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Mon May 08 22:34:12 BRT 2023
Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE MERCADO
Como adaptar sua estratégia à eliminação dos cookies

O fim dos cookies traz desafios e oportunidades para o marketing digital.

· Atualizado em 08/05/2023
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A eliminação gradual de cookies de terceiros apresenta desafios e oportunidades para os profissionais de marketing digital. O relacionamento com o cliente pode ser reestruturado e fortalecido com base na confiança e respeito aos dados primários.

Em 2020, o Google anunciou seus planos de eliminar gradualmente o suporte a cookies de terceiros no Chrome. Na época, todos os principais navegadores bloqueiam o uso de cookies de terceiros, o que impactou na publicidade digital, que utiliza os cookies para personalização de campanhas. 

Porém, o fim dos cookies ocorre em um momento em que os consumidores estão mais preocupados com a sua privacidade na hora das compras. Eles querem experiências individualizadas que atendam às suas necessidades e desejos, mas com segurança e privacidade.

E quais são os impactos para os anunciantes digitais? O primeiro impacto diz respeito à privacidade dos consumidores, que aumentará. Os prejudicados serão as empresas que violam a privacidade dos clientes.

Sobre a segmentação de anúncios, essa restrição afetará as fontes de informação que geralmente entram na construção de perfis de usuários, como interesses e comportamentos de compra, para permitir que os anunciantes segmentem os clientes. 

E como se adaptar a essa mudança? O marketing digital deve ter, como base, a confiança, tanto na marca quanto nas práticas de publicidade. Por isso, você pode adotar algumas estratégias:

  • Utilize e maximize o uso de dados primários;
  • Entenda como proteger a privacidade e oferecer segurança ao usuário;
  • Junte-se a uma plataforma que fornece dados precisos de audiência; 
  • Crie a melhor UX para conformidade com a LGPD.

Agora as empresas têm a oportunidade de mudar suas estratégias de marketing digital com foco na qualidade. Com a otimização dos dados, é possível criar experiências positivas e memoráveis para o seu cliente. 

Lembre-se que o usuário final ainda se preocupa com o conteúdo, não com os cookies. Aqueles que se concentram no seu público e criam conteúdo relevante encontrarão maneiras de monetizar o tráfego, com ou sem cookies.

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Adaptação à era sem cookies

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