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Fri Jan 20 13:25:10 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Comercialização: como escolher canais de vendas

Neste artigo da série Comercialização, você vai compreender que tão importante quanto ter canais de vendas é saber em quais você deve apostar.

· Atualizado em 20/01/2023
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Não é porque uma empresa está bombando em um canal de vendas que ele vai ser bom também para o seu empreendimento. Um canal de vendas é o meio pelo qual uma empresa comercializa os seus produtos e/ou serviços. Porém, tão importante quanto oferecer diferentes canais de vendas aos seus clientes, sejam eles on-line ou off-line, diretos ou indiretos, é saber em quais deles você deve concentrar seus esforços para ter o melhor retorno.

A melhor forma de escolher os canais de vendas mais adequados ao seu consumidor é conhecer criteriosamente o seu público-alvo. É importante compreender a jornada de compra do cliente e ter dados que possam orientar as suas decisões e estratégias. A definição de personas (criação dos personagens de cliente ideal) é um excelente ponto de partida para pensar os canais que poderão potencializar as vendas.

Entender os consumidores é ter a oportunidade de planejar estratégias mais inteligentes, tendo em vista que há uma grande tendência de que a jornada de compras do consumidor ocorra, cada vez mais, de forma híbrida. Assim, mesclar canais como loja física, plataformas de marketplace, redes sociais, e-commerce (loja virtual) são algumas possibilidades que o varejista tem para oferecer ao consumidor e que devem ser consideradas também em conformidade com a estrutura de que a empresa dispõe. Afinal, não adianta querer estar presente em todos os canais e não ter condições de gerenciá-los.

Acompanhe a seguir dicas sobre o que a empresa deve considerar na hora de definir os seus canais:

Dicas para planejar e escolher seus canais de vendas

  • Defina a(s) persona(s) de sua empresa: quanto mais detalhada for a descrição do seu cliente ideal, com dados sobre seus hábitos e interesses, melhor será a sua abordagem ao cliente, inclusive para decidir em quais canais você deve investir.
  • Fique de olho nas métricas dos canais de vendas, realizando um monitoramento constante a fim de decidir quais são os que se encaixam melhor na realidade do seu empreendimento.
  • Sempre ofereça mais de um canal de vendas, preferencialmente, mesclando entre formas on-line e off-line. Hoje, é comum o consumidor que compra pela internet dirigir-se até a loja física para retirar o produto ou para experimentar, trocar, enfim, os canais de vendas podem se complementar.
  • Se você já oferece múltiplos canais ao seu cliente, pense na possibilidade de implantar o omnichannel, uma estratégia que integra seus canais de vendas, facilitando para você e para o consumidor.

Se você precisa de ajuda para implantar estratégias de comercialização na sua empresa (física ou on-line), contate o Sebrae.


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