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Fri Mar 10 15:06:13 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING ESTRATÉGICO
Como aplicar o marketing de influência no seu negócio?

Veja o passo a passo para fechar parcerias de sucesso com influenciadores digitais e aumentar o alcance do seu negócio.

· 27/01/2023 · Atualizado em 10/03/2023
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O marketing de influência é uma estratégia que consiste na parceria com os influenciadores, nomes conhecidos e que geram engajamento on-line. É uma maneira de aumentar sua visibilidade, alcance e diversificar os seus canais de divulgação. 

O marketing de influência surgiu da adaptação do marketing ao crescimento contínuo e expressivo das redes sociais, dos blogs e das plataformas de comunicação na rede.

Com os influenciadores, a divulgação ocorre de maneira natural e contextualizada. Eles indicam produtos ou serviços relacionados ao seu público e, geralmente, falam da sua experiência com a marca, o que gera confiança.

As principais mídias utilizadas nessa estratégia, são: Instagram, YouTube e Facebook. Ou seja, as plataformas mais audiovisuais, interativas e que se retroalimentam com conteúdos próprios.

Para saber qual é a ideal para o seu negócio, pesquise o comportamento do seu cliente. Se ele utiliza mais o Instagram, você deve fazer parcerias com influencers que estão nessa rede. 

Mas, como aplicar o marketing de influência no seu negócio?

Estabeleça metas

Antes de qualquer coisa, é preciso que você defina o que você deseja alcançar com o marketing de influência. Faça um planejamento com objetivos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, para o médio prazo, você pode colocar a divulgação de lançamentos e linhas reformuladas, com a meta de aumento real nas vendas. 

Conheça o seu público

É importante fazer uma pesquisa de mercado, complementando os dados com um levantamento dos cadastros de consumidores no seu e-commerce, por exemplo, e uma análise das métricas das suas redes sociais, como Instagram, Facebook e YouTube.

Defina uma persona para o seu público-alvo

A persona sintetiza as características predominantes dos seus clientes, como faixa etária, local de residência, classe social, sexo, escolaridade, ocupação profissional.

No entanto, ela vai além, trazendo informações importantes sobre os hábitos de consumo, o comportamento e até as preferências da vida pessoal dessas pessoas. Você chega a essas informações por meio de questionários, formulários, entrevistas e pesquisas com os consumidores.

Identifique os influenciadores que combinam com a sua marca

Avalie a relação do influenciador com os seus potenciais clientes. Ou seja, verifique se ele tem um bom alcance e relevância para a sua persona. Veja também se o influenciador está alinhado com os valores e princípios da sua marca para não provocar crises de imagem.

Informe-se sobre o histórico dos influenciadores

Além do alinhamento com os princípios e valores da marca, informe-se sobre o passado dos influenciadores. Para essa tarefa, você pode contar com a ajuda da assessoria deles, mas, ainda assim, deve realizar um levantamento à parte do histórico de postagens nas redes sociais.

Solicite métricas de performance dos influenciadores

Com uma lista de potenciais influenciadores em mãos, é hora de entrar em contato para falar sobre a parceria e solicitar as métricas de performance deles para avaliação e posterior decisão. 

Defina o tipo ação que você deseja realizar

O influenciador pode promover seu produto ou serviço por meio de publicação de fotos, textos, vídeos, gifs, stories, lives e interações com os seguidores. Além disso, há a possibilidade do compartilhamento de links externos para sites, blogs, aplicativos e outras plataformas da marca. 

Estabeleça um organograma com as seguintes informações: 

  • Tipos de ações; 
  • Quantidade de publicações por dia; 
  • Tempo de duração da parceria;
  • Produto ou serviço que será promovido; 
  • Objetivos a serem alcançados com esse projeto.

Encare o perfil dos influenciadores de maneira dinâmica

Não é a quantidade de seguidores que vai determinar a eficiência da parceria, mas, sim, um conjunto de fatores que inclui: 

  • Conhecimento sobre o seu público-alvo e o que ele precisa ou busca;
  • Relevância do influenciador para os seus clientes;
  • Alinhamento do influenciador com valores e princípios da empresa;
  • Histórico do influenciador nas redes sociais; 
  • Métricas positivas de alcance e engajamento dentro do perfil do influenciador.

Elabore um contrato para formalizar a parceria 

Definiu com qual influenciador a sua marca vai fechar parceria?  É essencial ter um contrato físico. Isso evita desentendimentos e problemas futuros.

Artigo escrito a partir do e-book: Veja todas as informações de que precisa sobre marketing de influência.

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