou então se decidiu não comprar novamente.

Por isso é tão importante garantir a melhor experiência possível a quem está comprando.

É possível melhorar a experiência de compra no varejo utilizando tecnologias que impulsionam sua estratégia de vendas.

Vivemos na era da experiência, acreditam os especialistas em marketing.

Os consumidores de hoje têm acesso a uma infinidade de ofertas, produtos e formas de pagamento. Em um cenário competitivo e cheio de opções, a loja que se destaca é aquela que proporciona uma experiência de compra mais positiva.

Veja alguns dados dos consumidores brasileiros, revelados por uma pesquisa do Opinion Box:

Considerando a importância da experiência de compra, avalie se estas tecnologias podem ajudar a deixar seu cliente satisfeito antes, durante e depois de comprar.

Softwares CRM para gestão de clientes

CRM significa Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente. 

É um software que permite a gestão inteligente de todos os dados relacionados aos seus clientes.

Centraliza todas as informações relevantes da sua base de clientes e torna mais fácil visualizar os dados na sua totalidade e extrair inteligência deles. Um CRM ajuda a otimizar seus esforços de marketing, a vender mais facilmente para seu cliente ideal e até a reduzir custos. Pesquise e avalie adotar esta tecnologia em sua empresa.

Ferramentas de suporte e atendimento

Boa parte da experiência de compra do cliente está no atendimento.

Um bom atendimento pode garantir que o cliente saia satisfeito, volte a comprar e gaste mais na sua loja.

Uma pesquisa da Zendesk revela que até 8 em cada 10 consumidores pagariam mais caro por um atendimento melhor. Além disso, 76% deles esperam melhor atendimento das empresas de pequeno porte – portanto não deixe de aproveitar este ponto forte que as lojas menores possuem e invista em um atendimento diferenciado.

Por meio de softwares, é possível potencializar o atendimento para tirar dúvidas, esclarecer o que o cliente quer saber sobre os produtos e, consequentemente, proporcionar uma experiência de compra mais tranquila.

Chatbots

Os chatbots são programas que criam “robôs” incluídos no chat on-line do seu site, 24 horas, domingos e feriados, programados para interagir com os clientes e simular a conversa humana por meio de Inteligência Artificial (IA). 

Esses assistentes tiram dúvidas, ajudam consumidores a realizar suas compras e oferecem experiências mais práticas para quem quer interagir rapidamente com uma empresa.

No varejo, o chatbot responde sobre produtos, formas de pagamento e outras questões que não precisam ser respondidas por humanos, que assim não deixam o cliente à espera.

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) é um termo usado em muitas indústrias, mas muitas pessoas não entendem totalmente o que significa. 

Quando falamos sobre IA, queremos nos referir a uma série de tecnologias que podem coletar, processar e analisar grande quantidade de dados e usar essas informações para prever, informar e ajudar os varejistas a gerar dados relevantes e tomar decisões de negócios bem orientadas.

No varejo, a inteligência artificial pode ser usada na forma de chatbots e de iniciativas como a gestão do negócio.

Pós-venda: ferramentas de satisfação e experiência do cliente

Trabalhar para criar experiências melhores para o cliente vai além da jornada entre a descoberta dos produtos e a decisão de compra. É preciso que o varejista valorize também o pós-venda.

Pós-venda é o termo que inclui ações específicas voltadas ao consumidor após a compra do produto. Inclui, principalmente, o trabalho pela satisfação e fidelização do cliente.

Depois de fechar uma venda, o varejista deve entrar em ação para avaliar que o processo de compra tenha ocorrido como o cliente esperava e que ele saiu satisfeito dessa jornada. E para corrigir o que pode ser melhorado.

Para isso, pesquisas de mercado sempre foram grandes aliadas do varejo. Hoje, com a difusão da tecnologia, as pesquisas estão ainda mais próximas da realidade de qualquer varejista.

Ferramentas digitais permitem que lojistas criem suas pesquisas de satisfação – muitas vezes com modelos prontos de questionários – e coletem a opinião dos seus clientes.

Esse processo, que gera dados muito importantes para melhorar suas estratégias, pode ser feito até gratuitamente com o Google Forms ou com soluções de outras empresas.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?