this is an h1

this is an h2

Mon Nov 07 21:40:06 BRT 2022
Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Coleção de moda: organizando o cronograma

Saiba o que é um cronograma de coleção de moda e como aplicá-lo no seu negócio.

· Atualizado em 07/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já ouviu falar em cronograma de coleção? Sabe para que ele serve? Sabe como elaborar um? O cronograma é um documento que descreve todas as tarefas a serem cumpridas nos projetos de coleções, delimita as datas de início e fim e também as áreas envolvidas em cada atividade.

Percebeu o quanto é importante estipular um cronograma de coleção de moda corretamente e seguir à risca os prazos estabelecidos? É por meio dele que a empresa consegue se organizar e desempenhar as ações necessárias no que diz respeito à criação, orçamento, compra de materiais e produção antes de colocar as peças à venda. Por isso, o cronograma de coleção é imprescindível para o bom funcionamento de uma indústria do vestuário.

Ao discutir o cronograma de coleção de moda, é muito importante ter em mente experiências de coleções anteriores, a fim de fazer as alterações necessárias e de manter o que foi bem-sucedido. O cronograma é elaborado a partir de uma reunião de planejamento e deve levar em consideração, além das etapas, o tempo de cada uma delas e o orçamento necessário, assim como acontece em qualquer projeto.

Lembre-se de que é necessário, no planejamento, considerar toda a cadeia produtiva, observando fatores externos e internos. Por isso, é bom lembrar que ele começa muito tempo antes, quando a equipe ainda está atenta ao que será tendência e ao que será interessante lançar, o que será testado, qual será o orçamento disponível etc.

Após a reunião de planejamento, em que se define o volume de fabricação das peças, o orçamento disponível, a perspectiva de faturamento, bem como os meios para fabricação e disponibilização dos produtos no mercado, os prazos são considerados. E é aí que entra em cena o cronograma, que deve seguir os seguintes passos:

  • Listar as etapas: você deve listar e descrever todas as ações necessárias para cada uma destas etapas: fabricação, desenvolvimento e comercialização, que passa pelo estudo e levantamento de tendências, criação e design, modelagem, distribuição e divulgação.
  • Duração de cada etapa: após listar todas as atividades, é necessário definir o tempo necessário para desempenhar cada uma delas.
  • Estruturar o cronograma: com tudo definido, é chegado o momento de estruturar o cronograma, distribuindo as tarefas e o tempo de execução para cada um.

Lembre-se de que o cronograma deve ser constantemente retomado a fim de adequar os processos aos prazos e verificar se tudo está andando conforme o planejado.

3 fatores para pensar a organização do cronograma

  • Período de aquisição de insumos e tecnologias necessárias para a produção das peças.
  • Duração das atividades produtivas (todas as etapas até a fabricação).
  • Tempo (e orçamento) para conceber e efetivar as estratégias comerciais e de divulgação de produtos.

Então, pronto para organizar o cronograma da sua coleção? Faça os cursos EaD do Sebrae Criatividade e Comunicação e relacionamento com seus clientes.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?