this is an h1

this is an h2

Sat Feb 11 01:24:48 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA INDUSTRIAL BÁSICA
Como a Indústria 4.0 aumenta a lucratividade das IBTs

As palavras que melhor definem a Indústria 4.0 são: inovação, eficiência e customização.

· 21/11/2022 · Atualizado em 11/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A indústria tem se adaptado e beneficiado com o avanço das tecnologias. A Indústria 4.0 ou 4ª Revolução Industrial é um fenômeno que integra, na indústria como um todo, a automação industrial e diferentes tecnologias, como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação na nuvem. 

Com a adequação e a modernização das práticas operacionais, as empresas de base tecnológica (EBTs) podem melhorar sua gestão e aumentar sua lucratividade. Isso porque a Indústria 4.0 altera a automação e a troca de dados, facilita as etapas de produção e aperfeiçoa os modelos de negócios. As palavras que melhor definem a Indústria 4.0 são: inovação, eficiência e customização. 

Um exemplo da Indústria 4.0 é a implementação da robótica, internet das coisas e dos sensores e atuadores em equipamentos ao longo das operações industriais. Eles permitem a conexão entre as etapas da cadeia de valor e da produção. 

Indústria 4.0 no Brasil

A empresa Bosch é uma das pioneiras da Indústria 4.0 no país e, em suas fábricas, conectou máquinas e sensores para processar dados e softwares. A empresa também criou soluções de coleta e análise de dados para manter a transparência na linha de produção e visualizar os índices de produtividade e redução de custos.

Quando o assunto é Indústria 4.0, o Brasil ainda enfrenta alguns desafios, como adaptação de layouts e processos, desenvolvimento de competências e investimentos. Mas, se uma empresa de IBT deseja sobreviver num mercado cada vez mais competitivo, ela precisa inovar e investir em tecnologias da Indústria 4.0. Assim, as EBTs conseguirão competir em igualdade de condições com as grandes empresas. 

Outro benefício que a Indústria 4.0 traz é a redução de custos. A implementação de tecnologias gera economia e eficiência nas tarefas operacionais e de gestão, diminuindo as despesas. Isso sem falar na customização ou personalização que pode ser feita, já que as tecnologias permitem um conhecimento mais aprofundado do cliente.  

Não basta, no entanto, investir somente em tecnologia. A transformação digital deve ocorrer com uma boa gestão e construção de valores e de uma cultura organizacional de inovação. A empresa Heineken, por exemplo, utiliza as novas tecnologias com esse intuito e para posicionamento da marca. Uma das suas ações foi a implementação de valores de sustentabilidade dentro da fábrica, com o objetivo de cuidar do meio ambiente e da saúde dos seus colaboradores. 

Na indústria cosmética, é possível lembrar da Natura, que apostou em sistemas de iluminação e ar condicionados inteligentes nas suas fábricas, além de impressão 3D para as embalagens e realidade aumentada no setup de máquinas. 

O Sebrae oferece o Brasil +, um programa destinado a Indústria 4.0, e o programa ALI, que proporciona orientações de profissionais especializados em inovação para fortalecer o negócio com inovação com acompanhamento sob medida.

Ferramentas

A Indústria 4.0 possui diferentes ferramentas. Cada empresa deve analisar sua realidade e características para decidir quais são as melhores para os seus processos e produção. Confira. 

Além dessas ferramentas da Indústria 4.0, foi iniciado o uso de outras ferramentas que nos levam para uma próxima etapa: Indústria 5.0. Um exemplo é o uso da realidade aumentada nas empresas para treinamentos, auditorias e outros processos de verificação, o que nos leva para futuras interações como o metaverso.

Sebrae e EMBRAPII juntaram-se para oferecer uma rede de parceiros tecnológicos e apoiar com recursos financeiros para acelerar o desenvolvimento dos seus projetos de inovação, principalmente para a Indústria 4.0. Além disso, o Catalisa ICT apoia diversas pesquisas que podem ser utilizadas na Indústria 4.0.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Indústria 4.0: O que é e como aplicar em seu negócio 

O que é Indústria 4.0 para pequenas empresas


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?