this is an h1

this is an h2

Thu Nov 24 03:46:59 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Como a pequena empresa pode utilizar o marketing de afiliados

Marketing de afiliados pode ampliar o seu alcance e engajamento, mantendo os custos baixos.

· Atualizado em 24/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O marketing de afiliados é uma maneira comprovada de aumentar as vendas e o alcance da sua marca. É uma estratégia que as pequenas empresas também podem aplicar. O objetivo de um programa de afiliados é ampliar as formas e canais de comunicação para chamar a atenção do consumidor e conquistar mais clientes. 

Assim, no marketing de afiliados, as empresas recompensam um indivíduo com uma comissão por direcionar os clientes para uma compra. É uma estratégia utilizada para impulsionar as vendas e gerar receita on-line. Quando executada corretamente, pode ser extremamente benéfica tanto para marcas quanto para afiliados.

O Vouchercloud é um exemplo de marketing de afiliados. Antes de realizar uma compra de um tênis ou smartphone, você pode procurar um código de desconto no site. Quando o consumidor clica em um cupom para determinada promoção, automaticamente, é direcionado para o site da loja.

Plataformas de venda on-line, como eBay e Amazon, sites de comparação de preços, sites de cupons e reembolso ou de fidelidade, como Livelo, todos são exemplos de marketing de afiliados. Também é possível citar os influenciadores digitais que, ao promoverem uma marca ou produto, podem estar atuando como afiliados. 

Por que aderir ao marketing de afiliados?

Os benefícios do marketing de afiliados para quem tem um pequeno negócio são:

  • Afiliados recebem uma comissão apenas se uma ação desejada for concretizada. Ou seja, você não precisa pagar por uma campanha de marketing que não gera leads;
  • Ao fazer parceria com outra empresa, você amplia seu público e aumenta sua reputação. O marketing de afiliados no Instagram, por exemplo, pode amplificar seu alcance;
  • A maioria dos programas oferece rastreamento em tempo real com métricas de impressões, cliques, vendas e conversões. Dessa maneira, você pode entender o impacto das suas ações de marketing.

Se você está tentando promover um produto específico e deseja uma rápida exposição, o marketing de afiliados é uma alternativa eficaz. Em lançamentos, ele também pode ser vantajoso, já que seus afiliados podem ajudar na divulgação.
Além disso, o uso de um afiliado é uma maneira altamente eficaz de agregar valor à sua marca. Você pode obter isso por meio de recomendações e depoimentos de consumidores. 

Para que sua estratégia de afiliados dê resultados, como em qualquer campanha de marketing, é importante ter uma estratégia. Caso contrário, você provavelmente terá conversões baixas e um ROI ainda menor. 

Pense em quem é o seu afiliado, para quem você está direcionando sua campanha, o que a concorrência está fazendo, o que você pode oferecer aos seus afiliados e onde estão seus clientes em potencial.

Outra dica é utilizar o Instagram, uma vez que ele tem uma das maiores taxas de engajamento de todas as mídias sociais. Você pode fazer parcerias com influenciadores de maquiagem, fitness, culinária, entre outros. Com a possibilidade de segmentar perfis com seguidores leais, adicionar afiliados ao seu marketing do Instagram pode ser uma estratégia para sua empresa promover seus produtos.

Artigo feito a partir do post do Comunidade Sebrae: Marketing de afiliados: baixo investimento para quem tem um pequeno comércio

Aproveite os cursos do Sebrae:

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?