Inovação aberta mostra que é possível agregar valor ao seu negócio por meio do compartilhamento de conhecimento.

A inovação aberta ou open innovation promove a colaboração externa e diversificada. É quando uma empresa envolve diferentes atores no seu processo de inovação, como clientes, fornecedores, institutos de pesquisa, órgãos públicos e startups.
Existem dois tipos de inovação aberta: de entrada e de saída. A inovação aberta de entrada tem, obrigatoriamente, a participação de atores externos na sugestão de novas soluções e produtos. E a inovação aberta de saída tem como objetivo incrementar processos com recursos internos, como a realização de desafios ou hackathons. Se não houver soluções nesse primeiro momento, a empresa abre para a colaboração externa.
Vantagens da inovação aberta
Essa inovação é uma mudança de mindset que traz inúmeros benefícios para as empresas. Alguns deles são:
- Redução de riscos e custos: é possível contar com a colaboração de uma ampla rede de parceiros, em vez de formar uma equipe qualificada de pesquisa e desenvolvimento. Assim, você tem uma visão mais ampla do mercado e os custos são mais baixos ou nulos.
- Valor para a marca: demonstrar preocupação com a evolução do aprendizado do mercado, agregando valor à marca. Isso porque o mercado vê com bons olhos os processos de inovação e o desenvolvimento de novos produtos.
- Participação dos clientes: geralmente, ocorre por meio de feedbacks ou pesquisas de satisfação. São subsídios importantes para testar e promover melhorias em produtos e serviços.
- Novos mercados: como o foco nessa inovação é gerar soluções disruptivas, ela pode trazer novas oportunidades de negócios.
- Novas fontes de receita: você não fica preso ao seu modelo de negócios e pode investir em modelos escaláveis.
Desafios da inovação para os pequenos negócios
A inovação aberta representa uma mudança de mindset nos pequenos negócios. Quem opta por esse formato deve capacitar seus colaboradores e gestores para que possam compreender a inovação como uma forma de crescer e aumentar a eficiência.
Compartilhar informação nem sempre é fácil. Muitas empresas temem perder o controle do conhecimento relevante para o seu negócio. Para evitar disputas de direitos de propriedade intelectual, é recomendado firmar um contrato e definir que informações serão abertas a atores externos.
Por fim, a adoção de novas tecnologias sempre gera uma expectativa e torna-se um desafio para as pequenas empresas. Essa inovação tem um custo menor, mas também exige a implementação de tecnologias diferenciadas para ter sucesso.
Diante desses desafios, uma solução é o investimento em ferramentas de marketing digital. Elas facilitam a criação de novas conexões com parceiros e apoiam a escuta ativa dos clientes.
Como colocar em prática
Para colocar em prática essa inovação, uma ação inicial pode ser a coleta de ideias e feedbacks dos seus clientes e fornecedores. As plataformas ou canais de cocriação, com foco nas redes sociais, podem trazer insights relevantes para o seu negócio. Tudo o que for coletado na plataforma pode ser selecionado e testado futuramente.
Outra opção é aplicar a inovação por meio de negócios spin-off, contando com o apoio de parceiros ou de uma consultoria. E, por fim, a participação em eventos e cursos pode gerar networking e troca de experiências, além da identificação de possíveis colaboradores.
A mudança do mindset é o ponto-chave na implementação dessa inovação na sua empresa. Muitos negócios preferem manter suas ideias como um segredo, mas é preciso entender que a inovação aberta gera valor à empresa por meio do compartilhamento de conhecimento. As redes sociais podem ser um caminho para conexão e compartilhamento de soluções inovadoras.
Para saber mais, confira o conteúdo a seguir:
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