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Mon May 01 03:31:17 BRT 2023
Mercado e Vendas | MARKETING
Como aplicar o marketing digital para advogados?

O marketing digital é cada vez mais importante para os escritórios de advocacia. Mas é preciso conhecer os limites impostos pela OAB.

· Atualizado em 01/05/2023
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O marketing digital cresce dia a dia no Brasil e no mundo, e vem captando fatias cada vez maiores da publicidade antes destinada a canais tradicionais. Para se ter uma ideia, o Google Ads movimentou R$ 104,5 bilhões no País em 2022, enquanto a publicidade em TV ficava com apenas 1% desse volume, cerca de R$ 100 milhões. Os dados são da pesquisa Inside Video 2022, realizada pela Kantar Ibope Media. 

Essa realidade não poderia deixar de impactar também o mercado jurídico, que tradicionalmente conta com restrições importantes à publicidade. Por muito tempo, o provimento 94/2000 da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) proibia os escritórios de advocacia de comprar espaço publicitário, considerando antiética a captação aberta de clientela. 

Boa parte dos escritórios optava, então, por outras alternativas para divulgar seu trabalho, como a assessoria de imprensa, a promoção de eventos e a produção de conteúdo para redes sociais. 

No final de junho de 2021, reconhecendo a nova realidade de mercado, o Conselho Federal da OAB aprovou regras que, embora mantenham a proibição de publicidade aberta, autorizam os escritórios a desenvolver ações de marketing digital. Porém sendo mantida a proibição a referências diretas ou indiretas a honorários e formas de pagamento, vistas como antiéticas. 

Dicas: os melhores caminhos 

Mesmo tendo em vista essas limitações, há um amplo espaço para a divulgação do trabalho dos escritórios via marketing digital.

Uma dica importante é manter um site limpo, com informações claras e atualizado constantemente, sempre mantendo o tom de voz e a identidade do escritório. Afinal, hoje, a primeira coisa que o possível cliente faz para conhecer um escritório de advocacia é entrar no seu site.  

É fundamental ainda que o site seja redigido com estratégias de SEO, isto é, técnicas que permitam ao website ser mais “visível” diante dos robôs automatizados de busca.  

Mas a grande dica mesmo é a produção de conteúdo qualificado, que possibilite ao advogado ou ao escritório destacar sua experiência, sem criticar a concorrência ou caracterizar a captação aberta de clientes.  

Esse conteúdo pode ser elaborado na forma de e-books, papers com estudos mais aprofundados, artigos publicados na imprensa ou infográficos. Outro formato que vem ganhando corpo a cada dia são os vídeos, que podem ser rápidos, abordando pontos específicos, para serem divulgados nas redes sociais, ou institucionais, apresentando o trabalho do escritório, sempre com o cuidado de evitar a propaganda aberta.  

Quando se trata de material institucional, é preciso atenção aos diretórios e guias da advocacia, publicados anualmente e bastante consultados por possíveis clientes. Vídeos de empresas e clientes, comentando o trabalho do escritório ampliam sua credibilidade. 

Com a pandemia, ganharam força também as lives e webinars. Esses eventos vieram para ficar e, se realizados com parcimônia, sem exageros nos tempos de duração e convidando outras personalidades, podem ampliar muito a credibilidade e a visibilidade do escritório. 

Um recurso bastante interessante também é a criação de um blog, onde os especialistas do escritório analisem as principais novidades e decisões em suas áreas de concentração. O formato blog tem uma flexibilidade que facilita a atração de interessados. 

Principais veículos 

Agora que você já conhece formatos interessantes para o marketing digital de advogados, é bom tomar contato com os veículos de transmissão que podem gerar melhores resultados. Os vídeos mais longos devem ser alojados em um canal no YouTube, além do website do escritório (onde também deve estar o blog). Vídeos curtos são apropriados a todas as redes sociais, com destaque para o Instagram, que hoje está na home page de 46% dos celulares brasileiros.  

O LinkedIn é ideal para alojar material institucional do escritório e dos advogados, sem esquecer os grupos de WhatsApp, que contam com regras novas desde o final do ano passado e são muito práticos na transmissão de informações para núcleos específicos.   

Por fim, é preciso que todas essas iniciativas de marketing digital para advogados “conversem” entre si. Ou seja, que um material publicado em uma rede social, por exemplo, remeta para todas as outras.  

Como você vê, o marketing digital abre enormes possibilidades para os escritórios de advocacia e também para produtores de conteúdo especializado. Escolha em que lado desse negócio você quer estar e mãos à obra! E aproveite para se aprofundar sobre o tema consultando este material do Sebrae. 

Marketing digital jurídico: confira 5 dicas para atrair mais clientes - Sebrae

Como usar hashtags para aumentar o alcance do seu Instagram? 

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