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Mercado e Vendas | VENDA VAREJISTA
Comercialização: canais de vendas off-line

Aproveite a proximidade com o cliente para encantá-lo e saiba como isso pode potencializar as suas vendas.

· 18/11/2022 · Atualizado em 28/11/2022
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Em tempos de pós-pandemia, o varejo tem se dedicado a repensar o papel das lojas físicas. Houve quem apostasse no fim delas com o grande número de vendas on-line e com o espaço que os canais digitais ganharam nos últimos anos, mas o caminho inverso parece ganhar força: quem tem um comércio on-line vem investindo em pontos de venda físicos, isso porque as lojas têm se tornado um ponto central na experiência do consumidor.

Assim, os canais de venda off-line - aqueles fora da internet, como loja própria, distribuidores, franquias, entre outros - cumprem uma função importantíssima, de encantar os clientes com experiências que criam conexões com a marca, desempenhando papéis que vão muito além da venda:

  • funcionam como local de atração, aquisição e relacionamento com os clientes, com vitrines atraentes, ambiente com boa decoração e design, equipe capacitada e especializada para atender o cliente;
  • recuperam a ideia da experiência, em que o consumidor pode tocar, experimentar, sentir, ver o produto. Muitas lojas, inclusive, chegam a oferecer outras experiências que vão além do produto que comercializam: um ambiente com música agradável, cheiros, um lanchinho, um cafezinho ou chazinho, enfim, possibilitam novas conexões emocionais com o cliente;
  • servem como centro de distribuição e logística das vendas on-line, deixando o empreendimento mais competitivo;
  • atuam como central de serviços, sendo um diferencial para o cliente, pois ela pode servir como ponto de troca, coleta de produtos defeituosos ou ainda para o aluguel de produtos complementares, assim o cliente acaba percebendo na loja física um ponto de contato que pode resolver suas necessidades.

A jornada de compras do consumidor, hoje, é híbrida, ou seja, o cliente busca tanto canais on-line como off-line de vendas, os quais acabam complementando-se, daí porque esses canais precisam dialogar, e a qualidade do atendimento precisa ser de excelência em ambas as formas, sob pena de frustrar o consumidor, acabando por perdê-lo.

Dessa forma, o sucesso do negócio passa por uma boa gestão da equipe, tanto no digital como no físico, pois não há mais como separar o on-line do off-line. Por isso, compreender que é importante oferecer pelo menos um canal on-line e um canal off-line de vendas para a marca é fundamental no cenário atual.

Confira a seguir, no infográfico, dicas para ter sucesso nos canais de vendas off-line. Aproveite e faça os cursos que o Sebrae disponibilizou para você (links no artigo). Qualquer dúvida ligue no 0800 570 0800.


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