this is an h1

this is an h2

Fri Jan 20 13:20:45 BRT 2023
Mercado e Vendas | VENDA
Comercialização: o que são e quais são os canais de vendas?

No primeiro artigo da série Comercialização, saiba o que são canais de vendas e qual é a importância de defini-los conforme a lógica de compra dos clientes.

· Atualizado em 20/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Você vai acompanhar o primeiro artigo da série Comercialização, que vai reunir os textos: “Canais de vendas”, “Como escolher canais de vendas”, “Canais de venda on-line e canais de venda off-line”. O objetivo é mostrar ao empreendedor que, para potencializar as vendas, é preciso que o empreendedor defina os canais de vendas do seu negócio com base na lógica de compra dos seus clientes, e não considerando somente a estratégia comercial. Esta é que precisa estar adequada ao comportamento de compra do cliente, e não o contrário.

Os canais de vendas nada mais são do que os meios que uma empresa utiliza para levar os seus produtos e/ou serviços ao seu público-alvo, ou, mais diretamente, à(s) sua(s) persona(s). Isso quer dizer que eles são fundamentais para desenvolver oportunidades de negócios, tanto no ponto de venda físico, como no ambiente on-line, já que hoje a jornada do consumidor é considerada híbrida. Daí a importância de definir diferentes e diversos canais de vendas, desde que estejam de acordo com as necessidades do consumidor. Disponibilizar múltiplos canais acaba proporcionando uma maior divulgação da marca, permite maior alcance temporal e geográfico do negócio e ajuda a fidelizar os clientes.

Para saber quais são os tipos de canais mais adequados para oferecer ao seu cliente, é fundamental conhecer o consumidor. Uma boa alternativa para isso é fazer o estudo de personas (definição do cliente ideal, com a criação de personagens que os representam), o que é possível quando a empresa estabelece bons canais de comunicação e relacionamento com os clientes.

Tipos de canais de vendas:

    • On-line: estão disponíveis via internet, oferecendo comodidade, agilidade e economia. Para os canais on-line, não existem barreiras de tempo ou geográficas, e as vendas podem ser feitas para qualquer lugar e em qualquer horário, pois é o consumidor que está no comando. Por isso, esses canais precisam de muita atenção, tendo em vista que a decisão de compra não sofre a interferência direta de um vendedor. Entre os principais canais on-line, podem ser citados: Google Ads, e-mail marketingmarketplaces (grandes plataformas de vendas, como Magazine LuizaAmericanas e Mercado Livre), e-commerce (loja virtual), programa de afiliados, redes sociais, WhatsApp.
    • Off-line: continuam firmes e fortes, mesmo com o sucesso das vendas on-line, então não é o momento de abandoná-los, e sim de revitalizá-los, a fim de oferecer o que se chama de experiência do cliente. Assim, os pontos de venda e/ou as lojas físicas continuam em alta, podendo oferecer um atendimento de excelência aos seus clientes. Outras formas de canais de vendas off-line são: venda direta, telemarketing, distribuidores, franquias, televisão.

É possível, ainda, dividir os canais de vendas em diretos ou indiretos, dependendo da forma como os produtos chegam aos consumidores: os pontos de vendas, quiosques e showrooms, por exemplo, são considerados diretos; já os revendedores, marketplaces, além das parcerias e terceirização do time de vendas são considerados canais indiretos.

Agora que você já conhece as primeiras noções sobre canais de vendas, está convidado a acompanhar os outros artigos da série aqui em nosso portal. Em caso de dúvida ou se precisar dos nossos serviços, contate-nos pelo número 0800 570 0800.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?