this is an h1

this is an h2

Tue Jan 31 21:22:24 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Combinação de sabor e inovação é faca e queijo na mão

Novas tendências mudaram o perfil do consumidor e também ampliaram as oportunidades para vender queijo.

· 24/01/2023 · Atualizado em 31/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Quando se fala em queijo, imediatamente o estado que vem às nossas mentes é Minas Gerais. Mesmo que os mineiros sejam referência na produção de queijo, o fato é que a iguaria é consumida em todo o Brasil e que a grande maioria dos brasileiros ama esse laticínio. Há algum tempo, quando se pensava em queijo, relacionava-se o produto com tradição de roça, de vida tranquila, de saúde e de geração de renda para inúmeras famílias. Atualmente, o pensamento dirige-se ao visual e ao sabor.

Ultimamente, o queijo tem aparecido de forma muito inovadora em vários estabelecimentos: churrascarias, hamburguerias, casas de massas, mesas de frios e muitos outros do setor de alimentação e bebidas. O apelo visual é delicioso, in natura, derretido ou colorido, o queijo continua sendo o ator principal. 

Um aspecto importante a considerar é que novas tendências mudaram o perfil do consumidor e também ampliaram as oportunidades em vender queijos. Além de estar na onda de alimentos saudáveis, o produto também está ganhando destaque na gourmetização de pratos.

Na América Latina, ainda é pouco explorado o mercado de sabores diferenciados. O site Mintel informa que apenas 12% das introduções de queijo na América Latina entre janeiro de 2017 e abril de 2018 foram aromatizadas. A mesma fonte aponta ainda que, quando comparada a índices de 22% na Europa e 25% na América do Norte no mesmo período, essa percentagem sugere que existe um amplo espaço para inovação, o que impulsionaria o consumo.

A saborização e a inovação nas texturas criam possibilidades de novos modelos de negócios. O aroma pode ser adicionado a praticamente qualquer formato de queijo, e o formato artesanal possibilita aproveitar essa oportunidade, usando sabores em conjunto com novas formas de servi-lo. 

As versões aromatizadas podem ser preparadas com queijos mais comuns, como, por exemplo, a muçarela. Como é muito utilizada nas cozinhas, gera mais aceitação e segurança por parte de quem prepara o alimento. Espetos de queijo para grelhar, por exemplo, são um item comum para churrascos e podem ser aprimorados com opções pré-temperadas ou com sabor.

De olho

Se você quer apostar nessa inovação, é importante ficar de olho nas exigências da Vigilância Sanitária para a produção de queijos artesanais. Os cuidados com a higiene são fundamentais, não apenas para quem trabalha com a venda de queijos, mas para todos que manipulam alimentos. 

Outro quesito importante é o armazenamento. Por ser um produto muito perecível, requer bastante atenção em todas as formas de garantir um alimento de qualidade. Mas, antes de pensar no armazenamento, é importante identificar bons fornecedores. Pense também na embalagem: de que forma o produto será disponibilizado ou embalado para o mercado?

Buscar ideias

Não sabe como começar? Um olhar de 360º sobre o que já existe no mercado promoverá ideias criativas para novos sabores e aromas. É muito importante fazer essa análise e pensar também em qual é o público que você vai atender.

Não se esqueça de que o mercado está sempre mudando e, em um momento, as pessoas buscam queijos especiais, em outro, optam pelo mais barato - como agora, em momento de crise econômica -, daí a importância de estar atento ao mercado e às necessidades do consumidor. A aromatização e saborização de queijos pode substituir de forma criativa e deliciosa os queijos mais caros e arrebanhar esse público que gosta de queijos diferentes.

Após a verificação, defina que tipo de aroma ou tempero será utilizado. A experiência deve ser acompanhada de degustação, inclusive com bebidas que possam harmonizar.

As possibilidades para quem deseja empreender com esse produto são variadas, mas é muito importante fazer cursos e buscar muitas informações, a fim de estar preparado para a criação da sua marca 

Lembre-se: inovação é com o Sebrae. Solicite um agente local de inovação na sua empresa e fique por dentro das últimas novidades. Ligue no 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?