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Mercado e Vendas | MARKETING
Como acompanhar as influências digitais nas redes sociais

Estratégias de marketing digital nas redes sociais devem levar em consideração as tendências e constantes mudanças.

· 17/10/2022 · Atualizado em 21/10/2022
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Existem inúmeras formas e estratégias de marketing digital para as redes sociais. Sua empresa pode fazer parcerias com influenciadores, produzir vídeos divertidos, tirar os filtros das fotos, enfim, opções de ações e recursos são muitos. 

O problema é que eles são tendência agora, mas, daqui a pouco, isso pode mudar. O que fazer nesses casos? Como manter suas vendas pelas redes sociais em um contexto de constante mudança e atualização?

Variação de canais

Um ponto importante é que sua estratégia de marketing digital deve levar em consideração diferentes redes sociais. Estar presente apenas em uma mídia social pode ser arriscado para o seu negócio. Em caso de problemas de acesso ou mudanças no canal, como fica a sua comunicação com o seu cliente? 

Já aconteceu de uma rede social sair do ar e deixar pequenos negócios sem comunicação alguma com o cliente. E a falta de comunicação diminui as vendas, trazendo prejuízos. Outro caso é o do Orkut, uma das primeiras redes sociais que acabou. Nesse caso, perde-se tudo o que estava publicado. 

As mudanças são frequentes. A todo momento, surgem atualizações e novas mídias sociais. Algumas se tornam irrelevantes de uma hora para outra. Outras ganham mais visibilidade. Por isso, focar todos os seus esforços em uma rede social, apenas, pode ser prejudicial para a sua empresa. 

É preciso um equilíbrio. Você também não precisa estar presente em todas as redes sociais. Escolha aquelas em que o seu cliente está. Sua estratégia de marketing digital deve, primeiramente, criar a sua persona. Quem é o seu cliente e quais redes sociais ele acessa? Sabendo qual é o perfil do consumidor, agora é hora de ver se a mídia social tem alguma relação com os objetivos e valores do seu negócio. 

Identidade

Outro fator que está ganhando relevância nas redes sociais é a naturalidade. O comportamento do consumidor mudou e, hoje, as pessoas gostam de ver bastidores, vida real e cotidiana, pessoas mais naturais, sem tantos filtros e maquiagens. 

Ser real é o objetivo da BeReal, sucesso entre os jovens americanos. É um exemplo de rede social em que os usuários recebem notificações para compartilharem a foto do que estão fazendo naquele momento, sem filtros. O canal também não tem o botão curtir. 

O TitkTok também trouxe algo novo, os vídeos curtos e divertidos, que fizeram muito sucesso. Logo, as outras redes sociais passaram a investir nesse tipo de formato mais rápido e dinâmico. Facebook e YouTube têm os stories e os shorts. O Instagram lançou os reels. Hoje, os vídeos têm mais engajamento e acabam sendo priorizados pelos algoritmos das redes sociais. 

Mas, se o seu negócio é de fotografia? Ou se os seus interesses estão relacionados com a imagem e não com os vídeos? É um impasse. Porque se você produz um conteúdo, publica, mas não gera engajamento, você não tem alcance, e todo seu trabalho pode ter sido perdido. O que fazer nesses casos?

É preciso entender todas essas mudanças nas redes sociais, estar atualizado e seguir as trends, mas sem perder a identidade. Existem maneiras criativas de misturar imagens com vídeos ou de produzir conteúdo de qualidade sem precisar ser engraçado, necessariamente. 

Credibilidade

Qual é a imagem que você quer passar para o seu público? Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, o que você quer transmitir para o seu cliente? Talvez, fazer dancinhas não tenha relação alguma com o estilo de roupa que a sua empresa vende. Mas, pode ser que falar sobre moda e tendências tenha.

É preciso um planejamento. Criar autoridade nas redes sociais pode ser interessante para o seu negócio. Você, sendo especialista no seu produto, pode ir conquistando essa autoridade com conteúdo de qualidade e relevante. 

Por mais que ocorram mudanças rápidas, o importante é manter o foco do seu planejamento inicial. Conhecer seu cliente e variar suas redes sociais e conteúdos. Mas, sempre priorizando a qualidade e a relevância. Dessa maneira, sua estratégia de marketing digital torna-se mais efetiva. 

Texto feito a partir da live do Sebrae-RN: Influências digitais, resultados reais: Bate papo com influencers

Para saber mais, conheça os cursos a seguir:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Marketing digital para sua empresa: primeiros passos


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