this is an h1

this is an h2

Sat May 27 14:14:50 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Circuito dos umbuzeiros: o que atrai turistas para o sertão sergipano

Pouco explorado, o sertão sergipano apresenta inúmeros atrativos. Conheça o circuito dos umbuzeiros e ofereça a seus clientes.

· 30/01/2023 · Atualizado em 27/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O turismo rural, apesar de já ser uma realidade em Sergipe, ainda tem muito espaço para o crescimento nas regiões do alto sertão sergipano, que apresentam grandes potenciais. No entanto, o caminho que se percorre para transformar os atrativos turísticos em produto é longo, cheio de desafios e importante para quem quer crescer com o empreendimento rural.

O que é um produto turístico?

Um produto turístico é aquele que possui infraestrutura, acesso, marketing, um produto bem elaborado e um produtor capacitado para entender a necessidade do turista e, principalmente, para atendê-lo bem.

A possibilidade de vivenciar experiências em campo é o que chama a atenção para esse tipo de roteiro dos turistas que buscam o contato com a natureza, a aproximação e identificação com o local e também, produtos que possam proporcionar uma experiência para guardar na memória.

Neste contexto, um dos roteiros do turismo rural em Sergipe em expansão é o Circuito dos Umbuzeiros, que já conta com 30 produtores que estão operando entre fazendeiros, queijeiros, apicultores, criadores de cabras, donos de pousadas, entre outros, e tem grande potencial de aumento dos negócios regionais.

História e oportunidades locais

Mas, o que é um umbuzeiro? O umbuzeiro, dada a importância de suas raízes, foi chamado de a “árvore sagrada do sertão” pelo escritor mineiro Euclides da Cunha. A árvore é também considerada um símbolo de resistência do sertanejo, pois armazena até mil litros de água em sua raiz. Além disso, produz uma batata que, em época de grande estiagem, é utilizada como alimento para o povo sertanejo, e agora é, também, o nome de um roteiro turístico sergipano: o Circuito dos Umbuzeiros.

Nasceu para potencializar as opções de renda dos pequenos empreendedores do campo que sofreram perdas durante a pandemia. Fica em uma região com uma das maiores reservas de caatinga do Sergipe e envolve produtores de cinco municípios do alto sertão: Glória, Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo e Canindé, contando com empreendimentos ativos, paisagens e histórias de vida fascinantes.

A primeira parada do circuito fica a aproximadamente 130 km de distância de Aracaju, no município de Nossa Senhora da Glória, em uma queijaria rural chamada Fazenda Nova onde os visitantes começam a ter contato com personagens que, devido ao empreendedorismo, estão reescrevendo suas histórias de vida, como a da queijeira Joseane da Costa, que tem sua história contada em cordel e fica exposta nas paredes de seu empreendimento, podendo ser lida degustando um dos melhores queijos artesanais e geleias da região.

Na sequência, o turista pode fazer uma conexão com os quatro elementos: terra, água, fogo e ar, com práticas terapêuticas realizadas na Casa Roar, um espaço pensado para abrir caminhos de luz e de conexão com o divino.

A sua próxima parada é na Vila Arte Couro, empreendimento de Manoel Messias, um simpático nativo da região que saiu de uma crise produzindo arte. O viajante vai ter uma ótima surpresa com a variedade dos produtos em couro feitos na oficina do artesão.

A gastronomia também não fica de fora do circuito na Casa da Roça de Dona Bela, já no município de Canindé do São Francisco, onde se encontra a famosa tapioca recheada e a simpatia característica da roça. Expostos para vendas ou para degustar no próprio local, existem vários produtos artesanais, como as geleias de frutas nativas, doces e outras iguarias da culinária nordestina que vão te deixar salivando e muito satisfeito.

Os empreendedores que integram o circuito promoveram adequações em suas propriedades para receber os turistas, realizaram melhorias nos produtos e serviços e criaram as marcas e mídias sociais para seus negócios. A ideia deles é mostrar ao mercado turístico a autêntica “vida na roça”, o dia a dia do agricultor e criador e os produtos que são gerados a partir do trabalho no campo.

Circuito dos Umbuzeiros é, sem dúvida, uma excelente opção para fazer um passeio rodeado de belas paisagens, de experiências inovadoras no mercado, histórias e pontos turísticos para se conhecer, além de ser uma grande oportunidade para divulgar as belezas da região.

Com o objetivo de estimular o turismo rural com base comunitária, o Sebrae-SE promoveu em novembro de 2022 o seminário Turismo rural no sertão sergipano, como mais uma oportunidade para o turismo sergipano inovar, e mostrando aos produtores locais o turismo rural como uma oportunidade de negócio e como segunda fonte de renda.

O sertão nordestino também possui um grande potencial turístico como outras regiões do Brasil, porém, necessita de empreendedores que enxerguem a prosperidade dos negócios em um território diferente e reconheça que ele pode ser o local perfeito para novos estabelecimentos locais focados na experiência do turista.

Saiba mais:

Entenda como implantar um sistema de gestão e controle dos negócios da propriedade rural com o curso “Boas práticas como diferencial na gestão das propriedades rurais” ou “Como administrar um pequeno negócio”, se você é um microempreendedor individual que ainda não entende os conceitos básicos como cliente, fornecedor, concorrentes e quer aprender sobre estabelecimento de metas, controle do dinheiro e análise de resultados.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?