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Thu Mar 30 20:30:44 BRT 2023
Inovação | MIDIAS ONLINE
Como aparecer nas primeiras colocações dos buscadores

Entenda como funciona a busca orgânica e a importância do SEO para ter mais visibilidade e aumentar o alcance do seu negócio.

· Atualizado em 30/03/2023
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Já pensou em ter o site da sua empresa listado entre as primeiras posições do buscador mais conhecido do mundo? A analista de sucesso do cliente da Rock Content, Rafaela Andrade, fala sobre estratégias que podem ajudar seu site a ranquear bem no Google.  

Como funciona a busca orgânica do Google?

A busca orgânica é composta por todas as visitas que o Google recebe de forma espontânea, sem a necessidade de investimento em mídia paga, como Google Ads ou Facebook Ads.

Todos os dias, as pessoas tiram dúvidas no Google e fazem pesquisas. Então, o robozinho do Google entende quais são os blogs e os sites que respondem da melhor maneira as dúvidas dos usuários.

O Google entende que se o nosso site está bem posicionado, se o nosso site tem as informações que a pessoa precisa, naquele momento da sua jornada, então ele pode indicar o conteúdo. 

Essa importância de estar bem posicionado no Google. É uma maneira de ser encontrado e de fortalecer a sua presença digital. E esse posicionamento deve começar na criação do negócio, na escolha do nome, do propósito, do slogan, tudo isso já vai ajudar na busca do Google. 

É muito importante analisar e utilizar as palavras-chaves que têm relação com o seu negócio. Toda empresa possui termos relacionados que são mais buscados no Google. Os empreendedores precisam entender a intenção de busca, principalmente, por trás desses termos. 

Existem ferramentas para ajudar nessa análise. Uma das principais é o Semrush, que é pago, mas existem outras gratuitas, como Keywordtool e Keyword Planner. São sites para você entender quais as principais palavras-chave para o seu negócio. 

Geralmente, as pessoas pesquisam um problema. Por exemplo: como vender mais? Como conseguir mais clientes para a loja? Como atrair mais gente no ponto-de-venda? Depois é que ela vai começar a descobrir soluções. 

Assim, a URL, o título, a descrição do produto e do site, além das imagens, precisam trazer essas palavras-chave do negócio, que trazem a solução procurada.

Mas não adianta colocar de forma aleatória. Esses termos precisam estar organizados e fazer sentido. Caso contrário, o site pode ser penalizado e não ranquear nas primeiras colocações. 

Por que o SEO é tão importante?

Search Engine Optimization, SEO, nada mais é do que a otimização do site para os mecanismos de busca, Google, Youtube, Pinterest, entre outros.

Para todos esses buscadores, existem algumas técnicas de otimização que podem ser empregadas para melhorar o posicionamento. Ou seja, para você conseguir aparecer na primeira posição dos resultados de busca.

O Google, por exemplo, considera mais de 200 fatores de ranqueamento. Então, é preciso conhecer e focar nesses pontos para posicionar bem o site. Um desses pontos é a velocidade, tempo de carregamento de página.

Por exemplo, se a gente tem um site que demora mais de 3 segundos para dar o resultado, o usuário vai procurar outro site. E ele não será ranqueado nas primeiras colocações.

Outro fator importante é a experiência do usuário. E aqui entra a velocidade e também a categorização, se existe uma fluidez no seu site. O usuário consegue encontrar as informações com facilidade no seu site? Isso influencia na experiência do usuário e é considerado pelo Google.

Artigo escrito a partir do podcast Que Negócio é Esse, Sebrae? Aprenda a ranquear seu negócio nas primeiras páginas do Google 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como o SEO no TikTok pode ser estratégico para o seu perfil

Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO

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