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Fri May 05 17:57:01 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Community commerce no TikTok engaja seguidores e aumentar vendas

Estratégia de community commerce cria conteúdo divertido, orgânico e autêntico para apresentar produtos e marcas a uma comunidade específica.

· Atualizado em 05/05/2023
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Community commerce é uma estratégia que vem ganhando força no marketing digital. O objetivo é construir relacionamentos entre os criadores de conteúdo e os clientes, levando-os a falar espontaneamente dos produtos para ajudar a vendê-los. 

O community commerce faz uso da criação de conteúdo divertido, orgânico e autêntico para apresentar produtos e marcas a uma comunidade específica. Em outras palavras, é o tradicional marketing boca a boca, repaginado para as redes sociais. 

Community commerce: sucesso no TikTok 

Por demandar autenticidade e espontaneidade, o community commerce tem funcionado bem no TikTok. Segundo dados desta rede social, 25% dos usuários buscam ou compram um produto na internet imediatamente depois de vê-lo no aplicativo, tamanha é a influência da plataforma na intenção de consumo.  

E os números vão além. Um estudo do TikTok, em parceria com a Publicis e a WAR, mostra que 80% dos usuários usam a plataforma para conhecer marcas e produtos que nunca viram antes. Mais de 70% dos consumidores ouvidos pelo estudo revelam que as mídias sociais os inspiraram a comprar, mesmo que de forma não planejada. 

A fórmula é tão eficiente que outras empresas replicam o modelo de "feed" do TikTok, como é o caso da Amazon. Não dá para negar: como diz a hashtag em inglês #tiktokmademebuyit, é fato que a plataforma nos incentiva a consumir.  

Dicas para produção de conteúdos interessantes 

Não há uma fórmula pronta para ter sucesso no TikTok, mas é fato que faz mais sucesso quem está ligado nas trends. Além disso, uma dica importante é aproveitar ferramentas que a própria plataforma oferece no Creative Center, onde mostra quais são as hashtags mais interessantes, as músicas que estão fazendo sucesso e os influenciadores que viralizam. 

O segredo do sucesso é manter a autenticidade e a honestidade do conteúdo, usar linguagem natural e gerar conteúdos divertidos.  

E como saber se o seu conteúdo virou tendência? O ciclo de reconhecimento das marcas que viralizam no TikTok segue as seguintes etapas:  

  • spark (faiscar, cintilar): quando o conteúdo sobre um produto é publicado;
  • share (compartilhar, dividir): quando outros usuários assistem e começam a compartilhar;
  • spike (aumentar, fortalecer): nesta fase, o produto faz sucesso e as vendas aumentam. 
  • sustain (sustentar, manter): na quarta etapa, a marca continua engajando com usuários da rede. 

Gerar conexão com os usuários é o caminho mais assertivo para ter sucesso com as community commerce e, consequentemente, vender mais produtos. Em sua estratégia para o TikTok, considere a possibilidade de fazer parcerias com influenciadores digitais que falem a mesma língua do seu público. Dessa forma, sua marca vai se engajar naturalmente e suas vendas vão crescer cada vez mais!

Consulte também os artigos Como influenciadores nano e micro podem impulsionar seu negócio e Como usar hashtags para aumentar o alcance do seu Instagram? 

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